Influências da Lua e do Sol

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,405
Local
Olhão (24 m)
Do tempo nunca vi relação nenhuma com a Lua. Agora, com a agricultura e a Lua isso já é outra história. Já fiz experiências e batem certo com o que as pessoas mais antigas dizem. :D
 
  • Gosto
Reactions: StormRic


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Efeitos da Lua são evidentes à escala planetária, certamente que de algum modo afectam as ondulações atmosféricas globais. O que eu ainda não percebi é de que modo isso encaixa numa previsão do tempo numa determinada região, pequena ou grande. Pois que eu saiba a Terra não está estática, e para haver, imaginemos, um efeito na pressão, o mesmo é relativamente uniforme, e a haver efeito numa região específica (não sei bem como), noutro ponto a atmosfera compensa a diferença de pressão, pelo que acho eu que é impossível associar esse eventual efeito lunar a uma previsão meteorológica especifica para determinada zona, pois noutra zona terá que ocorrer um "oposto". Não sei se me entendem...
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Para mim ficou marcada a imagem da lua cheia nos picos das ondas de calor do ano passado. Não sei dizer a razão, mas em 2014 só me lembro de ter feito mais calor numa noite de lua cheia, mas não foi nada de assombroso.

Já agora, parece que há chances de uma lua vermelha no dia 8 de outubro, mas não sei se será visível aqui. Eu gostava bastante de ver uma lua assim, já lá vão anos desde que vi uma.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Na minha opinião penso que a influência da Lua deverá ser uma coisa global que talvez influencie as correntes marítimas e consequentemente o clima ou as ondulações do jetstream por exemplo. Agora não consigo perceber como se consegue associar determinadas condições meteorológicas em determinada região às fases da Lua. "Ah e tal como é Lua cheia vai haver uma grande chuvada", grande chuvada em todo o mundo? É que só assim faria sentido, ou a mesma Lua cheia provoca secas na Sahara, chuvas no Minho e nevões no Alasca, ou querem fazer crer que as fases da Lua só afectam o nosso País? Em anos de seca a Lua encalha na mesma fase lunar todo o Inverno por isso não chove?
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Danilo2012

Nimbostratus
Registo
18 Abr 2010
Mensagens
761
Local
Japao,Nagano 720m 36N
O que eu percebi e que quando a lua ta cheia e mais fácil ocorrer tempestades fortes. Não e que so acontece nessas circunstância mais quando uma tempestade se desenvolve em lua cheia normalmente e bem forte. No inverno fica mais claro isso.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Quando muito, o efeito do ciclo mensal lunar em termos de maré atmosférica (que já por si, embora provado, é muito pequeno, e logo discutível em relevância...) tem efeitos a nível global, em termos de distribuição dos padrões de pressão etc..
Portanto, e pegando no que disse o Vince, é um pouco disparatado dizer que causa exactamente efeito A ou efeito B no local X ou no local Y de acordo com esse ciclo. O efeito que haja, a haver, não será focado só no nosso "umbigo" não é? Como disse e bem o Msantos...

Quando muito, se o tipo de flutuação atmosférica for relativamente coerente e recorrente, poder-se-ia de facto inferir algumas consequências locais, resultantes de alterações mais globais nos padrões de pressão. Como por exemplo, sabermos que padrões NAO+ ou NAO- geralmente estão associados a certos tipos de tempo em cada zona, haver algum indicador semelhante resultante dessas marés atmosféricas relacionadas com o ciclo lunar.

Mas a única coisa minimamente chamativa que já vi, foi realmente parecer-me que existe um ciclo quinzenal/mensal no sinal da AO, muito provavelmente relacionado com esse ciclo lunar. Mas não só não vi nenhum estudo sobre isso, como também, mesmo a "olhómetro", esse suposto possível ciclo me parece quase irrelevante por comparação com as flutuações normais da AO, e quase só perceptível em períodos em que a AO pouco flutua por outros factores. Por isso, até ver, e apesar de me parecer claro que sim, que o ciclo lunar tem impacto directo na circulação atmosférica, ainda não vi absolutamente nada nem nenhum estudo que me convença que esse impacto não passa de "uma gota de água no oceano", e que portanto, se não é totalmente desprezável, anda lá perto...
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
A mim me parece no máximo, e sempre em junção ou consequência com outros factores que pode funcionar como uma catalizador ou um acelerador nas camadas mais altas da atmosfera. Ou seja, penso que num caso em que atmosfera já por si esteja bastante dinâmica que poderá porventura desencadear um processo que torne as depressões mais agressivas. Mas a sua influência de forma geral não me parece por si só, importante no processo atmosférico !

Ou seja, torna as tempestades mais fortes de forma geral, agora ah e tal vem aí a lua cheia o tempo vai mudar, e vem aí chuva .....
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Paelagius

Nimbostratus
Registo
27 Set 2013
Mensagens
1,521
Local
Porto
Já ouvi por pessoas com mais experiência na prática de navegação à vela dizer enquanto aguardava a deriva que o vento pode variar com a maré. Gostaria de trocar algumas opiniões convosco acerca deste assunto.

Partilho convosco um resultado que achei interessante:
http://www.luna.e-cremona.it/fresa1a.htm (italiano)
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
sempre ouvi lua nova trovejada 30 dias é molhada, não sei se é assim, mas a lua e a terra estão presas numa dança gravítica, vemos sempre a mesma face pois a lua tem um bloqueio de maré, quanto a fauna e flora sim esta mais que estudado nem o "magnifico" homo sapiens sapiens escapa, o ciclo da mulher esta intimamente ligada a lua, um mês lunar
 
  • Gosto
Reactions: CptRena