Ida à SIC

Também só hoje tive oportunidade de ver a reportagem do Jornal da Noite e a entrevista da Conceição Lino.

Na minha opinião estiveste muito bem, muito à vontade e acho que fizeste muito bem em dar a referência do fórum quando terminaste as tuas previsões :thumbsup:

Parece que o interesse da comunicação social pela meteorologia está a crescer bastante, para além do André Frade, também a Troposfera tem estado em altas nos últimos tempos, e isto só nos favorece! :cheers:

Amanhã estarei em reportagem no CM TV (Canal 8 do Correio da manhã, exclusivo MEO). A reportagem será sobre a minha paixão pela meteorologia, a meteorologia em geral, as previsões e o fórum.

Veremos, do que foi gravado, o que irá passar. A reportagem irá passar no Jornal da Hora de Almoço. :thumbsup:

Diz o jornalista CM: "Portanto, é pouco provável que o Verão regresse"
Digo eu: É, é. Muito improvável mesmo. Verão agora só para o ano.

Este próximo comentário encaixa perfeitamente neste caso

Ora então vamos lá fazer um exercício com os títulos da imprensa dos últimos tempos:

Quando temos chuva portanto o inverno chegou, quando temos sol o Verão chegou... Daí podermos concluir que ao contrário da meteorologia clássica, os "media" utilizam uma nova terminologia meteorológica. Assim as estaçõs dividem-se em Verão e Inverno, cujos ciclos se manifestam com uma cadência praticamente semanal.

Ora lembro-me bem de andar há uns anos a estudar para exames em Dezembro, com sol e em tshirt, com temperaturas bem agradáveis. Presumo assim que esta nova nomenclatura jornalística (que pelos vistos não gosta de "fugas à média" e quer à força por rótulos) se aplica então desde sempre. Se calhar seria boa ideia acabar com as estações! :)

Quanto à estação do André Frade, como já comentaram neste tópico, aquele RS de origem mais dia menos dia vai levar à avaria do transmissor, para além da sua capacidade de manter os dados fidedignos (não inflacionados) ser duvidosa.

Sinceramente não gostei nada da abordagem do miúdo que conseguiu "prever o dilúvio de Lisboa", entra no reino da fanfarronice e charlatanice.
Mas dou o benefício da dúvida que não tenha sido tua responsabilidade, que tenha sido o habitual tabloidismo do CM.

Sinceramente não gostei nada da abordagem do miúdo que conseguiu "prever o dilúvio de Lisboa", entra no reino da fanfarronice e charlatanice.
Mas dou o benefício da dúvida que não tenha sido tua responsabilidade, que tenha sido o habitual tabloidismo do CM.

De facto, não foi da minha responsabilidade esse assunto de conseguir prever o dilúvio.. :thumbsup:

• Gosto
Reactions: marco_antonio
Vi agora a reportagem, mas sinceramente parece uma cópia da outra reportagem que já havia sido feita, com um pequeno acrescento. Ele já tinha tido uma reportagem na SIC, e o CMTV resolveu copiar o figurino :facepalm:

Relativamente á fanfarrice apenas o que o "miudo" disse é que estava olhando ás imagens de radar, e observando as nuvens, e lhe pareceu que aquilo poderia fazer estragos em Lisboa.
Não se trata de prever ou deixar de prever, simplesmente fez o mesmo que eu .. olho ás imagens de radar e á janela e observo se vem alguma coisa ...

E o "miudo"´não é meteorologista, apenas os profissionais são meteorológicos, é sim um aficionado pela meteorologia, isso sim !

Boa cópia da outra reportagem !

Gostei muito da tua entrevista, usas vocabulário simples para toda a gente entender a meteorologia, o que é bom.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: AndréFrade
Estiveste bem André, :thumbsup: mas a CMTV manchou um pouco a tua actuação o que foi pena...

Já não posso ouvir falar em regresso do Verão quando está sol, e regresso do Outono quando chove... :facepalm:

Faz parte da imprensa. E refiro novamente que o que eu disse é tudo da minha responsabilidade. Todo o resto é do jornal :thumbsup:

Obrigado :)

Está tudo muito bem ate ao ponto que se aproveitam do que os outros fazem e copiam à descarada o que se faz por ai. A imagem dos dados actuais que meteste no facebook é do site meteocovilha como sabes e tem uma empresa por de trás que gere a Estância , ao menos se a quisesses utilizar referias a sua fonte. Isto chama-se aproveitamento e mediatismo puro e duro para teres uns gostos na página. Tenho dito

• Gosto
Reactions: Duarte Sousa