IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,136
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Vê o teu email. Eles enviaram emails a todos os membros (pelo menos a mim) a dizer que tem de se recuperar a password no novo site, com um link para tal. A conta está intacta com os relatos e tudo.
Não recebi nenhum email. ;)
 


SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,653
Local
Portalegre (400m)
Estranho. Aqui recebi este email:
VkT2bg4.png
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,136
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Vê o teu email. Eles enviaram emails a todos os membros (pelo menos a mim) a dizer que tem de se recuperar a password no novo site, com um link para tal. A conta está intacta com os relatos e tudo.
Não recebi nenhum email. ;)
Estranho. Aqui recebi este email:
VkT2bg4.png

Pois.. já andei aqui a ver e não tenho nada.. nem no SPAM. Já lhes mandei mensagem através do site. Obrigado.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,136
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Podes tentar restaurar a tua password a partir do formulário de login do site na mesma, pode ser que recebas o e-mail por aí.

Também tentei, apesar de dizer lá no site que tinham enviado novo email para recuperação da pass, também não o recebi...
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,963
Local
Tondela-290m
Há uns dias decidi contactar o IPMA, em particular por causa da esquecida estação do Caramulo, mas no meio de tantas perguntas e observações acho que acabaram por se esquecer de responder, pelo que nem sei se hei-de responder ao mail e voltar a perguntar, o que acham?? Já foi uma sorte me responderem ao que responderam, pelo que não sei se abuse mais da paciências deles:unsure: Entretanto não fazia ideia que o radar de coruche estava nas circunstâncias descritas pelo IPMA, muito embora soubesse que era o mais antigo da rede :(

Deixo aqui um extrato do mail que lhes enviei com algumas perguntas que decidi fazer sobre a rede de radares, e com as respetivas respostas do IPMA:

2- Como estão os trabalhos de calibração do radar de Arouca em termos de reconhecimento de outros hidrometeoros (como granizo),
(no qual o meteopt foi inclusivamente contactado para colaboração).

R: A colaboração pedida ao meteopt, juntamente com relatos recolhidos noutras fontes, resultou num novo aviso de granizo, em que é utilizada a tecnologia de Dupla Polarização. Este aviso está já disponível para os centros de previsão desde o final do ano de 2018.

3- Esses produtos de radar referentes aos tipos de hidrometeoros, serão disponibilizados ao público, à semelhança do que acontece com os radares da Meteogalicia?

R: Foi submetida uma comunicação sobre o referido aviso e o seu impacto operacional, ao 11º Simpósio da APMG, a realizar em Março próximo; caso a mesma seja aprovada, poderá ser uma oportunidade de o público presente saber mais sobre este produto. No entanto, devido à sua especificidade, e cuidados necessários na interpretação, não está prevista, por agora, a sua disponibilização pública de forma regular.

4- Por que motivo o radar de Arouca e por vezes o de Coruche, desaparecem do vosso site por tempo indeterminado e ainda por cima em eventos críticos de mau tempo que sugerem todo o acompanhamento?


R:O radar de Coruche está há 21 anos em exploração operacional, ou seja, no limite da sua vida útil. Este facto tem-se reflectido na sua operacionalidade.

Após 4 anos e meio de exploração operacional praticamente contínua, o radar de Arouca sofreu uma avaria grave no emissor, que se reflectiu na operacionalidade na segunda quinzena de Dezembro. No final de Janeiro, foi sujeito a trabalho de manutenção preventiva anual, com algum reflexo na operacionalidade. Posteriormente, um evento excepcional, com forte trovoada e granizo abundante, associado à depressão Helena, provocou uma avaria na distribuição de energia eléctrica da rede pública, com impacto no sistema de no-break da torre de radar.

5- Está prevista a criação de imagens dinâmicas públicas para o radar de Porto Santo?


R: Não está, de momento, prevista a criação das referidas imagens. É de esperar que num futuro próximo tal seja considerado.

Boa noite. Cerca de 1 mês depois, o IPMA voltou ao meu contacto, após eu ter insistido na questão da inoperacionalidade da estação do Caramulo. Responderam curto e grosso, sem explicações:

"Bom dia
A ema do Caramulo foi desativada definitivamente.
Cumprimentos"

E porque é que eu referi a parte do "sem explicações"? Bom, em Outubro do ano passado, o próprio IPMA publicou numa notícia da tempestade extra-tropical Leslie, que foram registados 140Km/h no Caramulo, ora se a estação foi desativada, de onde caiu este registo? Terá sido resultado dos produtos de radar? Ou terá sido um mero resultado proveniente de modelos? Em seguida deixo esse extrato da notícia:

Efeito da passagem do LESLIE ? Continente e Madeira

Informação Meteorológica Comunicado válido entre 2018-10-08 17:15 e 2018-10-15 20:00
A depressão pós-tropical LESLIE dirigiu-se para nordeste, atravessando o território do Continente enquanto perdia atividade, encontrando-se em Espanha a leste de Bragança cerca das 5 horas locais. No distrito de Viseu ainda se observou vento forte com rajadas que atingiram 140 km/h no Caramulo.


Entretanto não deixa de ser lamentável que mais uma estação da rede tenha colapsado, e que como consequência se perca a continuidade do registo, daquilo que foram vários anos de recolha de dados com importância relevante para o estudo do clima local. Já para não falar nas questões de nowcasting...

Dizer também, que não percebo a política de investimento do IPMA, mesmo sabendo que é uma instituição subfinanciada. Observemos o seguinte exemplo: em 2016 instalaram uma estação na Selvagem Grande, ora questiono que utilidade tem tido? Já nem tão pouco a têm disponível no site.... Na época disseram que era uma estação para fins de estudo do clima e dos habitats naturais, mas novamente pergunto, não seria melhor ter investido esse dinheiro em estações que possuem verdadeiro interesse para a população, e até para o sistema de avisos, como a estação do Caramulo, que tinha entrado em falhas severas cerca de 1 ano antes?

De facto, podem-se concluir 2 coisas, ou a estação foi muito bem financiada por parte de outras entidades com interesses diversos, ou efetivamente, não compreendo estas decisões...
 
Última edição:

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,653
Local
Portalegre (400m)
É facil ser ambicioso quando se tem uma "aberta" nas finanças. Mas quando dá problemas a reparação pode ser difícil e pobremente planeada. Presumo que esse tenha sido o caso das Selvagens. A estação foi instalada (e bem, as Selvagens são um sítio interessantíssimo para ter observações) com os fins que quiseram, numa altura que tinham financiamento para isso, mas, se hipoteticamente deu algum problema grave, talvez o financiamento não seja suficiente para isso. Não pensem que os meteorologistas não querem tudo a funcionar direitinho como nós meteoloucos, porque até querem.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,653
Local
Portalegre (400m)
O AROME é utilizado no cálculo estatístico das previsões e esse tem uma malha suficiente para considerar esses locais, portanto pode explicar isso ;) No entanto, nos locais onde as inversões são em locais mais específicos/menos área, talvez a performance não seja tão boa e é completamente normal, é difícil prever inversões térmicas quanto menor for a área, mesmo com modelos mesoescala.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Obrigado. :thumbsup:
Está correcto melhorarem as previsões em locais onde há aglomerados populacionais, o resto talvez seja um pouco irrelevante. A base de dados da estação de Coruche talvez também ajude na previsão,embora seja relativamente recente 1996.