IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,300
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Faço uma sugestão de melhoramento do Resumo Diário em formato tabela:

Incluir as colunas da Latitude/Longitude e altitude das estações.
Isto permitirá uma localização rápida da estação num qualquer mapa.
Permitirá ainda ordenar as estações segundo aqueles campos, obtendo uma distribuição ordenada Norte-Sul ou Oeste-Leste, por exemplo, assim como uma correlação visual/numérica rápida entre cada uma daquelas três coordenadas e os dados de observação.

Conclusões interessantes podem assim ser obtidas, tais como:
- relação da precipitação com a altitude;
- relação da precipitação com a latitude/longitude, um factor muito importante no território continental que influencia a precipitação;
- relação da temperatura com aquelas coordenadas de localização, etc.

E já agora, para quando uma tabela para os registos horários?
Dantes disponibilizavam os registos horários em formato html, de onde era possível facilmente extrair os dados e trabalhá-los em folhas de cálculo, por exemplo.
;)
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
884
Local
Albufeira, Algarve
Parece que o radar de Loulé parou de funcionar.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Estamos em dezembro de 2022 e não há um boletim climatológico de 2021 (só existe um resumo, bem curto) e tampouco há boletim climatológico do verão (já nem digo do outono). O IPMA nestes dias anda a trabalhar bem lentamente! :disgust:
 
  • Gosto
  • Haha
Reactions: N_Fig e tonítruo

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,913
Local
Figueira da Foz
O IPMA tem trabalhado bem nestes dias, é inegável, é o terceiro relatório este mês

Estamos em dezembro de 2022 e não há um boletim climatológico de 2021 (só existe um resumo, bem curto) e tampouco há boletim climatológico do verão (já nem digo do outono). O IPMA nestes dias anda a trabalhar bem lentamente! :disgust:
A dualidade do Meteopt :D
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Custa muito disponibilizarem o radar dinâmico para os pacóvios das ilhas?

3 cliques desnecessários para visualizar o radar 'não dinâmico'. Começando novamente pelo continente.

Dá assim tanto trabalho haver um relatório unificado do clima em 'Portugal'? É que nem separados há.

O tempo passa e certas coisas não mudam de jeito nenhum. É um serviço público bastante discriminatório e alegremente vamos entrar em 2023.

Os privilegiados (continentais) não têm interesse nenhum em dar um jeitinho porque têm as suas necessidades satisfeitas a tempo e horas. Cai o carmo e a trindade quando um radar não funciona uns dias ou não há um relatório do mês anterior. Calamidade, de facto.
 
Última edição:

okcomputer

Cirrus
Registo
13 Jul 2020
Mensagens
91
Local
Minho
São 4 cliques e com uma seleção pelo meio, estava a começar a pensar que só eu é que reparei.
Nestas últimas alterações parece que mudaram também no site o link no menu de radar diretamente para o modo dinâmico, ou já tinham mudado antes?

O que até seria uma excelente ideia, mas parece que se esqueceram que não existe radar dinâmico para as ilhas.

E assim quem esteja menos rotinado entra na página de radar do IPMA nem sabe que existem radares nas ilhas.
E mesmo quem sabe tem que andar com x clicks. Primeiro menu radar, depois "Imagens de radar", e depois selecionar "Terceira" e aí, que diabo, ainda tem escolher o produto.

O que vem dar a uma pergunta que fiz anteriormente, não existe o output de radar dinâmico para as ilhas ?
Vi estas imagens em notícias do IPMA, pelo que existe esse produto "dinâmico", nota-se nas imagens que é algo similar ao existente no continente, uma sobreposição de ecos num fundo transparente em cima dum mapa dinâmico.

DnJZQv3.gif




Mas não é publico? Eu até pensava que existia e que o problema fosse meu a andar às voltas no site e não desse com o link correto. Quem entrava no radar das ilhas tinha debaixo o link para radar dinâmico, mas esse link dava novamente para o continente, uma espécie de divertido passatempo de regressar à casa da partida.

Mesmo que as imagens com ampliação máxima parecem um radar meteorológico saído do Minecraft do meu neto, ainda assim acho que seria útil.

qjq2LKV.gif


E agora só para nós, é mesmo suposto um novo e moderno radar como o da Terceira só ter este tipo resolução de saída, tão pixelizado mesmo sendo pequenas ilhas?
Ou a pixelização é um trade-off precisamente do uso de fundos transparentes ?
 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)

Ninguém faz omeletas sem ovos, assim funciona o IPMA, alguém que trabalha por conta de outrem seja Estado ou privado vai no seu próprio carro, prestar serviço, claro que não. Quem está de fora é fácil criticar, mas quem está por dentro é que sabe como as coisas funcionam.
Quem manda nisto tudo é o ministro das finanças sem verbas para manutenção de radares, das EMAS, para além da área do mar em que engloba os bivalves e afins, torna-se complicado quando o próprio financiamento nem chega a cobrar o valor dos salários que pagam, é simplesmente vergonhoso. A ciência nunca foi valorizada neste país, daí muitos emigrarem à procura da sua valorização profissional e sobretudo de melhores salários.
 
Última edição:

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,377
Local
Ferreiros, Braga 160m
A estação de Braga tem estado várias vezes a falhar estes últimos dias. Sei que não tem a ver com o IPMA pois a estação não é deles, mas da CIM e também não sei muito onde poderia colocar isto.
Estas estações meteorológicas mantém-se a funcionar para enviar os dados como? Painéis solares?
É que a estação falhava, voltava às 10h e depois de ficar noite, falhava outra vez, pelas 18h, 19h. Uns dias depois começou a acontecer também com Terras de Bouro.
Pensei que pudesse ser isso, dado que temos tido muitos dias nublados e pouco sol.
Quando isto acontece ainda é possível obter os dados?
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,300
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Quando isto acontece ainda é possível obter os dados?

Devem ter uma bateria de emergência, apenas para registo, porque a emissão deve ser o que gasta mais energia, penso eu que nada percebo de tecnologia das estações automáticas.
Se o registo não está precavido, então o melhor é mandarem a estação para a sucata.
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,377
Local
Ferreiros, Braga 160m
Devem ter uma bateria de emergência, apenas para registo, porque a emissão deve ser o que gasta mais energia, penso eu que nada percebo de tecnologia das estações automáticas.
Se o registo não está precavido, então o melhor é mandarem a estação para a sucata.

Tinha enviado um email à CIM do Cávado e responderam-me hoje. Deixo aqui parte do que me enviaram:

"Depois de verificarmos junto da plataforma de Gestão de dados CIM Cávado, verificamos que efetivamente esta tem tido algumas falhas de registos de dados.
As estações têm acoplado um painel fotovoltaico e uma bateria para que a estação seja autossuficiente. Devido à ausência de sol e eventual necessidade de substituição da bateria a estação teve uma falha no registo de dados."

Enviaram-me também uma lista completa de todos os dados da estação do dia 14 ao 26, mas pelo que já tive a ver sempre não tem os acumulados perdidos. É pena pois a estação muito provavelmente já passou os 500 mm e o mês ficará com dados em falta.
 

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,219
Local
Coimbra
Ora aqui está um exemplo de como uma boa distribuição de estações meteorológicas faz a diferença na recolha de dados dos vários eventos. Toda aquela linha de estações com acumulados superiores são de estações que pertencem à Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e Viseu.
Se olhassemos só para os dados da rede do IPMA a análise seria outra. Então se estivermos a falar de eventos mais localizado, ficamos muitas vezes às escuras, e perdem-se registos importantes.

62320a6a8e547d1a322739fac4e91dab.jpg
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,300
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Se olhassemos só para os dados da rede do IPMA a análise seria outra. Então se estivermos a falar de eventos mais localizado, ficamos muitas vezes às escuras, e perdem-se registos importantes.
E certamente que o detalhe da previsão meteorológica local e mesmo territorial melhorará quando esta densidade fôr estendida a todo o continente.