Ilha da Madeira - Outono 2013

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Há muito que ambicionava conhecer a ilha da Madeira.
Pela sua posição geográfica, pelos inúmeros micro-climas, pelas serras vertiginosas que terminam no mar, e ao mesmo tempo por ser uma ilha bastante desenvolvida.

Este Outono deu-se a oportunidade de visitar a ilha por uns dias.
Muito já eu conhecia das viagens virtuais pelo google, do acompanhamento minucioso da tragédia em 2010, e por muitas outras coisas.

Ainda assim, e apesar das expectativas muito elevadas que levei, fiquei extremamente surpreendido com o que vi e descobri. É uma ilha fascinante que não aborrece. Uma semana é pouco para ver tudo.
Nos primeiros dias fiquei alojado em São Jorge, Santana. O que me permitiu explorar das vertentes norte da ilha. Depois, fui para a região do Funchal.

Fica um leque de fotografias e locais, que fui vendo e descobrindo.


Em São Jorge, facilmente dei com a EMA de São Jorge, situada junto ao farol da Ponta de São Jorge.

SatildeoJorgeSantanaEMA_zps383503d5.jpg



Rumo a este, temos o Faial, e junto à foz da ribeira que tem o seu nome, temos uma parede enorme de Disjunção colunar em basalto.

Faial_zps208be8a3.jpg



Disjunccedilatildeocolunarembasaltos_zpsd264f06f.jpg




Daí para o interior da ilha, é entrar num mar luxuriante de vegetação.


EntreFaialeRibeiroFrio_zps16acd5e2.jpg



Ribeiro Frio, já a 800m de altitude, faz lembrar a região do Gerês, no Continente. Água, cascatas, cores Outonais… À semelhança de Manteigas (no Continente) aqui também há viveiros de trutas. Trutas que, quando a fase adulta, são libertadas para os rios/ribeiros da ilha.

RibeiroFrio_zpse28eb9b6.jpg


RibeiroFrio2_zpsaae39258.jpg


RibeiroFrio3_zps3721448b.jpg


Dali ao Pico do Arieiro é um instante. Mas se a meia altura estava o céu forrado de nuvens, acima dos 1400m as nuvens ficam para trás, e é o sol quem domina.


Panorâmica 180º Arieiro

180ordmsobreoArieiro_zpsf7c77bce.jpg


Arieiro2_zps77a21bfa.jpg



Vertentes sul – Funchal, sem nuvens e com céu limpo.

Arieirofunchal_zps96a1af89.jpg



Ao descer, por Santo da Serra, voltam as nuvens e algum frio.

Arieiro-Nuvens_zps62335b83.jpg


180ordmverde_zpsfbb57d93.jpg


Piquenique_zps0893b0c0.jpg




De São Jorge para oeste, temos mais costa, mais vertentes e mais floresta luxuriante.

Miradouro em Arco de São Jorge.

ArcodeSatildeoJorge_zps68f6f686.jpg


A serra, a caminho de São Vicente:

Acaminhodesvicente_zpsd680b410.jpg


Como na maioria das praias da ilha, a praia de São Vicente é formada por seixos, que acabam por fazer as delícias de quem lá passa, com algumas construções:

satildeoVicente_zps01baaec0.jpg


De São Vicente a Porto Moniz é um saltinho. Porto Moniz é conhecida pelas piscinas naturais. Apesar de no calendário já ser Novembro, não deixei de dar uns mergulhos. Isto apesar de uma parte das piscina estar fechada devido à agitação marítima que se fazia sentir. Estávamos com tempo anti-ciclónico. A temperatura da água devia rondar os 21ºC.

PiscinasnaturaisdePortoMonizjpg2_zpsbe3a2da3.jpg


PiscinasnaturaisdePortoMoniz_zps2a29f927.jpg


PMoniz_zps5b4765c6.jpg


PortoMoniz_zps97765b39.jpg



De Porto Moniz à Ponta do Pargo (extremo oeste da ilha da Madeira), não há vias rápidas.
Restam as curvas e contracurvas apertadas da ilha. Esta zona sofreu recentemente um enorme incêndio, que deixou a paisagem numa lástima. Infelizmente.

Paisagem na Ponta do Parto:

PontadoPargo_zpsde379505.jpg


E EMA Calheta, situada neste local:

EMACalheta-PontadoPargo_zps80630fc4.jpg


Passei por Fajã da Ovelha, onde o GPS me levou para “uma estrada” que me fez transpirar. Os espelhos quase roçavam nas paredes das escadas, a inclinação desse caminho era tal, que ao meio do mesmo haviam escadas, e quando dou por mim o caminho estava cortado. Havia um rali naquele dia. Fiquei ali preso 2h. Andei por lá a explorar a pé.

Passado o rali, subi até Bica da Cana. Para trás fica o clima morno, para se começar a sentir um fresquinho. Todo aquele planalto é fascinante. Boas inversões térmicas se devem formar ali. Há pasto, vacas, e parques eólicos.

AcaminhodoPauacuteldaSerra_zps35327555.jpg


No ponto mais alto do Planalto, temos uma vista soberba sobre os Picos:

Picoruivoepicodoarieiro_zps8612f8aa.jpg


Pôr-do-sol em Bica da Cana

270ordmsobreBicadaCana_zpsce3e15e6.jpg


Pordosolembicadacana_zps37cc0167.jpg


Fiquei surpreendido por encontrar duas estações em Bica da Cana.

Esta, que penso ser a EMA:

BicadaCanaEstaccedilatildeo_zps3b9f0078.jpg


E outra mais a baixo, junto a um edifício. Penso que já poderá ter sido um observatório.

BicadaCana2ordfestaccedilatildeo_zpsd9dd57ed.jpg


Bica da Cana detém o recorde do menor valor de temperatura mínima registada na Madeira: -9,5ºC a 05/03/1993. Suponho que este valor tenha sido registado por esta segunda estação, junto ao edifício, que tem um ar mais antigo.

De qualquer forma, tenho a dizer que, ainda que esta segunda se situe a uma cota ligeiramente inferior à EMA, a diferença de temperatura entre aquele lugar e o planalto (Paúl da Serra), ainda é considerável. Pouco depois do pôr-do-sol, em Bica da Cana (1500m) o carro registava 7ºC, enquanto no planalto (1400m), a temperatura estava constantemente a variar entre os 5 e os 6ºC. Isto às 19h. Deve ser um óptimo lugar para medir a temperatura em dias de inversões térmicas.
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Agora, na mesma ilha, mas num lugar completamente diferente. Já sabia que a Madeira tinha um pequeno deserto. O incrível é constatar que essa região árida dista poucos quilómetros do verde das montanhas.


São Lourenço

PontadeSLourenccedilo_zps6eb86fdc.jpg


Caniccedilal2_zpsb0a0d6f5.jpg


SLourenccedilo_zpsf27e9a30.jpg



Stone Eggs em São Lourenço. São às centenas.

Stoneeggs_zps14331887.jpg


Também neste lugar dei com uma EMA: Ponta de São Lourenço, Caniçal

EMAdoCaniccedilalSLourenccedilo_zps9284411b.jpg



Ali pertinho temos a Quinta do Lorde. Nunca tinha ouvido falar em tal quinta. Rapidamente percebi que não era um lugar para mim, vulgo para o meu bolso. :p

QuintadoLorde_zps6b0430bb.jpg



Daquela região este da ilha, as Desertas tornam-se mais perto:

Selvagens_zps4efe633c.jpg




Depois do deserto, o verde dos campos de golfe em Santo da Serra (com a Ponta de São Lourenço ao fundo):

SantodaSerra_zps5834fd51.jpg


SantodaSerra2_zpsc287fd09.jpg


Ainda em Santo da Serra, região recentemente afectada por uma enorme intempérie, tive a oportunidade de ir a uma feira típica. Achei engraçado!
Também fui a uma festa no Curral das Freiras, mas aí o caos a nível de trânsito foi qualquer coisa de surreal. Boa festa, mas sem logística para acolher tanta gente.


Mas falando já das vertentes sul da ilha, fiquei impressionado com o Cabo Girão. Sabia que era o 2º cabo mais alto do mundo: 580m acima do nível do mar. O que não sabia é que tinha uma varanda panorâmica. Ainda me ri bastante com pessoas que se assustavam ao pisar aquele chão “transparente”. Umas não desciam as escadas. As outras agarravam-se às grades. :lol:

cgirao2_zps32552521.jpg


CGiratildeo_zps481dd071.jpg


cgirao3_zps2d86fc36.jpg



Vista para o Funchal a partir do Cabo Girão:

cgirao4_zps3a099bfe.jpg



Num dos dias ainda vi o pôr-do-sol em Ponta do Sol. Uma espécie de clichê. É um lugar bastante pacato, limpo, calmo e bom para umas fotografias nocturnas. Ah, e acima de tudo ameno. Estava em modo: calções e tshirt.

PontadoSol_zpsef96414e.jpg


PontadoSol2_zpsc3cc08dd.jpg



Também fui ao Paúl do Mar. Aqui os seixos já não davam para fazer grandes construções. :p

PauldoMar_zpsb2ce66eb.jpg
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Outro clichê, era ver o nascer do sol no Pico do Arieiro, por cima das nuvens. Todos os meus amigos que foram à Madeira, ficaram absolutamente encantados com isso. Eu, cumpri a tradição e fiz o mesmo. É de facto brutal!

Arieiro - nascer do sol

Nascerdosol_zpsc3f61a94.jpg


Nascerdosol2_zpsf1881f5e.jpg



Já que ali estava, e era cedinho, porque não fazer o Trilho do Arieiro até ao Pico Ruivo?!
Habituado a algumas caminhadas, pareceu-me isto uma óptima ideia, até porque ainda não tinha ido ao Pico Ruivo.
Dificuldade: Difícil. Não devia ser assim tão difícil. Rapidamente percebi que subestimei o trilho.

Nascerdosol3_zps9aaa88a7.jpg


Escadasapique_zpsdf83fbde.jpg


trilho4_zps1b517ecc.jpg



Além, das escadas, e dos declives, deparei-me com túneis.
Não é que tenha medo do escuro, mas sem lanternas torna-se complicado. Um dos túneis ainda atravessei, sempre com os olhos postos na luz ao fundo do túnel (fim do mesmo). Mas o trilho acabou quando dei por mim num túnel em curva…. Bom, é mais uma razão para voltar à ilha! Tenho de completar o trilho!!

Trilhotunelpicodogato_zps839a33cd.jpg


Tuneiscaminhada_zpse0b45897.jpg


Trilho_zps51370eba.jpg


Trilho3_zpsc50f725d.jpg


trilho2_zpse422cac5.jpg



Um vídeo de alguns pontos do trilho:



(Save and sound!)

De volta ao Pico do Arieiro, reparei que só àquela hora (10h) começava o sol a incidir nas casas mais altas do Curral das Freiras. É um lugar que fica mesmo cravado “no buraco”.

Curral_zps24821b63.jpg


A norte, o mar de nuvens mantinha-se:

Jump_zps62d4bf6a.jpg



Não pude deixar de reparar que havia um sensor de temperatura ali, aos 1810m de altitude.

Estaccedilatildeoarieiro_zpsc23fa899.jpg


Não vi a EMA do Arieiro, que deve estar a 1500m de altitude. Suspeito onde possa estar, mas não fui ao seu encontro.

Ainda no Arieiro, algumas aventuras anti-vertigens:

Arieiro3_zpseebe0cac.jpg





Por fim, o Funchal. Adorei a cidade!
Tem imensa coisa para ver e fazer. Tive pena de não ter dedicado mais tempo à cidade, mas mais oportunidades surgirão:


O teleférico:

Telefeacuterico_zps6df9cbc5.jpg



O bolo do caco:

Bolodocaco_zps15cd3706.jpg


Bolodocacojpg2_zps83e62cad.jpg


As bananas de rua:

DSC01704_zps0526b8dc.jpg



E por fim das luzes da cidade do Funchal à noite.

Funchal_zpsb1fc5f68.jpg



Como disse no início, fiquei deslumbrado com a ilha. Muito visitei, mas muito mais ficou por explorar. Numa próxima, espero ter a oportunidade de seguir algumas levadas, e aprofundar mais os passeios pelas ruas do Funchal. Isto, entre muitas outras coisas.
 
Editado por um moderador:

ijv

Cumulus
Registo
28 Nov 2010
Mensagens
482
Local
Funchal-Santo António (Altitude-808m)
André, sem dúvida que a Ilha da Madeira é muito linda, tens fotos muito bonitas. Falaste em algumas estações, deduzo que quando foste ao Curral das Freiras, a uma festa, esta deve ter sido a Festa da Castanha no dia 1 de Novembro. Passaste por mais uma EMA, http://www.meteocasas.com, esta situada +/- 800 mts, e fica perto de um restaurante antes de chegar ao túnel que da acesso ao Curral das Freiras.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
André, sem dúvida que a Ilha da Madeira é muito linda, tens fotos muito bonitas. Falaste em algumas estações, deduzo que quando foste ao Curral das Freiras, a uma festa, esta deve ter sido a Festa da Castanha no dia 1 de Novembro. Passaste por mais uma EMA, http://www.meteocasas.com, esta situada +/- 800 mts, e fica perto de um restaurante antes de chegar ao túnel que da acesso ao Curral das Freiras.

Foi sim a Festa da Castanha.
Estive lá. Gostei muito, mas a nível de trânsito foi completamente caótico.
Não tinha conhecimento da festa, caí lá um pouco de pára-quedas. Daí ter ficado impressionado com a confusão.

Obrigado peço link.
Quanto às estações, devo ter passado perto de todas, mas como não tinhas coordenadas, nem era esse o propósito, acabei só por fotografar aquelas que se atravessaram no meu caminho.
Da próxima vou em busca das restantes.

Quanto à ilha, e como disse, fiquei fã. E prometo voltar! :)
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Parabéns pela reportagem André, não fazia ideia que um clima não chuvoso que é o da madeira tivesse uma vegetação como aqui perto o gerês :shocking:, um dia tenho de visitar a ilha, fiquei fascinado.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Fantástica reportagem:thumbsup:
A Madeira é a única região de Portugal que nunca tive oportunidade de conhecer.