IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

Tópico em 'Meteorologia Geral' iniciado por J.S. 8 Jul 2008 às 00:24.

  1. rozzo

    rozzo
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2006
    Mensagens:
    2,430
    Local:
    Montijo/Lisboa
    Obviamente não compensa. Mas tendo em conta que o normal é apenas o lançamento do balão da rádio-sondagem 1x por dia (12UTC), sempre é uma pequena ajuda. É duplicar a amostragem.
     
  2. DaniFR

    DaniFR
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    21 Ago 2011
    Mensagens:
    1,821
    Local:
    Coimbra (75 m)
    Aeródromo Bissaya Barreto vai acolher estação meteorológica aeronáutica do IPMA

    O Aeródromo Municipal Bissaya Barreto vai ser uma das poucas infraestruturas a nível nacional a dispor de uma estação meteorológica aeronáutica. A proposta apresentada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) foi acolhida pelo presidente da autarquia, Manuel Machado, que esta segunda-feira leva à reunião do executivo a proposta de protocolo com esta entidade.
    Segundo o documento, a que o DIÁRIO AS BEIRAS teve acesso, este tipo de equipamento é fundamental para as informações que são prestadas pelo Agente de Informação de Tráfego do Aeródromo (AITA) aos pilotos na altura da aterragem/descolagem.

    O processo de aquisição deste equipamento, por parte do IPMA, teve início em 2016 e, nessa altura, os aeródromos escolhidos foram Bragança, Vila Real, Viseu, Cascais e Portimão. Mas, ao serem auscultados os responsáveis por cada um destes aeródromos, ficaram a saber que Vila Real e Cascais já dispunham deste tipo de equipamento, tendo o instituto público escolhido Coimbra e Chaves como beneficiários deste tipo de equipamento.
    Logo na altura, o município de Coimbra mostrou vontade de acolher esta estação, só que o concurso público lançado pelo IPMA ficou apenas concluído três anos depois, ou seja, no final de 2019. Nas reuniões seguintes, ficaram estabelecidas as condições para que a infraestrutura conimbricense acolhesse o equipamento, cabendo à autarquia disponibilizar as condições técnicas para que a estação aeronática possa funcionar em pleno.
    Na reunião desta segunda-feira, vai ser também analisado o protocolo para o posicionamento de meios aéreos da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANPC) naquela infraestrutura. Na proposta, está previsto que o Centro de Meios Aéreos (CMA) de Cernache acolha em permanência no período do Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Florestais um helicóptero ligeiro (entre 15 de maio e 31 de outubro) e dois aviões anfíbios médios (entre 1 de junho e 31 de outubro).

    Diário As Beiras
     
  3. Duarte Sousa

    Duarte Sousa
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Mar 2011
    Mensagens:
    5,669
    Local:
    Loures
    Versão Atualizada da Aplicação SISMOS@IPMA
    [​IMG]
    2020-05-05 (IPMA)



    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera, i.P desenvolveu uma nova aplicação para smartphones relativa à actividade sísmica com monitorização em tempo real.

    A aplicação sismos@IPMA é gratuita e trata-se de uma versão actualizada da anterior aplicação, já se encontrando disponível para download na Apple Store (iPhone) e Google Play (Android).

    A informação reportada pela sismos@IPMA é obtida a partir dos dados gerados pelo sistema de vigilância sísmica do IPMA, distribuído pelos Centros operacionais do Continente e dos Açores, com recurso à rede sísmica nacional instalada no Continente e nos arquipélagos dos Açores e da Madeira. A informação é depois complementada com estações sísmicas pertencentes a outras entidades nacionais e internacionais.

    No que respeita os sismos com origem mais afastada do território nacional apenas é disponibilizada informação dos que são registados pela instrumentação da rede sísmica a operar em Portugal, tipicamente apenas os de magnitude superior a 5.0.

    A sismos@IPMA dispõe das seguintes funcionalidades:

    • pesquisa nas ultimas 24horas, 7 dias e 30 dias de informação
    • localização, com recurso a mapa, dos eventos sísmicos
    • apresentação da informação em formato tabular
    • interacção com a informação macrossísmica
    • links para preenchimento do inquérito macrossísmico
    • visualização dos shakemaps
    • ligação ao twitter do IPMA
    Esta nova versão foi desenvolvida salvaguardando a compatibilidade com as versões mais recentes do sistema Android e iOS, respondendo assim ao crescente acesso à informação através destes dispositivos (ver links diretos abaixo).

    Caso testemunhe um sismo é importante que preencha o questionário macrossísmico do IPMA disponível tanto na aplicação como no nosso site. Desta forma podemos estudar melhor o fenómeno: https://survey.ipma.pt/index.php/2019/lang/pt/newtest/Y?

    Links:
    Imagens associadas
    [​IMG]

    --

    Link da notícia: http://www.ipma.pt/pt/media/noticias/news.detail.jsp?f=/pt/media/noticias/textos/app-sismo.html
     
  4. "Charneca" Mundial

    "Charneca" Mundial
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    28 Nov 2018
    Mensagens:
    3,019
    Local:
    Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    N_Fig e Duarte Sousa gostaram disto.
  5. pe5cinco5

    pe5cinco5
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    14 Nov 2014
    Mensagens:
    232
    Local:
    Entre Corroios e Ch. Caparica(40m)|Mir.Douro(730m)
    Boa noite

    Dado o fenómeno que está a ocorrer neste momento no distrito de Bragrança, devido à força bruta das trovoadas, e como não há qualquer aviso meteorológico por parte do IPMA, decidi enviar esta mensagem para a instituição pública:

    "Venho por este meio solicitar a vossa atenção no que diz respeito aos avisos meteorológicos. Estou a referir diretamente ao distrito de Bragança, em que neste preciso momento estão a ocorrer alguns fenómenos mais extremos/fortes de trovoada, inclusivé com eco vermelho no radar, e não há qualquer aviso meteorológico para este distrito, sendo que devia de haver, pois há a transmissão de uma mensagem à população e às autoridades que não corresponde à verdade, sob pena de surgirem danos localmente por falta de informação de prevenção de riscos meteorológicos a que compete a vossa entidade.

    Solicito que estas situações nos avisos meteorológicos não se tornem a repetir, com a intenção de melhorar o funcionamento dos vossos serviços.

    Atentamente
    "

    [​IMG]
     
    #1926 pe5cinco5, 8 Mai 2020 às 02:35
    Última edição: 8 Mai 2020 às 02:47
    1337 e "Charneca" Mundial gostaram disto.
  6. "Charneca" Mundial

    "Charneca" Mundial
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    28 Nov 2018
    Mensagens:
    3,019
    Local:
    Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
    @pe5cinco5 Parece que, depois do que aconteceu ontem, o IPMA acordou finalmente com esta questão dos avisos! :palmas:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    pe5cinco5 e Tufao André gostaram disto.
  7. Davidmpb

    Davidmpb
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    7 Jul 2014
    Mensagens:
    3,886
    Local:
    Portalegre( 600m)/ Fundão
    Pois, mas hoje provavelmente já não é necessário qualquer aviso, visto que a instabilidade deverá ficar toda em Espanha, é isto que não se compreende.:facepalm:
     
    pe5cinco5 e "Charneca" Mundial gostaram disto.
  8. Duarte Sousa

    Duarte Sousa
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Mar 2011
    Mensagens:
    5,669
    Local:
    Loures
  9. N_Fig

    N_Fig
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    29 Jun 2009
    Mensagens:
    3,040
    Local:
    Coimbra (Figueira da Foz aos fins de semana)
    Alguém me sabe dizer se há alguma razão para o IPMA não ter uma única estação na região do Vale do Ave (Guimarães, Famalicão, Fafe, etc...)? É que é uma região densamente povoada e há um enorme "buraco" lá, nem sequer o SNIRH tem lá estações
     
    Costa e "Charneca" Mundial gostaram disto.
  10. joralentejano

    joralentejano
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Set 2015
    Mensagens:
    6,380
    Local:
    Arronches | Leiria
    RADAR METEOROLÓGICO DE SANTA BÁRBARA
    Radar meteorológico de Santa Bárbara, Ilha Terceira - Andamento do Projeto

    A firma Vaisala concluiu o fabrico do radar meteorológico Doppler da Banda C, com tecnologia de polarização dupla, que será instalado no Grupo Central da Região Autónoma dos Açores (RAA), em Santa Bárbara (Ilha Terceira).

    Os testes de aceitação em fábrica (FAT) decorreram entre 4 e 8 de junho, nas instalações da Vaisala, tendo sido concluídos com sucesso.

    Na próxima semana será iniciado o transporte do equipamento, por via marítima, estimando-se que o mesmo seja rececionado na Praia da Vitória, em meados de julho.

    Presentemente estão em curso trabalhos de adaptação das infraestruturas no local onde o radar será instalado, de forma a que sejam criadas todas as condições que garantam a melhor operacionalidade possível do sistema de radar meteorológico.

    No âmbito deste projeto serão igualmente instalados:
    • uma estação meteorológica automática, na Fajã Grande, Flores, cujas observações irão contribuir para a melhoria geral da previsão do estado do tempo na RAA, particularmente no Grupo Ocidental;
    • um detetor de raios, no Observatório José Agostinho (Angra do Heroísmo);
    • estações de trabalho em diversos centros meteorológicos da RAA (Santa Cruz das Flores, Horta, Angra do Heroísmo, Ponta Delgada e Santa Maria), que permitirão a visualização remota da informação meteorológica obtida com este radar;
    • um sistema de processamento central no Observatório Afonso Chaves (Ponta Delgada).
    Prevê-se que o sistema de radar meteorológico da Santa Bárbara seja instalado durante o mês de agosto e que a sua exploração, em regime experimental, se inicie em setembro.

    IPMA
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  11. SpiderVV

    SpiderVV
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    26 Ago 2010
    Mensagens:
    7,931
    Local:
    Portalegre (400m) / Lisboa (60m)
    "Charneca" Mundial e Thomar gostaram disto.
  12. algarvio1980

    algarvio1980
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    21 Mai 2007
    Mensagens:
    10,185
    Local:
    Olhão (24 m)
    O Algarve devia estar sob aviso amarelo para temperaturas elevadas, Máxima para hoje de 33ºC, Amanhã 35ºC e 2ª feira 33ºC, ou seja, cumpre o critério de aviso amarelo, mas está verde. :wacko:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    "Charneca" Mundial gostou disto.
  13. Thomar

    Thomar
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    19 Dez 2007
    Mensagens:
    2,200
    Local:
    Cabanas - Palmela (75m)
    Hoje é a minha vez de criticar o IPMA.

    Se muitas vezes criticamos o IPMA por não emitir avisos meteorológicos de calor (ou outros) para determinados distritos, porque a capital desse distrito não cumpre os parâmetros para a atribuição desse aviso, agora temos um absurdo, se alguém me conseguir explicar isto, segundo as previsões emitidas pelo IPMA que não cumprem os critérios para a emissão de um aviso meteorológico Laranja para calor para Castelo Branco, senão vejam:

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  14. rozzo

    rozzo
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2006
    Mensagens:
    2,430
    Local:
    Montijo/Lisboa
    Mas segundo a automática do IPMA há localidades no distrito com temperaturas previstas superiores a 40° hoje e amanhã.

    Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk
     
    "Charneca" Mundial gostou disto.

Partilhar esta Página