Inverno ameno... a história repete-se...

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Mas minhas buscas em jornais que são autênticas relíquias, encontrei este artigo bem interessante, a discussão sobre o inverno ameno de 1876-1877.

O artigo foi publicado no Diário de Notícias - Mad., de 2 de Setembro de 1877.

2000638571864786885_rs.jpg
 


Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Grande achado Rog! Neste inverno também brotaram flores em Londres muitíssimo cedo. Naqueles tempos invernos assim eram extremamente raros, mas agora parece que podem acontecer a qualquer ano.

Agora aqueles anos de 1607, 1617 e 1650 sem neves e gelos em França não pode estar de todo correcta! Quer dizer, nem a porcaria de uma mísera geada em plena pequena idade do gelo? Nem nos alpes francesses houve neve ou só houve falta dela nas principais cidades? :unsure:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Mas minhas buscas em jornais que são autênticas relíquias, encontrei este artigo bem interessante, a discussão sobre o inverno ameno de 1876-1877.
O artigo foi publicado no Diário de Notícias - Mad., de 2 de Setembro de 1877.

Simplesmente espantoso !
Adoro esse tipo de "relíquias", verdadeiro serviço público Rogpacheco !!!
 

Bruno Campos

Nimbostratus
Registo
7 Out 2005
Mensagens
646
Local
V. N. Famalicão
fantastica reliquia!!!! essas noticias são mmo um achado fantastico! uma compilação de noticias dessas dava um belo trabalho!! :thumbsup: :thumbsup:
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Grande achado Rog! Neste inverno também brotaram flores em Londres muitíssimo cedo. Naqueles tempos invernos assim eram extremamente raros, mas agora parece que podem acontecer a qualquer ano.

Agora aqueles anos de 1607, 1617 e 1650 sem neves e gelos em França não pode estar de todo correcta! Quer dizer, nem a porcaria de uma mísera geada em plena pequena idade do gelo? Nem nos alpes francesses houve neve ou só houve falta dela nas principais cidades? :unsure:

É difícil saber se sim ou não ocorreu de tal forma, certo é que devemos dar alguma tolerância de erro nestas notícias... a forma de recolher notícias e as fontes nem sempre eram as mais credíveis... Mas é preciso ver que mesmo na pequena idade do gelo, existiram verões mais quentes do que outros... e essas datas podem ser esse o caso...
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Uma colecção riquíssima que tens Rogpacheco. Alem do Atlas do MeteoPT já temos material para o Museu MeteoPT :thumbsup:
 

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
BOA ;)

Eu adoro estes recortes de jornais antigos . Fazem-nos pensar e constatar que fenómenos extremos sempre houve . Só que agora são muito mais mediatizados .
Eu também fiz umas "incursões" à Biblioteca Pública de Braga e tenho bastantes recortes de nevadas aqui em Braga . O problema é que não deixam tirar fotocópias nem fotografar . Tive de passar tudo à mão , mas tem coisas bastante interessantes e engraçadas ;)
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
BOA ;)

Eu adoro estes recortes de jornais antigos . Fazem-nos pensar e constatar que fenómenos extremos sempre houve . Só que agora são muito mais mediatizados .
Eu também fiz umas "incursões" à Biblioteca Pública de Braga e tenho bastantes recortes de nevadas aqui em Braga . O problema é que não deixam tirar fotocópias nem fotografar . Tive de passar tudo à mão , mas tem coisas bastante interessantes e engraçadas ;)

Acho mal isso, a história tem de estar ao acesso de todos, e fotocópia é o mínimo... se é pela fragilidade dos documentos ao menos em fotografia...
Tenta conseguir algum visto ou autorização..
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
BOA ;)

Eu adoro estes recortes de jornais antigos . Fazem-nos pensar e constatar que fenómenos extremos sempre houve . Só que agora são muito mais mediatizados .
Eu também fiz umas "incursões" à Biblioteca Pública de Braga e tenho bastantes recortes de nevadas aqui em Braga . O problema é que não deixam tirar fotocópias nem fotografar . Tive de passar tudo à mão , mas tem coisas bastante interessantes e engraçadas ;)


Necessitas é de uma IRIS PEN Express

Pen-004.jpg


irispen.jpg



e é só digitalizar ;)

mais info em *pdf : Brochura IRIS PEN