IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Ao ver esta nota do IPMA fiquei algo perplexo.

A redução do tráfego aéreo a nível europeu (e mundial) é brutal:

https://mapsontheweb.zoom-maps.com/...air-traffic-in-europe-on-sunday-29-march-2020

Portanto, imagino que a redução na recolha de dados meteorológicos em tempo real seja correspondentemente brutal (70% segundo a notícia do IPMA). Para compensação, o IPMA inicia a "realização de sondagens regulares" em Lisboa.

Mas ao ver o vídeo do IPMA reparei que afinal lançam um (1) balão destes de 12 em 12 horas, pelo menos é o que se percebe da informação no canto superior direito.

Alguém me pode explicar como é que isto pode compensar os aviões em falta? (sem ironia)

Obviamente não compensa. Mas tendo em conta que o normal é apenas o lançamento do balão da rádio-sondagem 1x por dia (12UTC), sempre é uma pequena ajuda. É duplicar a amostragem.
 


Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,698
Local
Loures
qbvjEtA.png


http://www.ipma.pt/pt/media/noticia...dia/noticias/textos/sondagem-lajes-00utc.html
 

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,213
Local
Coimbra
Aeródromo Bissaya Barreto vai acolher estação meteorológica aeronáutica do IPMA

O Aeródromo Municipal Bissaya Barreto vai ser uma das poucas infraestruturas a nível nacional a dispor de uma estação meteorológica aeronáutica. A proposta apresentada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) foi acolhida pelo presidente da autarquia, Manuel Machado, que esta segunda-feira leva à reunião do executivo a proposta de protocolo com esta entidade.
Segundo o documento, a que o DIÁRIO AS BEIRAS teve acesso, este tipo de equipamento é fundamental para as informações que são prestadas pelo Agente de Informação de Tráfego do Aeródromo (AITA) aos pilotos na altura da aterragem/descolagem.

O processo de aquisição deste equipamento, por parte do IPMA, teve início em 2016 e, nessa altura, os aeródromos escolhidos foram Bragança, Vila Real, Viseu, Cascais e Portimão. Mas, ao serem auscultados os responsáveis por cada um destes aeródromos, ficaram a saber que Vila Real e Cascais já dispunham deste tipo de equipamento, tendo o instituto público escolhido Coimbra e Chaves como beneficiários deste tipo de equipamento.
Logo na altura, o município de Coimbra mostrou vontade de acolher esta estação, só que o concurso público lançado pelo IPMA ficou apenas concluído três anos depois, ou seja, no final de 2019. Nas reuniões seguintes, ficaram estabelecidas as condições para que a infraestrutura conimbricense acolhesse o equipamento, cabendo à autarquia disponibilizar as condições técnicas para que a estação aeronática possa funcionar em pleno.
Na reunião desta segunda-feira, vai ser também analisado o protocolo para o posicionamento de meios aéreos da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANPC) naquela infraestrutura. Na proposta, está previsto que o Centro de Meios Aéreos (CMA) de Cernache acolha em permanência no período do Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Florestais um helicóptero ligeiro (entre 15 de maio e 31 de outubro) e dois aviões anfíbios médios (entre 1 de junho e 31 de outubro).

Diário As Beiras
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,698
Local
Loures
Versão Atualizada da Aplicação SISMOS@IPMA
news-APP-Sismos.png

2020-05-05 (IPMA)



O Instituto Português do Mar e da Atmosfera, i.P desenvolveu uma nova aplicação para smartphones relativa à actividade sísmica com monitorização em tempo real.

A aplicação sismos@IPMA é gratuita e trata-se de uma versão actualizada da anterior aplicação, já se encontrando disponível para download na Apple Store (iPhone) e Google Play (Android).

A informação reportada pela sismos@IPMA é obtida a partir dos dados gerados pelo sistema de vigilância sísmica do IPMA, distribuído pelos Centros operacionais do Continente e dos Açores, com recurso à rede sísmica nacional instalada no Continente e nos arquipélagos dos Açores e da Madeira. A informação é depois complementada com estações sísmicas pertencentes a outras entidades nacionais e internacionais.

No que respeita os sismos com origem mais afastada do território nacional apenas é disponibilizada informação dos que são registados pela instrumentação da rede sísmica a operar em Portugal, tipicamente apenas os de magnitude superior a 5.0.

A sismos@IPMA dispõe das seguintes funcionalidades:

  • pesquisa nas ultimas 24horas, 7 dias e 30 dias de informação
  • localização, com recurso a mapa, dos eventos sísmicos
  • apresentação da informação em formato tabular
  • interacção com a informação macrossísmica
  • links para preenchimento do inquérito macrossísmico
  • visualização dos shakemaps
  • ligação ao twitter do IPMA
Esta nova versão foi desenvolvida salvaguardando a compatibilidade com as versões mais recentes do sistema Android e iOS, respondendo assim ao crescente acesso à informação através destes dispositivos (ver links diretos abaixo).

Caso testemunhe um sismo é importante que preencha o questionário macrossísmico do IPMA disponível tanto na aplicação como no nosso site. Desta forma podemos estudar melhor o fenómeno: https://survey.ipma.pt/index.php/2019/lang/pt/newtest/Y?

Links:
Imagens associadas
APP-Sismos.png


--

Link da notícia: http://www.ipma.pt/pt/media/noticias/news.detail.jsp?f=/pt/media/noticias/textos/app-sismo.html
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,016
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)

pe5cinco5

Cumulus
Registo
14 Nov 2014
Mensagens
274
Local
Entre Corroios e Ch. Caparica(40m)|Mir.Douro(730m)
Boa noite

Dado o fenómeno que está a ocorrer neste momento no distrito de Bragrança, devido à força bruta das trovoadas, e como não há qualquer aviso meteorológico por parte do IPMA, decidi enviar esta mensagem para a instituição pública:

"Venho por este meio solicitar a vossa atenção no que diz respeito aos avisos meteorológicos. Estou a referir diretamente ao distrito de Bragança, em que neste preciso momento estão a ocorrer alguns fenómenos mais extremos/fortes de trovoada, inclusivé com eco vermelho no radar, e não há qualquer aviso meteorológico para este distrito, sendo que devia de haver, pois há a transmissão de uma mensagem à população e às autoridades que não corresponde à verdade, sob pena de surgirem danos localmente por falta de informação de prevenção de riscos meteorológicos a que compete a vossa entidade.

Solicito que estas situações nos avisos meteorológicos não se tornem a repetir, com a intenção de melhorar o funcionamento dos vossos serviços.

Atentamente
"

BSYsD4r.jpg
 
Última edição:

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,016
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Alguém me sabe dizer se há alguma razão para o IPMA não ter uma única estação na região do Vale do Ave (Guimarães, Famalicão, Fafe, etc...)? É que é uma região densamente povoada e há um enorme "buraco" lá, nem sequer o SNIRH tem lá estações
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
RADAR METEOROLÓGICO DE SANTA BÁRBARA
Radar meteorológico de Santa Bárbara, Ilha Terceira - Andamento do Projeto

A firma Vaisala concluiu o fabrico do radar meteorológico Doppler da Banda C, com tecnologia de polarização dupla, que será instalado no Grupo Central da Região Autónoma dos Açores (RAA), em Santa Bárbara (Ilha Terceira).

Os testes de aceitação em fábrica (FAT) decorreram entre 4 e 8 de junho, nas instalações da Vaisala, tendo sido concluídos com sucesso.

Na próxima semana será iniciado o transporte do equipamento, por via marítima, estimando-se que o mesmo seja rececionado na Praia da Vitória, em meados de julho.

Presentemente estão em curso trabalhos de adaptação das infraestruturas no local onde o radar será instalado, de forma a que sejam criadas todas as condições que garantam a melhor operacionalidade possível do sistema de radar meteorológico.

No âmbito deste projeto serão igualmente instalados:
  • uma estação meteorológica automática, na Fajã Grande, Flores, cujas observações irão contribuir para a melhoria geral da previsão do estado do tempo na RAA, particularmente no Grupo Ocidental;
  • um detetor de raios, no Observatório José Agostinho (Angra do Heroísmo);
  • estações de trabalho em diversos centros meteorológicos da RAA (Santa Cruz das Flores, Horta, Angra do Heroísmo, Ponta Delgada e Santa Maria), que permitirão a visualização remota da informação meteorológica obtida com este radar;
  • um sistema de processamento central no Observatório Afonso Chaves (Ponta Delgada).
Prevê-se que o sistema de radar meteorológico da Santa Bárbara seja instalado durante o mês de agosto e que a sua exploração, em regime experimental, se inicie em setembro.

IPMA
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
O Algarve devia estar sob aviso amarelo para temperaturas elevadas, Máxima para hoje de 33ºC, Amanhã 35ºC e 2ª feira 33ºC, ou seja, cumpre o critério de aviso amarelo, mas está verde. :wacko:
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Hoje é a minha vez de criticar o IPMA.

Se muitas vezes criticamos o IPMA por não emitir avisos meteorológicos de calor (ou outros) para determinados distritos, porque a capital desse distrito não cumpre os parâmetros para a atribuição desse aviso, agora temos um absurdo, se alguém me conseguir explicar isto, segundo as previsões emitidas pelo IPMA que não cumprem os critérios para a emissão de um aviso meteorológico Laranja para calor para Castelo Branco, senão vejam:

nkVMRpq.png


SMpXMs2.png


7tTBWMm.png
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Hoje é a minha vez de criticar o IPMA.

Se muitas vezes criticamos o IPMA por não emitir avisos meteorológicos de calor (ou outros) para determinados distritos, porque a capital desse distrito não cumpre os parâmetros para a atribuição desse aviso, agora temos um absurdo, se alguém me conseguir explicar isto, segundo as previsões emitidas pelo IPMA que não cumprem os critérios para a emissão de um aviso meteorológico Laranja para calor para Castelo Branco, senão vejam:

nkVMRpq.png


SMpXMs2.png


7tTBWMm.png
Mas segundo a automática do IPMA há localidades no distrito com temperaturas previstas superiores a 40° hoje e amanhã.

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial