IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas



ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,136
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
  • Gosto
Reactions: srr

srr

Nimbostratus
Registo
10 Jan 2012
Mensagens
1,129
Local
Abrantes
Colocaram a foto no site... ou foi o próprio autor que fez o relato da trovoada no Observar? ;)
https://observar.ipma.pt/


Óbvio - como a postavam, sem a ter ???????

PS: nem todos os "relatos" são aprovados e ou postados.
Não se conseguem relatar directo, fica sempre pendente, depois é ou não é seleccionada.
Enviam um mail e informar o ponto de situação.
 
Última edição:

MeteoMP

Cirrus
Registo
6 Mai 2019
Mensagens
46
Local
Lisboa
Diariamente, ando de olho no site do IPMA para ver quando sai o Boletim Meteorológico de Abril, mas até hoje, só está disponibilizado o Resumo Meteorológico, ao contrário dos meses anteriores.

Sabem-me indicar, por favor, quando é que normalmente o Boletim Meteorológico é lançado? Se é que vai ser lançado...

Obrigado.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,089
Local
Belas
Diariamente, ando de olho no site do IPMA para ver quando sai o Boletim Meteorológico de Abril, mas até hoje, só está disponibilizado o Resumo Meteorológico, ao contrário dos meses anteriores.

Sabem-me indicar, por favor, quando é que normalmente o Boletim Meteorológico é lançado? Se é que vai ser lançado...

Obrigado.
Geralmente é na primeira quinzena, agora com o fds talvez só para a semana.
 
  • Gosto
Reactions: MeteoMP

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,896
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
IPMA pergunta: "Sentiu o sismo de 1969?"

Hoje às 14:41 h

image.aspx


Mais de duas mil pessoas já responderam ao apelo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e contaram como sentiram o sismo de 28 de fevereiro de 1969, que abalou sobretudo o Sul do país e provocou 13 mortos. O inquérito, de âmbito nacional, vai decorrer até ao final de junho.

Foi o maior sismo na Europa desde o grande terramoto de Lisboa de 1755. O sismo, de magnitude 7,9 na escala de Richter, provocou 13 vítimas mortais, arrasou aldeias e deu azo a um pequeno tsunami. O Algarve foi a região mais afetada, por ser a que estava mais próxima do epicentro, localizado a cerca de 200 quilómetros a sudoeste de Sagres. Em Lisboa, o sismo foi sentido com intensidade VI na escala de Mercalli, ou seja, foi um terramoto "bastante forte". Aliás, o sismo foi sentido em Marrocos, mas também em Bordéus e nas Canárias.


Para assinalar o 50.º aniversário do sismo, quatro instituições juntaram-se e decidiram lançar um inquérito nacional online para recolher depoimentos de pessoas que testemunharam o terramoto, para complementar, assim, os poucos registos instrumentais que existiam à época. O inquérito macrossísmico, promovido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Instituto Superior Técnico, Faculdade de Ciências de Lisboa e laboratório associado ao Instituto Dom Luiz, vai decorrer até ao final de junho.

Desde fevereiro, já responderam ao inquérito 2629 pessoas, a maior parte das quais da zona de Lisboa (1405), o que, para Fernando Carrilho, do IPMA, faz sentido, uma vez que era na capital "que grande parte da população estava concentrada". Segue-se a zona do Porto (231 respostas) e do Algarve (209 respostas).

Fernando Carrilho acredita, contudo, que a participação ainda vai aumentar, pela experiência em inquéritos passados. "Por exemplo, fizemos um para o sismo de 2009 e responderam cerca de quatro mil pessoas em dois ou três dias", recorda.

Acresce que os promotores do inquérito lançaram um desafio à comunidade escolar, para que seja possível chegar a um maior número de pessoas. Basicamente, os alunos devem encontrar um adulto que tenha sentido e se lembre do sismo. Depois, em conjunto com esse adulto, preenche o inquérito online e, no final, identifica a sua escola para que se candidate a receber um prémio.

"Pretendemos olhar para a distribuição das intensidades do sismo, com base nesses testemunhos", refere Fernando Carrilho, do IPMA, convicto de que deverão existir conclusões em meados de julho.



https://www.jn.pt/nacional/interior/ipma-pergunta-sentiu-o-sismo-de-1969-10901050.html
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,907
Local
Figueira da Foz
Alguém sabe, ou já tentou contactar o IPMA sobre o facto de em 2019 ainda usar as normais 1971-00, tendo já divulgado algumas normais 1981-10 há uns 7 anos? É que daqui a ano e meio temos as novas normais prontas e o IPMA ainda nem estas usou
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,089
Local
Belas
Alguém sabe, ou já tentou contactar o IPMA sobre o facto de em 2019 ainda usar as normais 1971-00, tendo já divulgado algumas normais 1981-10 há uns 7 anos? É que daqui a ano e meio temos as novas normais prontas e o IPMA ainda nem estas usou
Pelo que me lembro, acho que há um tempo de espera até ser possível utilizar as próximas normais. Muito possivelmente só depois de 2020 é que se se trocará o nível "base" da escala das médias. Não sei se é assim, por isso alguém que corrobore.
 
  • Gosto
Reactions: N_Fig

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,907
Local
Figueira da Foz
Pelo que me lembro, acho que há um tempo de espera até ser possível utilizar as próximas normais. Muito possivelmente só depois de 2020 é que se se trocará o nível "base" da escala das médias. Não sei se é assim, por isso alguém que corrobore.
Então mas quando deviam começar a usar as 1991-20 é que vão usar as 1981-10? Já a troca para estas foi demorada, só tendo acontecido em maio de 2008, mas estas ainda estão a demorar mais
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,089
Local
Belas
Então mas quando deviam começar a usar as 1991-20 é que vão usar as 1981-10? Já a troca para estas foi demorada, só tendo acontecido em maio de 2008, mas estas ainda estão a demorar mais
Para avaliar anomalias faz sentido usar um período climatológico com maior distância, as futuras anomalias da década de 20 se fossem comparadas com as normais 91-20 não teriam significado.