Horas de insolação VS precipitação-Nova ciência:Socio-meteorologia

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Opá vai logo ao assunto, eu sei muito bem o que escrevi e não sei onde está a contradição.


Eu não disse que a contradição era tua, disse que havia era uma contradição nos dados:

«Na latitude, eu tive a ver gráficos, em que davam 37 graus de latitude norte para Faro e Atenas, que ao que parece está claramente errado, como agora fui confirmar ( e nisso tens razão), embora Atenas continue a Sul de Beja ( segundo os dados do DAN está a 37.58ºN e não a 38.0ºN, embora mesmo a 38.0ºN, fique já no Baixo Alentejo)... »
 


Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Atenas é uma cidade bastante grande mas o seu centro está a 37.97ºN, arredondei para 38ºN. A 37.58 só se forem graus minutais, ou seja 37º 58' são praticamente 38º 00'.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Atenas é uma cidade bastante grande mas o seu centro está a 37.97ºN, arredondei para 38ºN. A 37.58 só se forem graus minutais, ou seja 37º 58' são praticamente 38º 00'.

37º.58' N é o que fica (+-) a meio de 37ºN e 38ºN, não fica propriamente junto a 38ºN.
Estive a ver no Google Earth e Atenas é uma cidade grande e estende-se desde os 37º48'N (+-) a cerca de 38º05'N.
Seja de que forma for, a latitude é a do Baixo Alentejo.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Não estás a perceber, 37º 58' fica apenas a 0º 02' dos 38º. Como são graus minutais, a latitude vai de 37º 00' a 37º 59'. Em graus decimais, 37º 58' são 37.97º. Eu sei que está um pouco abaixo de Lisboa, à mesma latitude de Sines, mas a diferença é mínima para que não possam ser comparadas.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Não estás a perceber, 37º 58' fica apenas a 0º 02' dos 38º. Como são graus minutais, a latitude vai de 37º 00' a 37º 59'. Em graus decimais, 37º 58' são 37.97º. Eu sei que está um pouco abaixo de Lisboa, à mesma latitude de Sines, mas a diferença é mínima para que não possam ser comparadas.

Está de facto abaixo de Lisboa, chegando ao ponto de eu achar complicado comparar o Baixo Alentejo com Lisboa, analogicamente falando.
Tendo em conta diversos factores, é complicado fazer comparações deste tipo, sem estarmos a ser, diria eu, injustos.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Então Sines não pode ser comparada com Lisboa porque está ligeiramente mais para sul?

Ou seja Lisboa só pode ser comparada com locais que estão milimetricamente à sua mesma latitude?

Ou isto é apenas porque Atenas tem uma média anual mais alta que Lisboa e por isso é conveniente puxar da justificação "latitude", mesmo que a diferença seja de apenas 0,7º (0,9% de diferença). Aposto que se Lisboa fosse mais quente, a comparação seria perfeitamente plausível. :rolleyes:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Então Sines não pode ser comparada com Lisboa porque está ligeiramente mais para sul?

Ou seja Lisboa só pode ser comparada com locais que estão milimetricamente à sua mesma latitude?

Ou isto é apenas porque Atenas tem uma média anual mais alta que Lisboa e por isso é conveniente puxar da justificação "latitude", mesmo que a diferença seja de apenas 0,7º (0,9% de diferença). Aposto que se Lisboa fosse mais quente, a comparação seria perfeitamente plausível. :rolleyes:

Bem, não vamos começar com uma atitude de adivinho, por que cada um sabe de si e pensa por si.
Não diria, milimetricamente, porque a diferença é bem mais que milimétrica, mas falo por aquilo que sei e o que sei é que o Baixo Alentejo é no geral mais quente que Lisboa, sem ser necessário sequer fazer comparações.
Agora claro que cada um pode comparar o que quiser, por mais absurdo que seja, partindo do princípio que ao menos sabe do nível de relevância que isso tem.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Mas para quê insistir nisto? 0.7º de diferença em termos climáticos não é nada, é zero. As diferenças entre Lisboa e Atenas não podem apontadas à latitude, mas sim a outros factores.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Então e o que eu disse anteriormente?
A latitude é só um dos factores.

Neste caso o factor latitude é completamente irrelevante.

É o mesmo que dizer que um dos factores pelos quais Boston é muito mais fria que Viana do Castelo é devido aos 0.6º que Boston tem a mais de latitude.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Neste caso o factor latitude é completamente irrelevante.

É o mesmo que dizer que um dos factores pelos quais Boston é muito mais fria que Viana do Castelo é devido aos 0.6º que Boston tem a mais de latitude.

Viana e Boston, nem sequer têm o mesmo clima.
Não acho nada que a diferença de latitude seja irrelevante, penso que até tem certamente o seu papel a juntar aos que já referi ( e escrevi isto a pensar nas diferenças aqui em Portugal).
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
O facto de Lisboa ter o dobro da precipitação média anual de Atenas não justifica uma diferenciação climática. Também Bragança tem o dobro da precipitação de Zamora e o tipo de clima é o mesmo.

Sim mas eu não disse que deveria existir uma diferenciação climática, o que eu quis aqui salientar é a forte influencia Oceânica/Atlântica que o clima de Portugal Continental sofre, sendo essa influencia mais marcante a medida que avançamos para Norte mas que julgo que esta presente em quase todo o território português com a excepção do Algarve e do Interior Alentejano,deste o exemplo de Bragança e de Zamora, ai está o que eu estou aqui a querer destacar, porque que será que chove o dobro em Bragança,Ourense ou Lugo do que em Zamora,Salamanca ou Valladolid se todas estas cidades tem o mesmo clima? O que faz com que haja essa diferença?
Reparem eu não estou aqui a por em causa as tipologias climáticas instituídas, apenas estou a dizer que para mim Atenas tem um clima Mediterrâneo tipo, Lisboa tem um clima Mediterrâneo mas com uma marca atlântica que no meu entender é um pouco ignorada e sim julgo que a precipitação deverá ser uma variável determinante para a caracterização e definição e distinção de um clima, e de facto em Lisboa chove mais do dobro em media que em Atenas, a temperatura media anual é mais baixa é uma cidade mais fresca os Verões são mais curtos os Outonos mais prematuros e Invernos mais longos( mesmo que possam ser menos frios ou extremados ) e esta realidade não deverá ser ignorada, reparem falemos em factos ate Beja tem Precipitação mais elevada que Atenas e tem a temperatura media mais baixa que Atenas e estamos aqui a falar na cidade capital de distrito mais seca e das mais quente de Portugal(juntamente com Faro), julgo que se formos mesmo rigorosos so encontramos um clima com valores de precipitação e de temperaturas idênticos a Atenas junto ao Vale de Guadiana-Baixo Alentejo( onde os valores extremos também são bem mais rigorosos que em Lisboa- Amareleja - 47 graus máxima(Atenas já chegou aos 48º);-5 mínima; Verões e de 5,6 meses secos; precipitação na ordem dos 300-400 mm- tal e qual o clima de Atenas basta consultar os dados e Normativos climáticos ) e alguém acha que em rigor o clima de Amareleja ou de Moura é igual ao de Lisboa, so porque os modelos climáticos assim o definem????

Cumprs
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Sim mas eu não disse que deveria existir uma diferenciação climática, o que eu quis aqui salientar é a forte influencia Oceânica/Atlântica que o clima de Portugal Continental sofre, sendo essa influencia mais marcante a medida que avançamos para Norte mas que julgo que esta presente em quase todo o território português com a excepção do Algarve e do Interior Alentejano,deste o exemplo de Bragança e de Zamora, ai está o que eu estou aqui a querer destacar, porque que será que chove o dobro em Bragança,Ourense ou Lugo do que em Zamora,Salamanca ou Valladolid se todas estas cidades tem o mesmo clima? O que faz com que haja essa diferença?

Continentalidade, exposição aos ventos húmidos,etc...
Agora explique-nos porque é que a região de Massueime (Portugal Continental) tem menos de 300 mm, está mais a norte que Atenas e tem zonas mais quentes e secas que a capital grega ? Não será também por causa do relevo, continentalidade e outros factores?



Reparem eu não estou aqui a por em causa as tipologias climáticas instituídas, apenas estou a dizer que para mim Atenas tem um clima Mediterrâneo tipo, Lisboa tem um clima Mediterrâneo mas com uma marca atlântica que no meu entender é um pouco ignorada



Ignorada por quem? Especifique onde e porquê.



e sim julgo que a precipitação deverá ser uma variável determinante para a caracterização e definição e distinção de um clima
, e de facto em Lisboa chove mais do dobro em media que em Atenas, a temperatura media anual é mais baixa é uma cidade mais fresca os Verões são mais curtos os Outonos mais prematuros e Invernos mais longos( mesmo que possam ser menos frios ou extremados ) e esta realidade não deverá ser ignorada,


Mais uma vez, diga-nos quem é que aqui andou a comparar Lisboa com Roma ou Atenas ( e isso interessa para quê?) e ignorou o facto de a influência oceânica ser maior em Lisboa?
É que já desde o primeiro post você fez críticas, mas estamos todos à espera de saber aonde e a quem elas se aplicam.



reparem falemos em factos ate Beja tem Precipitação mais elevada que Atenas e tem a temperatura media mais baixa que Atenas e estamos aqui a falar na cidade capital de distrito mais seca e das mais quente de Portugal(juntamente com Faro)

Desde quando é que Beja é exemplo do clima do Distrito? Estamos a discutir climas ou posições estratégicas?
Se quiser ver gráficos de outros pontos do Distrito, diga alguma coisa e aí então depois falamos.




julgo que se formos mesmo rigorosos so encontramos um clima com valores de precipitação e de temperaturas idênticos a Atenas junto ao Vale de Guadiana-Baixo Alentejo.
onde os valores extremos também são bem mais rigorosos que em Lisboa- Amareleja - 47 graus máxima(Atenas já chegou aos 48º);-5 mínima; Verões e de 5,6 meses secos; precipitação na ordem dos 300-400 mm- tal e qual o clima de Atenas basta consultar os dados e Normativos climáticos )

Gostaria de ver esses Normativos climáticos sobre o Vale do Guadiana, porque você só falou da Amareleja e esta é no Baixo Alentejo de facto, mas não no Vale do Guadiana. E como se pode ver facilmente no tópico dos 50ºc, a Amareleja até é um ponto fresco tendo em conta a região.


e alguém acha que em rigor o clima de Amareleja ou de Moura é igual ao de Lisboa, so porque os modelos climáticos assim o definem????

Claro que sim ou acha que as pessoas vão se basear em palpites ao acaso? São ambos climas mediterrânicos ( e ambos excedem os 22ºc de média para o mês mais quente que define a designação de Csa ( Koppen-Geiger)), quanto muito, algum ponto mais quente do Baixo Alentejo pode ( e digo novamente PODE) ser Bs ( Subárido).