IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,976
Local
Alcobaca (160 m)
Bom dia,

Penso que todos os sistemas de alerta são actualmente falíveis.
Os acontecimentos que temos vindo a viver nos últimos anos não são bem conhecidos e, sobretudo, o fosso entre o que a população lê e o que SUBSTANDE sobre as mudanças e a realidade que pode acontecer é enorme.
Há muitos exemplos na Europa de avisos tardios ou ausentes que levaram à "morte do homem".
Sem ordem especial: Bélgica, França, Itália, ...
A única excepção europeia é a Holanda porque têm um passado e compreenderam durante vários anos que o seu território está em perigo 1/3 estar abaixo do nível do mar.
 


tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
884
Local
Albufeira, Algarve
Parece-me que o IPMA adicionou um contorno, ao litoral, nas imagens de radar. Provavelmente para casos como o de ontem em que mal dava para ver onde começa o território nacional porque estava a chover em todo o lado. :lol:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Parece-me que o IPMA adicionou um contorno, ao litoral, nas imagens de radar. Provavelmente para casos como o de ontem em que mal dava para ver onde começa o território nacional porque estava a chover em todo o lado. :lol:
Adicionou, por vezes nem sabia aonde estava Olhão, principalmente em situações de chuva fraca tudo fica igual, é complicado. :D
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Adicionou, por vezes nem sabia aonde estava Olhão, principalmente em situações de chuva fraca tudo fica igual, é complicado. :D

E se surge uma micro célula de eco roxo, precisamente com o traço preto em cima? Mal ou nada se vê... :D

Não sei até que ponto é mesmo uma alteração ou um erro temporário do mapa, a meu ver um traço preto tão marcado na linha de costa, mesmo sendo numa área tão pequena, não é necessário...

Como estava, dava perfeitamente para diferenciar onde acaba a terra e começa o mar, e vice versa..

Em vez disto podiam colocar um mapa de radar dinâmico nos arquipélagos.. :unsure:
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Como estava, dava perfeitamente para diferenciar onde acaba a terra e começa o mar, e vice versa..

Vejam este exemplo, está horrível, é distrativo, não sei qual a utilidade ou necessidade disto, daí pensar que possa ser um erro temporário no mapa ( tenho a ideia de ter visto já no passado o mapa assim com estes contornos) :unsure:

Mesmo mudando para o ESRI, fica na mesma, com a linha preta...

bj7kv19.jpg
 
Última edição:

fernandinand

Cumulus
Registo
13 Out 2020
Mensagens
239
Local
Serra - Alvorge @~300m
Vejam este exemplo, está horrível, é distrativo, não sei qual a utilidade ou necessidade disto, daí pensar que possa ser um erro temporário no mapa ( tenho a ideia de ter visto já no passado o mapa assim com estes contornos) :unsure:

Mesmo mudando para o ESRI, fica na mesma, com a linha preta...

bj7kv19.jpg
Meteram uma imagem estática no mapa ao invés de um 'layer' de um serviço que faça decentemente o rendering da imagem...enfim, sem palavras! :maluco:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Meteram uma imagem estática no mapa ao invés de um 'layer' de um serviço que faça decentemente o rendering da imagem...enfim, sem palavras! :maluco:

Assim sendo será mesmo um erro temporário no rendering da imagem, não estou a ver o IPMA a colocar o mapa assim, a não ser por erro, é que não acrescenta nada só distrai.. :unsure:
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,198
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Por acaso estava agora a olhar e a pensar "está aqui qualquer coisa diferente..."
Absolutamente horrível! Custa a acreditar como é que O site nacional de meteorologia consegue ser tão básico... até sinto vergonha.
Esperemos que seja — mesmo — uma coisa temporária...
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Esperemos que seja — mesmo — uma coisa temporária...

Quase de certeza que é, basta ver as imagens antes e depois, não há qualquer utilidade ( muito pelo contrário ) no segundo mapa com a linha preta:

Antes:

RuDyncv.jpg


Depois:

bj7kv19.jpg
 

fernandinand

Cumulus
Registo
13 Out 2020
Mensagens
239
Local
Serra - Alvorge @~300m
Parece que o contorno está na imagem de 'saída' de radar...que já era estática anteriormente..
pcr-2022-12-12T1900.png

Infelizmente estava a 'colecionar' estas imagens para fazer algum tratamento estatísticos (cor pixeis vs localização) para quando tivesse tempo e não sei se isto vai atrapalhar um bocado...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Por acaso estava agora a olhar e a pensar "está aqui qualquer coisa diferente..."
Absolutamente horrível! Custa a acreditar como é que O site nacional de meteorologia consegue ser tão básico... até sinto vergonha.
Esperemos que seja — mesmo — uma coisa temporária...
Diz lá, que não fica giro aqui na zona. :D

Faro28.jpg
 

okcomputer

Cirrus
Registo
13 Jul 2020
Mensagens
91
Local
Minho
Como sou sempre um otimista por natureza, será que isso será sinal que estão a trabalhar no produto, quem sabe, resolver antigos problemas, por exemplo os estranhos atrasos de 15 minutos num produto de radar meteorológico?

Para já é apenas mais uma asneira, meterem os contornos do território na própria imagem de fundo do radar dinâmico, daí esses problemas de que se queixam.

Das coisas boas que havia do radar dinâmico era precisamente não meterem lá mais nada na imagem para além da refletividade, espero que não estraguem ao menos isso.
Mas quem sabe... parece que estragar as poucas coisas que estão bem está na moda.

ZLzIqfr.png
 

okcomputer

Cirrus
Registo
13 Jul 2020
Mensagens
91
Local
Minho
Parece ter sido um "desenrascanço" mas por uma boa razão, a chuva é tanta que da forma como está construído não dá para ver bem algumas coisas.
Mas depois idealmente podem fazer isso da forma correta, com um layer vetorial que não acontece esse efeito, e de preferência poder-se visualizar opcionalmente.