IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,557
Local
Braga, Merelim (70m)
Re: Site do IPMA inacessível quando mais é necessário

Não entendo como é que é possível os distritos de Aveiro, Porto e Braga estarem sem dados meteorológicos. As EMA's estão constantemente a desaparecer do mapa, facto que se torna bastante desagradável em situações de chuva como o caso de hoje. :disgust:
 


CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Re: Site do IPMA inacessível quando mais é necessário

Não entendo como é que é possível os distritos de Aveiro, Porto e Braga estarem sem dados meteorológicos. As EMA's estão constantemente a desaparecer do mapa, facto que se torna bastante desagradável em situações de chuva como o caso de hoje. :disgust:

Infelizmente ocorreu algo com o fornecimento de electricidade e a bateria da EMA de apenas 9Ah (se não estou em erro) só durou até de madrugada (a hora suposta da falha foi por volta das 19:00 do dia 6 Novembro). Já informei os responsáveis na Universidade e em princípio amanhã já será reposta a energia.

A de Anadia não sei que se passou para agora à noite começar a passar-se dos carretos. Se calhar tem as baterias inundadas com tanta humidade/chuva ou a falhar (é uma EMA completamente solar, e o sol tem sido pouco nos últimos dias).

A de Arouca já está "praí" há mais de 1 mês sem dados. Já fui lá dar "uma volta" há coisa de 2 semanas, mas não consegui encontrar a EMA. Se alguém souber o local exacto da mesma, digam-me se faz favor.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Re: Site do IPMA inacessível quando mais é necessário

A de Arouca já está "praí" há mais de 1 mês sem dados. Já fui lá dar "uma volta" há coisa de 2 semanas, mas não consegui encontrar a EMA. Se alguém souber o local exacto da mesma, digam-me se faz favor.

Já algum tempo que procuro a localização exacta dessa estacão e nada, não existe qualquer informação sobre a estacão, nem com street view cheguei lá.
Bem, se formos por partes, a estacão encontra-se dentro desta area assinalada a vermelho. A área representa os "limites espaciais das coordenadas" cedidas pelo IPMA referentes à estacão.
Segundo consta a cota é de 340m, acho um pouco estranho, porque atendendo a esse valor e analisando o relevo, fica-se logo com ideia que a estacão deve estar numa encosta, o que não vai muito de encontro com a temperatura/humidade registada em noites de inversão(muito intensa por sinal), portanto é sem duvida confuso encontrar a dita cuja.
1675nwl.jpg


Perspectiva com sobre-elevacao.
Acredito que a estação esteja localizada dentro da área a amarelo.
Espero ter ajudado na caça de uma estação que desapareceu do mapa, mais uma...
2565ue8.jpg
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,557
Local
Braga, Merelim (70m)
Re: Site do IPMA inacessível quando mais é necessário

Olá jonas_87,

também me dei ao trabalho de procurá-la no mapa e também marquei a zona onde provavelmente possa estar tendo em vista as coordenadas mas não encontrei nada. Procurei todos os pontos a uma cota de 340m dentro da zona demarcada e surgem sempre locais estranhos e pouco favoráveis à colocação de uma estação. Provavelmente as coordenadas estão erradas ou então a EMA está mesmo escondida. :hmm:
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Re: Site do IPMA inacessível quando mais é necessário

Boas Ruipedroo,

sim, não está fácil localizar a estação, o melhor que o CptRena tem a fazer, caso queira mesmo encontrar a estação, é falar com os habitantes daquela zona,ou então falar logo com os bombeiros ou protecção civil. É por estas e por outras que gosto bastante da rede espanhola AEMET, tens acesso livre a muita informação de cada estação...enfim é o que temos.
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Re: Site do IPMA inacessível quando mais é necessário

Boas Ruipedroo,

sim, não está fácil localizar a estação, o melhor que o CptRena tem a fazer, caso queira mesmo encontrar a estação, é falar com os habitantes daquela zona,ou então falar logo com os bombeiros ou protecção civil. É por estas e por outras que gosto bastante da rede espanhola AEMET, tens acesso livre a muita informação de cada estação...enfim é o que temos.


Muito obrigado pela ajuda na tentativa de localizar esta EMA, é de facto difícil de encontrar. Eu também pensei nisso, se fosse lá novamente dirigia-me aos bombeiros ou à GNR a ver se eles me poderiam indicar o local, caso soubessem. Entretanto tentei a minha sorte com o IPMA e mandei-lhes um e-mail ontem, só que já o enviei tarde (16:30) e agora só devo obter resposta para a semana que vem.

Se calhar a EMA está nalgum quintal daí não aparecer/não dar para ver no GMaps :p
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,557
Local
Braga, Merelim (70m)
Re: Site do IPMA inacessível quando mais é necessário

A rede de EMA's do Litoral Norte está arruinada, a de Aveiro voltou a ficar offline e para não falar de Braga e do Porto que estão sem dados há 3 dias.


Não sei a razão exacta para tal mas é algo lamentável e revela incompetência por parte do IPMA.
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Re: Site do IPMA inacessível quando mais é necessário

A rede de EMA's do Litoral Norte está arruinada, a de Aveiro voltou a ficar offline e para não falar de Braga e do Porto que estão sem dados há 3 dias.


Não sei a razão exacta para tal mas é algo lamentável e revela incompetência por parte do IPMA.


Claro que já fui verificar a EMA :D, e infelizmente vamos ter que esperar por amanã para eu poder ir falar com as pessoas que tem a chave lá de um sítio de onde vem a corrente eléctrica. Há algo de estranho a ocorrer, à entrada da estação estão a chegar 30VAC em vez de 220VAC no disjuntor principal que protege a unidade de processamento. Mas não é falha completa, há energia no parque. A EMA Torre está a funcionar e os dados desta são partilhados com o IPMA. Podem ver os últimos dados desta em http://ematorre.web.ua.pt/. Espero amanhã ter a EMA operacional novamente.
A de Arouca estou à espera que o IPMA me diga o local exacto da EMA.

No Porto, alguém do distrito que se voluntarie junto do IPMA para fazer manutenção da(s) EMA(s).
Eu estive a ver a distância e Aveiro-Arouca não é assim tão diferente de Aveiro-Porto :p mas o efeito psicológico de Arouca pertencer ao D. Aveiro faz-me pensar que é menos, e ainda por cima é uma viagem em montanha :D
 
  • Gosto
Reactions: Ruipedroo

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Re: Site do IPMA inacessível quando mais é necessário

Já resolvi o problema da falta de energia na EMA da UA. O problema era, tal como a senhora dos apanhados disse, a humidade. Este ano tem chovido bem aqui no Norte e meteu água numa zona onde tem derivações eléctricas, e fez disparar os disjuntores.

A EMA de Arouca, foi-me dito por parte do IPMA, encontra-se desligada propositamente pois vai ser mudada de local. Foi-me dito também que o local actual não era o mais apropriado e agora como vão lá fazer obras, aproveitam para a colocar num sítio melhor.
Vou comunicar com o IPMA novamente para agradecer a informação e para tentar satisfazer a curiosidade do local actual/antigo :p

A EMA de Anadia é para rir. Por que raio é que falham os dados das 23Z e das 00Z todos os dias :lol:
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Re: Site do IPMA inacessível quando mais é necessário

A EMA de Arouca, foi-me dito por parte do IPMA, encontra-se desligada propositamente pois vai ser mudada de local. Foi-me dito também que o local actual não era o mais apropriado e agora como vão lá fazer obras, aproveitam para a colocar num sítio melhor.
Vou comunicar com o IPMA novamente para agradecer a informação e para tentar satisfazer a curiosidade do local actual/antigo :p

A estação voltou ao activo :cold:, assim sendo, o local actual é junto à escola secundaria,certo?
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Re: Site do IPMA inacessível quando mais é necessário

A estação voltou ao activo :cold:, assim sendo, o local actual é junto à escola secundaria,certo?

:) Pelo histórico ficou online ontem entre as 9-10. Parece que também lhe foi atribuido um novo número EMA669 (anteriormente era a EMA668)

O local dela segundo percebi fica por aqui:

40°55'35.867''N 8°15'42.535''W Alt.≈275m - Pólo Escolar do Burgo
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Re: Site do IPMA inacessível quando mais é necessário

:) Pelo histórico ficou online ontem entre as 9-10. Parece que também lhe foi atribuido um novo número EMA669 (anteriormente era a EMA668)

O local dela segundo percebi fica por aqui:

40°55'35.867''N 8°15'42.535''W Alt.≈275m - Pólo Escolar do Burgo

Interessante, teoricamente, a estação aparenta estar agora numa zona um pouco mais fria(recebe mais ar frio de varios pontos), comparativamente ao local antigo.
Hoje já foi registada uma boa minima. :cold:
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Re: Site do IPMA inacessível quando mais é necessário

Interessante, teoricamente, a estação aparenta estar agora numa zona um pouco mais fria(recebe mais ar frio de varios pontos), comparativamente ao local antigo.
Hoje já foi registada uma boa minima. :cold:

Pois, agora está mais no fundo do vale, mas encontra-se menos abrigada. Antes estava no meio das árvores ainda influenciava mais pois a reduzia a velocidade do vento.
Agora deve representar melhor a temperatura da região pois mesmo que haja inversão está não deve ser tão pronunciada se houver algum vento.

Pois, eu acho que hoje houve mínimas bem baixas em todo o lado. Eu vou já postar no Seguimento Litoral Norte as das EMAs na universidade.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87