IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,180
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
@AnDré percebo o que queres dizer, e talvez seja uma perspetiva mais realista tendo em conta as condições económicas do país, mas essa de "lugares cada vez remotos" é um grande exagero, isto não é a Sibéria, nem em termos de condições meteorológicas nem em dimensões, não é por aí que não vão de vez em quando técnicos a Lamas de Mouro, mesmo que tenham que vir de Lisboa

Antigamente havia observadores meteorológicos espalhados pelo país.
Agora está tudo centralizado em Lisboa.

Se for necessária fazer uma manutenção à estação de Lamas de Mouro, provavelmente serão necessários 2 funcionários com disponibilidade para 2 dias, porque num dia não conseguem fazer a viagem (500km para cada lado) mais a manutenção da estação. Se isto não é um lugar remoto, então não sei o que te diga.

Também, muito provavelmente, não irão propositadamente só fazer a manutenção de uma estação. E irão esperar por mais estações com problemas para justificar a viagem.

Entretanto perdem-se dados das estações, as séries ficam incompletas e fazem-se relatórios com dados errados!
 


Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
-> Estabelecer parcerias com entidades privadas e/ou cidadãos particulares, que disponham de estações amadoras de qualidade;
-> Assegurar a fiabilidade dessas mesmas estações, de acordo com os standards da OMM e verificar periodicamente se as mesmas são alvo de manutenção;
-> Criação de um mapa de estações amadoras, com o respectivo "selo" de qualidade, para consulta pública;

Dá trabalho ? Pois dá. É complicado e chato tirar o dito cujo da cadeira, mas a ciência é um mix de teoria + prática.
É só meter os olhos na cooperação assídua entre a AEMET e os meteorologistas amadores no Twitter e já nem falo no Metoffice.

Tão simples como isto.

:palmas:

Estou totalmente de acordo consigo!
Mas temos de reconhecer que este não é obviamente o caso em Portugal. Veja o quanto tempo levei para convencer uma estação a aderir à InfoClimat.
Não posso esconder o facto de que para um estrangeiro é bastante confuso e desanimador. (Já não conto as provas que tento.... basta olhar aqui).
Os italianos estão atrás de um sensor modificado com um SHT35 (não há melhor actualmente), estou em contacto com EcoWitt para obter bons preços.
Pedem para começar com 2 e depois podemos discutir o preço (normalmente querem ter a certeza de um potencial de vendas).
Quem aqui vai fazer o teste comigo? Tenho grandes dúvidas, falarei mais uma vez no vácuo.
Este sistema é ideal como ponto de partida e mais acessível:
+/- 80 euros de transporte incluído, é necessário acrescentar um abrigo normalizado, um 7714 por exemplo 90 euros (existem outras soluções).

image.thumb.png.5ad36bd5293985a00798ba5d9d72a376.png

image.thumb.png.a0f47d76fe0b3de5751e06303ed26ca2.png



Portanto, temos uma solução online de alta qualidade por 170 euros no máximo!
O meu famoso mapa meteorológico é útil, existem muitas outras soluções mas sem vontade e sem colaboração é inútil.
Os espanhóis, os italianos, os gregos, os franceses, os belgas, etc... estão a ir bem...!

C'est bien dommage, bon weekend ;)
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
:palmas:

Estou totalmente de acordo consigo!
Mas temos de reconhecer que este não é obviamente o caso em Portugal. Veja o quanto tempo levei para convencer uma estação a aderir à InfoClimat.
Não posso esconder o facto de que para um estrangeiro é bastante confuso e desanimador. (Já não conto as provas que tento.... basta olhar aqui).
Os italianos estão atrás de um sensor modificado com um SHT35 (não há melhor actualmente), estou em contacto com EcoWitt para obter bons preços.
Pedem para começar com 2 e depois podemos discutir o preço (normalmente querem ter a certeza de um potencial de vendas).
Quem aqui vai fazer o teste comigo? Tenho grandes dúvidas, falarei mais uma vez no vácuo.
Este sistema é ideal como ponto de partida e mais acessível:
+/- 80 euros de transporte incluído, é necessário acrescentar um abrigo normalizado, um 7714 por exemplo 90 euros (existem outras soluções).

image.thumb.png.5ad36bd5293985a00798ba5d9d72a376.png

image.thumb.png.a0f47d76fe0b3de5751e06303ed26ca2.png



Portanto, temos uma solução online de alta qualidade por 170 euros no máximo!
O meu famoso mapa meteorológico é útil, existem muitas outras soluções mas sem vontade e sem colaboração é inútil.
Os espanhóis, os italianos, os gregos, os franceses, os belgas, etc... estão a ir bem...!

C'est bien dommage, bon weekend ;)


Tenho a certeza de que o IMPA teria todo o gosto em transmitir um projecto qualitativo e estruturado em vez disto: https://observar.ipma.pt/estacoes-meteorologicas/
onde o bom e misturado com a média e o muito mau.
Só é preciso que um português pegue na sua caneta.... à vous de jouer! ;)
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,907
Local
Figueira da Foz
Antigamente havia observadores meteorológicos espalhados pelo país.
Agora está tudo centralizado em Lisboa.

Se for necessária fazer uma manutenção à estação de Lamas de Mouro, provavelmente serão necessários 2 funcionários com disponibilidade para 2 dias, porque num dia não conseguem fazer a viagem (500km para cada lado) mais a manutenção da estação. Se isto não é um lugar remoto, então não sei o que te diga.

Também, muito provavelmente, não irão propositadamente só fazer a manutenção de uma estação. E irão esperar por mais estações com problemas para justificar a viagem.

Entretanto perdem-se dados das estações, as séries ficam incompletas e fazem-se relatórios com dados errados!
Mas não ter capacidade para mandar dois técnicodar uma "volta" de carro até Lamas de Mouro é puramente económico, eu podia fazer isso (a viagem, não a parte técnica, claro), não há uma única dificuldade. As únicas estações verdadeiramente remotas serão as das ilhas
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,671
Local
Loures
Y1ApE4F.png


-> Exploração Operacional do Radar da Terceira
-> Link para as imagens do Radar da Terceira (seleccionar no menu da direita)

Sistema de radar meteorológico de Terceira/Santa Bárbara

fEgjB2o.png


Imagens de 2 março 2021 (16:06 UTC) do radar de T/SB, elevações baixas: PPI da refletividade (dBZ) (“A”), velocidade Doppler em relação à tempestade (“B”) e ampliação com detalhe da velocidade (“C”). Nos quadrados assinala-se uma supercélula nos campos da refletividade e velocidade. A ampliação mostra o detalhe da circulação mesociclónica com o auxílio de setas.

IUacC11.png
 

"Charneca" Mundial

Cumulonimbus
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
4,998
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Achei curioso utilizarem desta vez o termo "bruma" na previsão de quarta-feira. Irá dever-se à poeira prevista?
Os do IPMA já não é a primeira vez que utilizam a palavra "bruma" para se referirem às poeiras. :unsure:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e N_Fig

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,372
Local
Olhão (24 m)
O IPMA devia incluir no seu site, a previsão de poeiras, como a AEMET o faz, porque é um fenómeno bastante usual, principalmente no Algarve e Alentejo. :D
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,254
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Os do IPMA já não é a primeira vez que utilizam a palavra "bruma" para se referirem às poeiras. :unsure:

Bruma de poeira - Suspensão na atmosfera de poeira ou pequenas partículas de areia, levantadas do solo antes do momento de observação por uma tempestade de poeira ou areia

Retirado do site do IPMA
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,372
Local
Olhão (24 m)
Novos dados no site do IPMA

2021-04-01 (IPMA)

O IPMA numa lógica de melhoria contínua dos conteúdos disponibilizados de forma aberta no seu website, www.ipma.pt, informa que se encontram publicados novos dados.

Assim, os dados relacionados com a saúde humana estão agora agrupados num menu com o mesmo nome e incluem informação sobre: Índice Ultravioleta, índice UTCI (Universal Thermal Climate Index, ou índice Térmico Universal), Pólens e Temperatura do Ar.

Também no separador "Espaço" é possível aceder a imagens de satélite MSG (temperatura, nuvens altas/frias e compósitos de massa de ar) e imagens do Sol.

No caso da informação sobre Pólens, os dados disponibilizados nesta página resultaram do projeto "Pólen Alert" numa colaboração entre o IPMA, a Universidade de Évora, a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e o Instituto Politécnico da Guarda. A informação é particularmente relevante durante a época polínica onde são emitidas enormes quantidades de pólen para a atmosfera pelas plantas anemófilas (tipo de polinização em que o pólen é transportado pelo vento) podendo desencadear doença alérgica respiratória nos indivíduos susceptíveis.

No caso do Sol, as imagens são obtidas com o espectroheliógrafo do Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra (OGAUC) e também com a colaboração do Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra (CITUEC), entidades com os quais o IPMA colabora.

Nestas e noutras dimensões do trabalho do IPMA, a importância de parcerias é crucial para o cumprimento da sua missão, não sendo demais reforçar o seu empenho na promoção de parcerias e ações de partilha de conhecimento com universidades nacionais e internacionais, centros de investigação e entidade públicas ou privadas. O enfoque residirá na melhorar compreensão do nosso Planeta, contribuir para o desenvolvimento económico e social e apoiar o esforço de segurança e a saúde coletivas.


Fonte: IPMA

Falta as poeiras. :D
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,372
Local
Olhão (24 m)
Esse artigo é um pouco estranho, porque enquanto a página da saúde/pólenes é nova, a página com as imagens do Sol não é, e até já tem alguns anos. Talvez a queiram expor mais, mas é tudo menos nova. :D

Falo por mim, que raramente clico na área Espaço, embora tenha dias que ande na lua :D, mas só tem o sol. Deve ser para expor mais a mesma, deve ser uma das áreas menos vistas no site do IPMA.