Ilhas Faroe, um verdadeiro paraiso...

Tópico em 'Natureza e Viagens' iniciado por Carlos Dias 26 Fev 2010 às 00:42.

  1. Agreste

    Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    29 Out 2007
    Mensagens:
    9,985
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    Paisagens espectaculares mas suponho que seja um paraíso um pouco ventoso não? :cold:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. S.Miguel-Azores

    S.Miguel-Azores
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    14 Ago 2009
    Mensagens:
    716
    Local:
    Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m

    Modificadas pela mão do homem? haha hahah hahaha haha haha.. Essa foi a maior piada que eu já ouvio em toda a minha vida :lmao: :lmao: :lmao: :lmao: :lmao: :lmao:


    Estás completamente errado então no que dizes... pelo que vejo o que tu sabes dos Açores é o mesmo que eu sei de chinês.

    Os Açores são um dos poucos locais do planeta em que a acção humanizada pelo homem se sente. O ecossistema dos Açores é um dos mais bem preservados de todo o mundo.

    A floresta Laurissilva existe em TODAS as ilhas a partir de cotas médias de 400 metros para cima.

    Quiçá não será as Canárias ou a Madeira que estão completamente destruídas pela acção urbanística e por graves problemas no ordenamento do território? Pois bem me parecia que era isso que querias dizer...

    Nos Açores isso não acontece!

    Pelos vistos conheces muito mal os Açores e tens de estudar melhor o que define uma região ser considerada melhor do que a outra. Os Açores e as cidades dos Açores têm muito mais qualidade de vida, do que outras cidades europeias ou atlânticas.

    A pressão turística exagerada ou, por outro lado, o esforço em encontrar o equilíbrio para não prejudicar a natureza e as populações locais foram os principais pontos analisados pelo artigo Best Rated Islands, que no caso dos Açores não existem. Os Açores não são destino turístico de praia como a Madeira ou as Canárias, daí terem sido poupados pela grande massificação que se vê em outras ilhas.

    Numa pontuação de zero a cem, os Açores obtiveram 84 pontos, sendo o arquipélago classificado como, "um sítio maravilhoso. Ambientalmente em boa forma". O ecossistema, dos Açores está em grande forma.

    As ilhas com pior pontuação, (apenas 37 pontos), referidas como "em sérias dificuldades", foram os destinos Ibiza e St. Thomas. A ilha americana é descrita como "uma confusão" e Ibiza "já não é Espanha, ou mesmo balear, é uma colónia da Europa e, às vezes, parece britânica apenas".

    Nas ilhas Faroe a sustentabilidade nem para o crescimento de árvores chega... A confirmação é dada por sete das outras ilhas nos primeiros nove lugares, cujo clima frio nada tem a ver com os climas açorianos. Não admira portanto a razão que estes "peritos" encontraram para explicar que os Açores estejam ainda relativamente intactos: Açores não são um destino de praia ou de outra forma susceptível ao turismo de massa. De facto, o clima açoriano e caprichoso provavelmente impede o fluxo de turistas.
    A ilha deserta do sul da Austrália deve ter conquistado a sétima posição porque tem um clima ainda mais ventoso do que a costa da Austrália do Sul, o que faz com que só mesmo cangurus consigam viver por lá.


    (1) - O tradicional modo de vida açoriano, muito perto do que "a vida devia ser", sobreviveu muito protegido da "civilização". Os primeiros turistas ficaram a conhecê-lo, em primeiro lugar, através da hospitalidade açoriana, a qual é explicada pelos "especialistas" de maneira não menos hilariante: "Os habitantes locais são muito sofisticados, uma vez que a maioria viveu já além-mar".

    (2) - Sofisticação está associado pelo "especialistas", com algo que assinala o oposto de sustentabilidade, a emigração.
    Na verdade emigração evitou a sobrepopulação no passado. Primeiro para a remota Santa Catarina no sul do Brasil e depois para Hawai e Califórnia. Mas só ultimamente alguns emigrantes dos últimos anos, para o Canadá e a costa leste dos E.U., começaram a retornar. A última fase da migração na "aldeia global", com contratos anuais, principalmente para a Bermuda, só apareceu neste milénio.

    O litoral dos Açores tem um dos climas mais amenos do mundo, medidos como soma mínima dos dias/graus para aquecimento e arrefecimento. Exemplos das excepcionais variações de paisagem nos Açores - Ilha de Santa Maria: Terra Vermelha no norte e vinhas em cima das ondas no sul.

    Os Açores são as segundas melhores ilhas do mundo para o turismo, pela National Geographic. Distantes e temperados os Açores permanecem levemente turísticos.

    Os lugares mais apelativos do mundo – as ilhas – são as que estão mais susceptíveis à morte pelo turismo excessivo. Exemplo( Madeira, Canárias, Ibiza etc).

    As ilhas simbolizam férias. Evasão. A sua própria insularidade faz delas ainda mais atractivas do que um terreno imobiliário em território continental.

    Conclusão

    Tal como as ilhas Hawai para os trópicos, o paraíso dos Açores para os subtrópicos foram, em primeiro lugar, o resultado de um clima excepcionalmente constante e ameno combinado com drásticas variações locais causadas pelo relevo. Este factor contribuiu também para a segunda razão de se manterem uma sociedade altamente sustentável: até 1990 escaparam totalmente à integração na "aldeia global".



    O top dez da edição de Novembro/Dezembro da National Geographic da sua secção “Traveler” apresenta a seguinte lista:

    1 – Ilhas Faroe, Dinamarca
    2 – Açores, Portugal
    3 – Lofoten, Noruega
    4 – Ilhas Shetland, Escócia
    5 – Chiloé, Chile
    6 – Ilha de Skye, Escócia
    7 – Ilha Kangaroo, Sul da Austrália
    8 – Ilha Mackinac, Michigan
    9 – Islândia
    10 - Molokai, Hawaii

    Habitantes locais das melhores 10 ilhas mundiais são “muito sofisticados”

    Foi com uma classificação de 84 valores que os Açores foram apreciados pela revista National Geographic Traveler, que a colocou rapidamente em segundo lugar.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. Fil

    Fil
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    26 Ago 2005
    Mensagens:
    3,926
    Local:
    Bragança (740 m)
    S.Miguel-Azores, qual é o teu problema?

     
  4. Fil

    Fil
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    26 Ago 2005
    Mensagens:
    3,926
    Local:
    Bragança (740 m)
    O Bergidum não só não fez qualquer tipo de comparação como disse algo que toda a gente sabe. Que a paisagem Açoriana está muito humanizada. Tu próprio o dizes na tripla contradição que eu citei.

    Por certo, já que falas tanto da Madeira, sabias que a floresta laurissilva da Madeira é património mundial da humanidade? E que os muitos turistas que a visitam não o fazem pelas suas praias como disseste (:rolleyes:) mas pela sua beleza e clima?
     
  5. S.Miguel-Azores

    S.Miguel-Azores
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    14 Ago 2009
    Mensagens:
    716
    Local:
    Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
    Ora bem!

    É Certo que a paisagem humana dos Açores já não é a mesma que no início do povoamento, é verdade, mas não podemos comparar os erros que acontecem noutras ilhas com o que actualmente acontece nos Açores.
    A paisagem dos Açores está humanizada mais na sua orla costeira, como é óbvio, porque para o seu interior é imposível a fixação humana devido ao relevo montanhoso e às condições atmosféricas, à excepção de pequenos povoados, como a povoação das Sete Cidades localizada na cratera do próprio vulcão, a povoação das Furnas localizada no Vale das Furnas, a povoação do Sanguinho localizada igualmente no interior da mesma ilha de S.Miguel, e algumas mais como os Flamengos no Faial, ou a Guadalupe na Graciosa. Santa Maria ao invés das restantes é a unica ilha que apresenta um povoamento disperso devido ao seu relevo já muito erodido.

    Sim eu sei que a Floresta da Laurissilva da Madeira é considerada Património Mundial da Humanidade.. Pena que isso não lhe tenha dado o estatuto de 2 ilha melhor do mundo. A devastação que se assiste na ilha da Madeira chega a ser deveras preocupante, ao invés dos Açores.

    Se fores aos Açores apaixonas-te e queres voltar todos os anos!
    Se fores à Madeira, vês, gostas, mas não vale a pena repetir porque a Madeira só tem 50 % da beleza que os Açores têm.

    A Madeira possui uma única floresta que é considerada Património Mundial da Humanidade, como os Açores possuem uma extensa orla costeira associada aos diversos ilhéus adjacentes que constituem importantes habitats de aves marinhas migradoras, consideradas zonas de Protecção Especial.

    A paisagem vulcânica dos Açores exibe um vasto conjunto de formas e características muito peculiares. Diversos factores como o isolamento insular, o clima e a geologia, criam condições ecológicas distintas, às quais se encontram associadas comunidades e ecossistemas específicos, com uma diversidade de espécies muito elevadas e só aqui encontradas e em mais nehuma outra parte do mundo.

    Existem nos Açores ecossistemas de grande raridade e diversidade que a Madeira não possui, de onde se destacam, as caldeiras, os campos de lava, as grutas e algares, as fumarolas, os recifes, as linhas de água e as fendas rochosas, com a presença de diversas espécies e habitats que a Rede Natura da Europa se propõe a proteger.

    Em Dezembro de 2001, a Comissão Europeia aprovou uma lista de vários sítios de Extrema Importância Comunitária para a região biogeográfica da Macaronésia, onde se inclui o território dos Açores. Nos termos da Directiva Habitats foram aprovados nos Açores 23 sítios, compreendendo uma área total de 33.639 ha. São muitos os sítios de extrema importância comunitárias que se começasse por enumerá-los a todos não caberiam num só post.

    Além disso os Açores possuem uma extensa área marinha, com uma grande variedade de montes submarinos, vulcões submarinos activos, ecossistemas complexos e muitas formas de vida. Os Açores constituem igualmente uma área muito importante para estudos das fontes hidrotermais profundas. Essas fontes hidro-termais de profundidade, têm sido alvo de vários projectos de investigação por parte de diversos cientistas. Existem também nos Açores várias Áreas marinhas Protegidas ao abrigo da Convenção para a Protecção do Meio Marinho do Atlântico Nordeste( Convenção OSPAR) e igualmente de acordo com os requisitos da Directiva Habitats. Para tu veres que até a WWF (World Wildlife Fund) reconhece esta acção tendo atribuído aos Açores o galardão honorífico "Gift to the Earth", pelo notável contributo para a conservação destes ecossistemas marinhos.

    As Áreas Protegidas incluem igualmente áreas terrestres, águas interiores e marinhas em que a fauna, a flora, a paisagem, os ecossistemas ou outras ocorrências naturais apresentam pela sua raridade, valor ecológico ou paisagístico, importância científica, cultural e social.

    Perante estes parâmetros, porque não haveria eu de comparar os Açores à Madeira? Comparo e é com muito orgulho que o faço :p
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  6. Bergidum

    Bergidum
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    22 Dez 2009
    Mensagens:
    118
    Local:
    Comarca del Bierzo. León. España.
    Pones en mi boca palabras que yo no dije. En ningún momento dudé de la belleza ni de la ecología de Açores, solo dije que están muy modificadas por el hombre. No hace falta que haya torres de apartamentos ni riadas de turistas para que algo esté modificado por el hombre, o ¿acaso existían hace 600 años los pastos, los setos de hortensias, los huertos, los bosques de criptomerias o los miles de pueblos y ciudades? Solo dije que el ránking tenía que basarse en cosas diferentes a la conservación de los ecosistemas naturales...como así es. El bosque de laurisilva de Açores es el peor conservado de la Macaronesia, con un 2% de su extensión original, lo que no quiere decir que sean menos bellas y habitables que Madeira, La Palma o La Gomera, que conservan enormes extensiones de Laurisilva...sino posiblemente más.
    Un saludo.
     
  7. Fil

    Fil
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    26 Ago 2005
    Mensagens:
    3,926
    Local:
    Bragança (740 m)
    Eu sei perfeitamente que os Açores são umas ilhas muito bonitas. Mas isso de que a Madeira não tem 50% da beleza dos Açores é apenas a tua opinião. O certo é que a Madeira tem muitíssimos mais turistas que os Açores.

    E é óbvio que todos aqueles pastos e os bosques de exóticas dos Açores não se situam apenas na orla costeira. Na Madeira sim se pode dizer que quase toda a sua urbanização se situa perto da costa pois o seu interior é extremamente montanhoso, mais que em qualquer ilha dos Açores. A floresta da laurissilva nos Açores são pequenas manchas isoladas, na Madeira corresponde a 20% da ilha.
     
  8. S.Miguel-Azores

    S.Miguel-Azores
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    14 Ago 2009
    Mensagens:
    716
    Local:
    Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m

    Actualmente a laurissilva apenas existe nos arquipélagos que integram a Macaronésia, ou seja nos arquipélagos dos Açores, da Madeira, Canárias, e em Cabo Verde.
    Nos Açores a presença da floresta existe no interior das várias ilhas. Mas os Açores não são só a laurissilva. Ela pode ser menos expressiva nos Açores quando comparado com a Madeira ou as Canárias por exemplo, mas isso não deve-se ao excesso urbanístico como vemos na Madeira ou nas Canárias, mas sim para exploração agrícola e pastagens de gado, logo é um ponto a favor dos Açores e menos um a favor da Madeira e das Canárias onde a paisagem humanizada desenfreada é uma constante.
    Os Açores possuem mais riquezas do que propriamente a Laurissilva em questão quando em comparação com o resto das ilhas da Macaronésia. Riquezas essas que só se encontram aqui e em mais nenhuma outra parte das restantes ilhas da Macaronésia. Os Açores em comparação com as outras ilhas atlânticas possuem uma enorme variedade ambiental que não está cingida apenas à Laurissilva, coisa que nas outras ilhas da Macaronésia já não é bem assim. Por exemplo, basta dizer-lhe que os Açores possuem uma superfície total de 2395 km2 e com uma zona económica exclusiva (ZEE) que excede 1.000.000 (um milhão) de km2 fazendo dela a maior de toda a União Europeia. E pra isso já referi no comentário acima as potencialidades que esses mesmos ambientes oferecem.

    Saudações dos Açores :D
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  9. Teles

    Teles
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    7 Dez 2007
    Mensagens:
    2,210
    Local:
    Rio Maior
    S.Miguel-Azores os Açores são sem duvida lindos , mas você gaba tanto mas tanto que qualquer dia ficamos enjoados dos Açores de tanto você os gabar:p
     
  10. S.Miguel-Azores

    S.Miguel-Azores
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    14 Ago 2009
    Mensagens:
    716
    Local:
    Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
    LOL :lmao:

    O que é bom é para mostrar para fora. Afinal de contas a vida de um promotor turístico é essa: Divulgar o que de melhor se têm na nossa terra e o que de melhor se faz por cá.

    Mas se não quiser que eu fale mais dos Açores basta dizer.

    Vamos falar da Madeira então! Ou preferem Canárias? :D
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  11. S.Miguel-Azores

    S.Miguel-Azores
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    14 Ago 2009
    Mensagens:
    716
    Local:
    Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
    Madeira

    [​IMG]

    [​IMG]


    Canárias

    [​IMG]


    [​IMG]


    Faroé


    [​IMG]


    [​IMG]

    Açores


    [​IMG]



    [​IMG]



    [​IMG]

    [​IMG]


    [​IMG]


    [​IMG]


    Escolham :D:D
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  12. actioman

    actioman
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    15 Fev 2008
    Mensagens:
    2,052
    Local:
    Elvas (~300m)
    É realmente esta a típica estratégia/mentalidade nacional e por isso eu, como tantos outros, vamos deixar o nosso pouco dinheiro às Canárias, às Baleares, ilhas gregas, Caraíbas, Brasil e um longo etc. Enfim é o que temos e assim parece ser que irá continuar.
    A nossa alegria é o separar, somos minúsculos na verdadeira acepção da palavra, mas quanto mais distantes melhor! :disgust:

    Triste falta de visão esta dos tugas... E depois queixamo-nos da economia :rolleyes: Vamos no bom caminho, sim senhor! :cool:

    Também pelos preços que apresentam nos pacotes turísticos que aparecem nas agências de viagens, assim irão continuar, sem a massificação de portugueses (tal como a Madeira). Eu nunca estive nem num Arquipélago nem no outro e com tais preços, duvido que venha a estar algum dia. Mais fácil se calhar é ir às Faroé! :p Eu depois coloco aqui as fotografias :lol:


    Muito diferentes os "nuestros hermanos", que apesar dos sérios problemas internos com as ideiais separatistas de algumas regiões autonómicas, se sentem muito felizes em promover o turismo doméstico e isso vê-se um pouco por toda a Espanha, Isto para citar o exemplo mais próximo que temos das nossas fronteiras. ;)
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  13. joseoliveira

    joseoliveira
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    18 Abr 2009
    Mensagens:
    2,889
    Local:
    Loures (Moninhos) 128m
    Quanto aos franceses, não sei exactamente porque nunca estive em França nem até ao momento lidei com franceses por cá, mas acredito que tal se passe dessa forma.
    Os espanhóis, bom, no geral e do que conheço deles por cá bem como das diversas vezes que estive em Espanha, acho que a sua arrogância fica-se mesmo por aí, ou seja, até fora de portas são muito ciosos do que é seu o que até contrasta em demasia com a atitude dos portugueses no continente!

    A questão da língua, pois, só eles falam como gente, os outros emitem sons quando abrem a boca... :rolleyes:, mas só mesmo se por exemplo estivesse ligado a essa profissão é que avaliava devidamente esse problema. Contudo, por cá o contacto com eles tem sido diminuto, já quando me desloco a Espanha, colocando de lado a questão da língua que quando lá estou com muito gosto tento falar em castelhano por opção, acho que é um povo fantástico, super divertido, sem muitas etiquetas pateticamente portuguesas, para qualquer lado que fosse sempre notei que sabem receber o forasteiro muitas vezes com poucos €'s, sempre com um sorriso na cara, o que cá infelizmente muitas vezes não acontece, etc, tudo isto e muito mais que nos deixa sempre com uma imensa vontade de voltar!

    ah, e para não fugir de todo ao contexto das Ilhas Faroe :p, não sei o que neste sentido se passa por lá exactamente! :D
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  14. Bergidum

    Bergidum
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    22 Dez 2009
    Mensagens:
    118
    Local:
    Comarca del Bierzo. León. España.
    Es increíble los prejuicios que tienes, "irmao"...Como si los 45.000.000 de españoles fuéramos iguales, igual que si yo te digo que todos los portugueses son bajitos y con bigote...
    Te recomiendo que salgas un poco de tu isla, creo que tienes el síndrome insular, algo no raro, tengo amigos en Canarias que les pasa de vez en cuando y tienen que salir de ahí...
    Sé que no todos los habitantes de Açores piensan como tú, afortunadamente...Tengo amigos que van todos los años a Açores y hablan maravillas de ahí, yo iré en cuanto pueda, pero un consejo, libera tu cabeza de tópicos estúpidos y sitúa el mapa mundi de otra forma, os Açores nao son o centro do mundo...:)
     
  15. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    bem feito:thumbsup:
    "se não queres fazer ofensas e teres dias felizes, não digas tudo o que pensas mas pensa tudo o que dizes"
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura

Partilhar esta Página