Instabilidade 3-7 Julho 2016

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Como prometido, inspeccionei os resultados dos disparos de ontem durante a trovoada e fiquei realmente muito surpreendido pois nunca pensei ter conseguido apanhar algo tão bom... Passo a explicar porquê.

Coloquei a máquina no modo de disparo de 1 em 1 segundo, (não é um segundo de exposição mas sim uma foto tirada a cada segundo) e considerando que alguns raios têm a duração de milésimos de segundo, um dos disparos coincidiu com um belíssimo raio intra-nuvem, que aconteceu enquanto eu estava na cozinha. De 452 disparos (452 segundos) apenas consegui esta foto mas penso que vale por eles todos. Para a próxima uso a exposição em si com a lente aberta, ou então programo a máquina para tirar fotos de meio em meio segundo que também dá. Espero que gostem :) quanto a dados, só me lembro de usar ISO 400. Não sei precisar a hora exacta da foto porque cada vez que coloco a bateria, é feito o reset à data e hora.

Foto sem qualquer edição, output original.

Venham mais trovoadas porque esta máquina é realmente infalível no que toca a fotografar raios. :malandro::malandro:

291ou9k.jpg
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves


Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Essa célula de Penalva do Castelo/Mangualde produziu uns belos mammatus na sua extensa bigorna:
3PzQysZ.jpg

mM9ygqB.jpg

gi1ynr2.jpg

2HVFf3U.jpg

m13U0ak.jpg

aWfEmoB.jpg
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Por aqui os relâmpagos começaram ainda ontem de noite por volta das 10 e tal da noite.
Mas esta madrugada até fazia lembrar que estávamos no Inverno, iluminada por todo o lado por relâmpagos, bem como o roncar dos trovões.
Também começou a cair uns aguaceiros fracos já depois das 5 da manhã e manteve-se assim ainda até ao meio da manhã.
Mas nem esta instabilidade toda impediu que hoje fosse mais um dia quente, tal como tem estado nos últimos dias.

A estação de Tancos ainda acumulou 3.56mm

https://www.wunderground.com/cgi-bin/findweather/getForecast?query=zmw:00000.1.08552&MR=1

 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves

Rachie

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2012
Mensagens
749
Local
Mafra
Mina de São Domingos

Ouve-se trovoada e veem-se raios bem definidos para Espanha.

(a água da tapada está quentinha, 20° de temperatura do ar. Não fosse estar trovoada... :-D )

3d7557babb5554ebe816a8723852e664.jpg


Enviado do meu Aquaris E5 HD através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Está assim:
raozKYC.jpg
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves