Boas Kim, quase me chamas o velho do Restelo
Dizia que estavas a filosofar, em pensar que o clima da Terra poderia ser directamente influênciada pelo cosmos e por outros corpos celeste como por exemplo Plutão, só isso... mas vejo que não foi isso o teu raciocínio. Má interpretação a minha.
Quanto às outras ideias que lanças, claro que a terra não está só e seria egocentrismo a mais pensar assim, (embora acreditando num universo sem limites, qqer ponto no universo poderá ser o centro, mas isso tb é outra história.
)
"Mecânica perfeita" foi a foi de certa maneira idealizada por Newton e outros; Einstein trocou as ideias ao trazer a teoria da relatividade e revolucionou a ideia que existia do universo, quando todos chegaram a pensar que mais não havia para descobrir qto à física, e embora ele próprio não acredita-se na mecânica quântica, a sua teoria é utilizada para a reforçar. Tudo de algo que parecia muito organizado chegamos ao princípio da incerteza, que é defendido pela mecânica quantica.
Em física não podem existir certezas, e como dizes, são teorias que valem o que valem até alguém provar o contrário. A história está recheada de exemplos. Os conhecimentos não podem ser imutáveis, parados no tempo, pelo menos vou tentando ter abertura suficiente para ir absorbendo um pouco das novas ideias que surgem nesta e noutras áreas que, tentam responder a uma questão antiga, de onde viemos, como tudo surgiu, como chegar até a um animal racional como nós e ter sempre o benefício da dúvida do que à primeira vista poderá parecer uma aberração poderá ter uma lógica que não percebemos.
E=MC2 trouxe-nos muito, mas não explica tudo. A física debate-se por unir numa teoria as força forte, força fraca, gravidade e electromagnética, que pensamos poderão ser várias formas de uma mesma força que no início de tudo estariam unidas. Talvez aqui pensemos em algo como uma "mecânica perfeita" Será mesmo assim? Daqui a uns anos poderá ser um disparate... Não sabemos, o tempo dirá se estavamos correctos...
Darwin, deu-nos pistas, poderá não ser tão linear como ele defendia mas a essência, a ideia geral lá está. A vida desde os primórdios da terra tenta se adptar as várias variações e condicionantes dos vários locais. Em Madagáscar, na Austrália vimos como as espécies isoladas evoluiram de maneira a se adptarem ao clima, ao alimento existente, o mesmo se passou em todo o Globo...
Dificilmente encontraremos todas as etapas que conduziram a vida até ao homem ou às várias espécies que existem actualmente, temos um ideia geral com base em fosséis e uma imaginação sem limites para o que não tivermos resposta obvia . Nunca saberemos como tudo realmente aconteceu, vamos apenas "teorizando" e encaixando este gigastesco quebra-cabeças.
Dito isto, não posso afirmar que daqui a uns anos pensarei da mesma forma. Estamos sempre a apreender, e por vezes coisas básicas complicamos.
Qto a Marte, faço uma leve ideia ao que referes, mas não é só os americanos que "por lá andam" a ESA tb tem lá satélites... e assim podemos deduzir a história e ver se condizem ou não...