Boas Tens esta rede estações aí do Algarve, possivelmente vai ajudar. http://www.drapalg.min-agricultura.pt/index.php?option=com_wrapper&Itemid=43
A sugestão foi para meterem o texto branco para os valores acima de 35ºC, mas colocaram (também) na escala 30-35ºC.
sabem se a estação de pinhão está em boas condições? Eu sei que costuma ser das estações mais quentes mas ontem teve 36ºc e as estações do lado 30ºc
Está mesmo no Vale do Douro, ou seja numa zona baixa e provavelmente mais fechada, portanto é normal ser mais quente do que as que estão à volta. Basta olhares para este mapa e perceberes o relevo da zona de Pinhão e o das outras localidades onde estão as outras estações:
Parece que já dá para entender em que situações o IPMA usa o tão ínfame aviso de trovoada - em situações em que pode ocorrer trovoada seca e não mencionam aguaceiros. Acho que o tipo de aviso interior seria mais relevante, no entanto (dispersas, concentradas, muito concentradas).
Gostava de saber por que razão este ano o IPMA não colocou os valores do número de dias com temperaturas acima dos 25, 30 e 35ºC, acima como de mínima tropicais, no relatório deste mês passado, é que a maior parte do território terá tido valores muito baixos em relação ao normal, seriam dados interessantes.
Se houvesse mais estações no vale do douro tinhas valores iguais aos do Pinhão, infelizmente é a única nessa região.
Boa notícia! Ainda hoje de manhã andei no site a ver se já lá estava (costumava fazer isto muitas vezes eheh). Só falta estar disponível no radar dinâmico.
Esperava mais já que a imagem de radar só chega aos 100 kms mas, enfim, vai-se ver (tendo em conta o TESTE da imagem, esperançosamente aumentarão o alcance público do radar). A 100 kms de distância o radar mostra a nebulosidade a partir de 1 km de altitude mas como o radar está situado a +-500 metros de altitude, no limite disponibilizado só se 'vê' acima dos 1500 metros. Não vale a pena voltar a abordar novamente a orografia da Madeira, ficando isto para quando houver uma frente de sul/sudoeste. Já não me lembro onde publiquei, mas aquando da apresentação do radar na reportagem da RTP local abordei o ângulo cego do radar a NE (que terá pouca importância). Lá está ele: Vê-se mal mas não deixa de ser interessante ver a refletividade da nebulosidade baixa de norte a interagir com a orografia madeirense.
De facto está muito fraco este novo radar da Madeira, um alcance de apenas 100 Km é francamente curto para ter uma melhor noção do que se aproxima da ilha. A localização do mesmo deixa dúvidas se ( eventualmente) a barreira causada pela orografia da ilha não irá tornar o radar quase "cego" às entradas que de SW e que por vezes deixam tanta precipitação, além disso falta o mapa dinâmico com o respetivo zoom. Vamos ver se entretanto surgem melhorias.