Guia de Hidrometeoros (neve, sleet, graupel, granizo, saraiva,etc)

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
A neve forma-se em condições meteorológicas onde os movimentos verticais são de baixa intensidade.
Pelo contrário o granizo forma-se quando existem movimentos verticais mais intensos.
Penso eu de que...

Exato, e o granizo cai daquelas células pós frontais, onde o ar sobe, condensa, as gotas caem, derretem, voltam a ser apanhadas por ar que sobe, sobem, recongelam, etc...e assim geram-se bolas de gelo.
Quando essas células se movem para zonas mais interiores onde está frio tambem á superficie, os movimentos verticais diminuem, e ao mesmo tempo o ar frio prolonga-se em toda a extensão da nuvem, sem haver ar mais quente abaixo o ar condensa em cristais de gelo mas não passa pelos ciclos de descongelar-congelar, e cai sob forma de flocos de gelo.
 


Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Exato, e o granizo cai daquelas células pós frontais, onde o ar sobe, condensa, as gotas caem, derretem, voltam a ser apanhadas por ar que sobe, sobem, recongelam, etc...e assim geram-se bolas de gelo.
Quando essas células se movem para zonas mais interiores onde está frio tambem á superficie, os movimentos verticais diminuem, e ao mesmo tempo o ar frio prolonga-se em toda a extensão da nuvem, sem haver ar mais quente abaixo o ar condensa em cristais de gelo mas não passa pelos ciclos de descongelar-congelar, e cai sob forma de flocos de gelo.

Então basicamente, quando existirem previsões de queda de neve e começar a granizar, as possibilidades de neve são completamente desfeitas? Bom ainda no passado Domingo, isso aconteceu, verdade seja dita que por aqui estavam 5.4ºc quando granizou.
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Exato, e o granizo cai daquelas células pós frontais, onde o ar sobe, condensa, as gotas caem, derretem, voltam a ser apanhadas por ar que sobe, sobem, recongelam, etc...e assim geram-se bolas de gelo.
Quando essas células se movem para zonas mais interiores onde está frio tambem á superficie, os movimentos verticais diminuem, e ao mesmo tempo o ar frio prolonga-se em toda a extensão da nuvem, sem haver ar mais quente abaixo o ar condensa em cristais de gelo mas não passa pelos ciclos de descongelar-congelar, e cai sob forma de flocos de gelo.


Muito obrigado caro stormy, por fundamentar e completar a minha explicação muito simplista :thumbsup:
Está mais esclarecedor agora:)


Então basicamente, quando existirem previsões de queda de neve e começar a granizar, as possibilidades de neve são completamente desfeitas? Bom ainda no passado Domingo, isso aconteceu, verdade seja dita que por aqui estavam 5.4ºc quando granizou.

Caro Mr. Neves, como já lhe foi dito no tópico de Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2013 não vale a pena andar por aqui pelo fórum em constante lamúria.
Não sei que condições tem para se deslocar, mas eu estou muito mais longe da neve e fiz um esforço para ver cairem uns flocos. Você está mesmo aí ao lado da Serra do Caramulo onde o Caramulinho chega bem perto dos 1000m e onde eu vi cair o tal sleet, que não é neve, mas mais perto da cidade vi cairem os flocos de neve num momento. Infelizmente não pude ficar toda a madrugada pois tinha coisas agendadas pela manhã e tinha que dormir algumas horas para recuperar o estado de alerta. Mas de certeza que tivesse lá ficado teria tido oportunidade de ver mais farrapos a cairem.
Para cair neve tem que haver condições, é normal que em Tondela com os dados que reporta não caia neve tão facilmente.
Quando estava na cidade do Caramulo faziam perto de 2°C (o termómetro do carro só tem resolução de 1°C) mas deveriam estar pelos 1,5°C e depois quando subia ao Caramulinho o termómetro passava a marcar 1°C deveriam estar entre 0,5°C e 1,4°C depreeendendo que o arredondamento funciona assim.
Por isso a probabilidade de a precipitação se dar na forma de neve é maior.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Muito obrigado caro stormy, por fundamentar e completar a minha explicação muito simplista :thumbsup:
Está mais esclarecedor agora:)




Caro Mr. Neves, como já lhe foi dito no tópico de Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2013 não vale a pena andar por aqui pelo fórum em constante lamúria.
Não sei que condições tem para se deslocar, mas eu estou muito mais longe da neve e fiz um esforço para ver cairem uns flocos. Você está mesmo aí ao lado da Serra do Caramulo onde o Caramulinho chega bem perto dos 1000m e onde eu vi cair o tal sleet, que não é neve, mas mais perto da cidade vi cairem os flocos de neve num momento. Infelizmente não pude ficar toda a madrugada pois tinha coisas agendadas pela manhã e tinha que dormir algumas horas para recuperar o estado de alerta. Mas de certeza que tivesse lá ficado teria tido oportunidade de ver mais farrapos a cairem.
Para cair neve tem que haver condições, é normal que em Tondela com os dados que reporta não caia neve tão facilmente.
Quando estava na cidade do Caramulo faziam perto de 2°C (o termómetro do carro só tem resolução de 1°C) mas deveriam estar pelos 1,5°C e depois quando subia ao Caramulinho o termómetro passava a marcar 1°C deveriam estar entre 0,5°C e 1,4°C depreeendendo que o arredondamento funciona assim.
Por isso a probabilidade de a precipitação se dar na forma de neve é maior.


Boa tarde! Desde já lhe agradeço a explicação:D! Mas no entanto não vejo onde é que está aqui as lamurias que me fala, simplesmente queria tirar uma dúvida, por acaso ocorreu isso aqui na minha localidade, mas podia não ter ocorrido! Penso que este fórum serve para tirar dúvidas, não introduzi qualquer sentimento ou lamuria na minha pergunta. Como a senhora, também eu estive no Caramulo na manhã em que nevou. Agora, lá por eu querer entender o que se podia ter passado nesse dia em que nevou, acho um absurdo isso ser interpretado como uma lamuria.:thumbsup:
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Boa tarde! Desde já lhe agradeço a explicação:D! Mas no entanto não vejo onde é que está aqui as lamurias que me fala, simplesmente queria tirar uma dúvida, por acaso ocorreu isso aqui na minha localidade, mas podia não ter ocorrido! Penso que este fórum serve para tirar dúvidas, não introduzi qualquer sentimento ou lamuria na minha pergunta. Como a senhora, também eu estive no Caramulo na manhã em que nevou. Agora, lá por eu querer entender o que se podia ter passado nesse dia em que nevou, acho um absurdo isso ser interpretado como uma lamuria.:thumbsup:

De facto, peço-lhe imensa desculpa pois levei a sua pergunta para um outro nível :D (tinha lido há pouco o outro tópico, quando escrevi a resposta, e saiu-me).
Penso que agora já percebe porque não é tão fácil nevar por aí, com temperaturas tão altas (relativamente) precisaria de humidades relativas muito baixas e mesmo assim não seriam suficientes para ocorrer queda de neve. Seriam precisas temperaturas mais baixas.
A formação do granizo dá-se por outro processo e por isso é que é mais comum cair em qualquer altitude mesmo com temperatura a 2m bem positiva.

P.S.: Sou um senhor :p
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
De facto, peço-lhe imensa desculpa pois levei a sua pergunta para um outro nível :D (tinha lido há pouco o outro tópico, quando escrevi a resposta, e saiu-me).
Penso que agora já percebe porque não é tão fácil nevar por aí, com temperaturas tão altas (relativamente) precisaria de humidades relativas muito baixas e mesmo assim não seriam suficientes para ocorrer queda de neve. Seriam precisas temperaturas mais baixas.
A formação do granizo dá-se por outro processo e por isso é que é mais comum cair em qualquer altitude mesmo com temperatura a 2m bem positiva.

P.S.: Sou um senhor :p

Ups:lol::lol: agora sou eu que lhe devo um pedido de desculpas! :lmao: Não sei porque é que pensei que era uma senhora. Sim já fiquei a perceber mais qualquer coisa acerca do assunto com as vossas respostas! Obrigado!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
The True Shape of Snowflakes
The classic image of a snowflake is a fluke. That flat, six-sided crystal with delicate filigree patterns of sharp branches occurs in only about one in every 1000 flakes. And a snowflake seen in 3D is another beast entirely. Researchers have developed a camera system that shoots untouched flakes "in the wild" as they fall from the sky. By grabbing a series of images of the tumbling crystals—its exposure time is one-40,000th of a second, compared with about one-200th in normal photography—the camera is revealing the true shape diversity of snowflakes. For example, long before they reach the ground, many flakes are attacked by millions of freezing water droplets and end up as rough little ice pellets known as graupel. Flakes that avoid that process often end up sticking to other flakes, forming big, fluffy aggregates in midflight. And even those flakes that trace a lonely path through the air are usually not flat but bushy. (Some of this variety is showcased in the picture above.) Besides providing beautiful real-time 3D snowflake photographs from a ski resort in Utah, the goal is to improve weather modeling. More accurate data on how fast snowflakes fall and how their shapes interacts with radar will improve predictions of when and where storms will dump snow and how much.
http://news.sciencemag.org/sciencenow/2013/04/scienceshot-the-true-shape-of-sn.html?ref=hp



iIM4jQW.jpg


http://www.inscc.utah.edu/~tgarrett/Snowflakes/Gallery/
 

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
Video que demonstra na perfeição o sleet!




Video que demonstra o graupel!



Video que demonstra saraiva!




Video que demonstra neve a cair!


Video que demonstra na perfeição agua neve (do nosso colega actioman sendo granizo no principio)
 
Editado por um moderador:

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
Video que demontra o pó de diamante:



video que demonstra nevoeiro gelado:

[ame="http://www.youtube.com/watch?v=UWZ-r4LKDsw"]Timelapse: Watch as freezing fog rolls over Portland - YouTube[/ame]
 
Editado por um moderador:
  • Gosto
Reactions: Dan e CptRena

tone

Cirrus
Registo
17 Nov 2017
Mensagens
89
Local
Lisboa
O que irá cair neste fim de semana em Andorra será o quê?
Parece-me não muito normal a ISO 0, estar por esta altura tão elevada por aquelas paragens, o que poderá comprometer a extensa camada de neve existente, principalmente a baixo dos 2000 metros.