IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

pe5cinco5

Cumulus
Registo
14 Nov 2014
Mensagens
274
Local
Entre Corroios e Ch. Caparica(40m)|Mir.Douro(730m)
Boas

Há já várias semanas que o radar de Coruche tem andado offline.

Isto cria várias irregularidades no que diz respeito à análise de refletividade e de precipitação acumulada para a região centro.

Um exemplo disto é que, em algures no interior, houve uma célula que descarregou forte e o radar nesse local não apresentou eco vermelho, por exemplo.

Sim, mostra. Mas se visse o que caiu aqui aquele hora entenderia porque digo isso.
Desde que o radar de Coruche falhou nunca mais o radar dinâmico acertou.
A célula que por aqui passou era no mínimo um eco vermelho, coisa que o radar dinâmico não mostrou.

Enviado do meu SM-A715F através do Tapatalk

Eu também gostava de poder confiar no radar, mas os de Arouca e Loulé juntos não conseguem cobrir eficazmente a região centro e à volta de Lisboa.

Inclusivé já aconteceu estar a chover, o suficiente para tornar em tom verde no radar, perto de Lisboa e no radar não aparecia qualquer mancha de precipitação.

Isto já se arrasta há algumas semanas...

É triste não só para mim mas também para todos os entusiastas desta região que vêem as incertezas acrescidas por falta de um radar em condições.

Se alguém souber o que se passa com o Radar de Coruche, diga.
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,372
Local
Olhão (24 m)
Se bem me lembro, a última vez, que até fizeram um artigo sobre o assunto, foi porque foi muito complicado arranjar uma peça que avariou devido à avançada idade do radar. Presumo que seja algo do género também desta vez. :/

Quer o radar de Coruche, quer o radar de Loulé, foram celebrados contratos para a beneficiação dos mesmos e respectiva manutenção, os contratos foram no valor total de 80 mil €.

O de Coruche tinha um prazo de 1 mês para ficar em obra, mas como surgiu um problema e é necessário uma peça essencial, o mesmo ainda não está em funcionamento e o de Loulé provavelmente entrou em obra esta semana.
 

"Charneca" Mundial

Cumulonimbus
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
4,998
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Estamos em maio e ainda não temos boletim climatológico de 2020, somente um resumo sucinto do ano. A sério?! :disgust:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,372
Local
Olhão (24 m)
A estação das Ilhas Selvagens já está activa (pelo menos 10 dias). .
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,372
Local
Ferreiros, Braga 160m
As estações do CIM no distrito de Braga foram-se todas exceto a de Famalicão. A de Vila Verde, Amares e Terras de Bouro já desapareceram à duas semanas pelo menos ao ver as observações diárias. A partir do dia 6 desapareceu o resto e já vai quase uma semana.
Merelim parece que já volta a registar precipitação. Antes não aparecia nada ao carregar em precipitação e agora aparece 0. Seria preciso um dia com alguma chuva para testar se acumula ou não. Reparei também que quando começou a aparecer precipitação no dia 9, foi também quando parece que as máximas ficaram bem acima do que era suposto.

Dia 8, ainda semelhante às outras estações:

wWlDiIQ.png



Dia 9, quando aparece a precipitação, já bem acima:

D2U9vWl.png



Dia 10, também bastante acima:

VdSzE3P.png



E dia 11, também acima:

jCFY0BZ.png



Comparando com uma estação no Wundeground, para esta altura e na altura em que também tivemos algum calor em Junho.

Julho
Dia 8:
Merelim: 28,8ºC Wu: 27,5ºC
Dia 9:
Merelim: 35,5ºC Wu: 31,8ºC
Dia 10:
Merelim: 37,3ºC Wu: 32,9ºC
Dia 11:
Merelim: 32,7ºC Wu: 29,5ºC

Junho
Dia 11
Merelim: 33,3ºC Wu: 32,7ºC
Dia 12
Merelim: 33,1ºC Wu: 32,2ºC
Dia 13
Merelim: 30,6ºC Wu: 30,0ºC
Dia 14:
Merelim: 32,3ºC Wu: 32,3ºC
Dia 15:
Merelim: 36,0ºC Wu: 35,3ºC
Dia 16:
Merelim: 26,2ºC Wu: 26,2ºC


Nota-se bem a diferença de como as máximas estão bem mais altas estes últimos dias e o mesmo acontece se comparar com outras estações no Wunderground. A HR acho que também não está muito bem pois têm ido aos 100% todas as noites e apesar das noites terem sido mais frescas e de termos tido uns dias com orvalho, dia 8 e 9 acho eu, penso que é um pouco de mais. Lembro de ver que mal chegava a noite Merelim subia logo num instante para os 90 e tal % de HR e rapidamente chegava aos 100% lá pela 1h ou 2h da manhã.

Hoje ao ver os dados horários parece ter estado normal tanto a temperatura como a HR, apesar que houve algum vento de noite. Veremos quando vier estes dias de calor se já estará diferente.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,180
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
As estações do CIM no distrito de Braga foram-se todas exceto a de Famalicão. A de Vila Verde, Amares e Terras de Bouro já desapareceram à duas semanas pelo menos ao ver as observações diárias. A partir do dia 6 desapareceu o resto e já vai quase uma semana.
Merelim parece que já volta a registar precipitação. Antes não aparecia nada ao carregar em precipitação e agora aparece 0. Seria preciso um dia com alguma chuva para testar se acumula ou não. Reparei também que quando começou a aparecer precipitação no dia 9, foi também quando parece que as máximas ficaram bem acima do que era suposto.

Dia 8, ainda semelhante às outras estações:

wWlDiIQ.png



Dia 9, quando aparece a precipitação, já bem acima:

D2U9vWl.png



Dia 10, também bastante acima:

VdSzE3P.png



E dia 11, também acima:

jCFY0BZ.png



Comparando com uma estação no Wundeground, para esta altura e na altura em que também tivemos algum calor em Junho.

Julho
Dia 8:
Merelim: 28,8ºC Wu: 27,5ºC
Dia 9:
Merelim: 35,5ºC Wu: 31,8ºC
Dia 10:
Merelim: 37,3ºC Wu: 32,9ºC
Dia 11:
Merelim: 32,7ºC Wu: 29,5ºC

Junho
Dia 11
Merelim: 33,3ºC Wu: 32,7ºC
Dia 12
Merelim: 33,1ºC Wu: 32,2ºC
Dia 13
Merelim: 30,6ºC Wu: 30,0ºC
Dia 14:
Merelim: 32,3ºC Wu: 32,3ºC
Dia 15:
Merelim: 36,0ºC Wu: 35,3ºC
Dia 16:
Merelim: 26,2ºC Wu: 26,2ºC


Nota-se bem a diferença de como as máximas estão bem mais altas estes últimos dias e o mesmo acontece se comparar com outras estações no Wunderground. A HR acho que também não está muito bem pois têm ido aos 100% todas as noites e apesar das noites terem sido mais frescas e de termos tido uns dias com orvalho, dia 8 e 9 acho eu, penso que é um pouco de mais. Lembro de ver que mal chegava a noite Merelim subia logo num instante para os 90 e tal % de HR e rapidamente chegava aos 100% lá pela 1h ou 2h da manhã.

Hoje ao ver os dados horários parece ter estado normal tanto a temperatura como a HR, apesar que houve algum vento de noite. Veremos quando vier estes dias de calor se já estará diferente.
Não estará coberta de erva/mato?

Infelizmente há várias EMAs sem manutenção.
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,372
Local
Ferreiros, Braga 160m
Não estará coberta de erva/mato?

Infelizmente há várias EMAs sem manutenção.

Não sei, mas se tiver oportunidade esta semana ainda passava lá.
Hoje também parecem estar normais os dados, veremos com os dias mais quentes.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,372
Local
Olhão (24 m)
Não sei, mas se tiver oportunidade esta semana ainda passava lá.
Hoje também parecem estar normais os dados, veremos com os dias mais quentes.

A estação de Merelim teve manutenção e detectaram uma falha no sensor de temperatura e humidade e foi solucionado ontem e ficou sem radiation shield durante alguns dias, o pluviómetro foi feita manutenção do mesmo no dia 9.

Quanto ao mato, não sei. :D

Em relação às estações CIM existe uma falha quase geral nas estações na transmissão dos dados, o problema está a ser solucionado, ainda sem prazo.

A estação de Ponte de Lima foi solucionado, o problema com o sensor de temperatura que durava há meses.

O radar de Coruche continua sem prazo para ficar operacional.
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,372
Local
Ferreiros, Braga 160m
A estação de Merelim teve manutenção e detectaram uma falha no sensor de temperatura e humidade e foi solucionado ontem e ficou sem radiation shield durante alguns dias, o pluviómetro foi feita manutenção do mesmo no dia 9.

Quanto ao mato, não sei. :D

Em relação às estações CIM existe uma falha quase geral nas estações na transmissão dos dados, o problema está a ser solucionado, ainda sem prazo.

A estação de Ponte de Lima foi solucionado, o problema com o sensor de temperatura que durava há meses.

O radar de Coruche continua sem prazo para ficar operacional.

Obrigado pela informação! :thumbsup: Podes dizer como a conseguiste?
 

srr

Nimbostratus
Registo
10 Jan 2012
Mensagens
1,129
Local
Abrantes
Boa noite

Houve alguma alteração/problema no meteo.pt

Não consegui entrar uns dias, e agora que consigo, o grafismo está diferente para pior;

Por exemplo não consigo ver os Post, por ordem cronológica independentemente do separar a que pertence,
antes deste "back" conseguia.
Obrigado