IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Re: Novidades no site do IPMA

Passa-se de facto algo de muito errado com o IPMA, pelo atraso dos serviços e a paragem de disponibilização deles. Estou a prever que isto tenha a ver com a falta de financiamento, mas se chega a este ponto, o IPMA bem não pode estar.
 


Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Re: Site do IPMA inacessível quando mais é necessário

Além do site e das limitações que conhecemos também a App Android lançada está debaixo de duras críticas na Loja Google Play!

Algumas críticas:

João Rodrigues - 24 de Abril de 2013 - SEMC Xperia Mini com a versão 1.0.1
Fraco e feio!
Muitíssimo fraco!! Terá de ter uma grande/gigantesca actualização! Apenas tem informações (limitadas) para as capitais de distrito! Feio: diretamente retirado de um qualquer programa informático dos anos 80. Infelizmente terei de continuar a usar o Accuweather!! Na altura que estou a escrever esta mensagem já está desinstalado!

Rui Soares Bastos - 24 de Abril de 2013 - Versão 1.0.1
A evitar!!!
Tanto tempo para lançar esta "coisa"?! Mais valia dizerem que o sistema Android (o mais utilizado em Portugal) não seria contemplado com a aplicação. Eurotux é isto?!

Luís Simão - 22 de Abril de 2013 - Samsung Galaxy S2 com a versão 1.0.1
Nulidade
Demoram tanto tempo a lançar a app e depois lançam uma desgraça inútil como esta? É que nem sequer mostra dados, actualiza sem parar.

Há sempre excepções:

Cláudio Gonçalves - 19 de Abril de 2013
quem souber fazer melhor, que meta mãos à obra
A aplicação é muito útil e credível, prefiro uma aplicação oficial do IPMA do que outras que andam por aí. Gostava que, numa versão mais desenvolvida, contasse com as temperaturas atualizadas hora a hora, e tivesse ligação às estações meteorológicas mais importantes do país, e que o grafismo fosse mais trabalhado. De resto, pela iniciativa, 5 estrelas são mais que merecidas.

Mas de facto, é uma app inútil de momento, também desinstalei, fico à espera de melhorias.

Também fiquei extremamente desapontado com a aplicação. Espera MUITO mais dum organismo oficial com tanto material para fazer uso e criar um aplicativo out of the box. Uso o GO Weather e estou até bastante satisfeito, é relativamente preciso em previsões e mesmo na observação raramente anda desfasado mais de grau e meio.

Ainda outro dia houve um incêndio que encobriu o céu e em pouco mais de 10minutos vi que a observação estava como "Enfumado". também com dados de vento é bastante preciso. Até melhor aplicação dum organismo oficial, não vou procurar mais nada.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Re: Site do IPMA inacessível quando mais é necessário

Uma das coisas a lamentar por agora é mesmo a falta de reflectividade nos radares no site. Óbvio que a têm internamente porque é um produto que é medido desde que o radar funcione (e está, temos intensidade de precipitação (baseada na reflectividade)), agora terem-na removido nos dois radares e quando aparece é irregularmente é no mínimo curioso.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Re: Site do IPMA inacessível quando mais é necessário

Andamos sempre a criticar o IPMA, mas desde de ontem que os radares em Espanha volta e meia estão em off, nem com o rain alarm isto vai lá, que o Algarve está em completa escuridão. :D
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,659
Local
Espinho, Aveiro
Re: Site do IPMA inacessível quando mais é necessário

Uma das coisas a lamentar por agora é mesmo a falta de reflectividade nos radares no site. Óbvio que a têm internamente porque é um produto que é medido desde que o radar funcione (e está, temos intensidade de precipitação (baseada na reflectividade)), agora terem-na removido nos dois radares e quando aparece é irregularmente é no mínimo curioso.

Isto não se faz sinceramente, apesar de existirem os radares espanhóis que também medem a refletividade só apanham quase 80% do território português.
Infelizmente não irão servir de nada porque Lisboa está sem cobertura à mesma e a nossa capital estará amanhã com precipitação intensa.
 
  • Gosto
Reactions: Zapiao
M

Membro excluído 274

Re: Site do IPMA inacessível quando mais é necessário

Andamos sempre a criticar o IPMA, mas desde de ontem que os radares em Espanha volta e meia estão em off, nem com o rain alarm isto vai lá, que o Algarve está em completa escuridão. :D

Convém dizer que a frequência desses OFF´s não é bem a mesma! :lol: E que o IPMA acerta em cheio nos momentos de "desligar" a máquina quando mais precisamos dela! :rolleyes: Claro está que é apenas coincidência!

Não! Não envio mais e-mail´s para lá! Já chega! :lol:
Já se sabe... o sistema... a culpa é sempre do sistema!
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves e Zapiao

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Re: Site do IPMA inacessível quando mais é necessário

A mim tambem me parece coincidencia A MAIS, o radar ficar off sempre nestas alturas.;)
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Re: Site do IPMA inacessível quando mais é necessário

Mais curioso e mais coincidência ainda, é o radar independentemente da hora em que deixe de trabalhar, voltar a funcionar às 3h:00min UTC. Nos últimos dias tem sido sempre assim. Eu acho este assunto muito estranho, cá para mim existe algum motivo muito para além de assuntos técnicos por trás do funcionamento do radar. :intrigante::dry:
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Re: Site do IPMA inacessível quando mais é necessário

E mais uma vez...alto que parou o radar do IPMA :angry:,esqueceram-de de dar corda :D.

Agora só às 3:00 UTC. :lmao:
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87 e CptRena

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Re: Site do IPMA inacessível quando mais é necessário

Por acaso já voltou, hoje estão-nos a trocar as voltas.:)
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Re: Site do IPMA inacessível quando mais é necessário

O pior disto tudo é que os radares espanhóis tem falhas na cobertura portuguesa, nem falo do da galiza, mas sim dos outros. Aqui por exemplo geralmente toda a precipitação que vem em direção à vertente barlavento do Caramulo, não é detetada e conforme é aqui nesta zona acontece a mesma situação noutras provavelmente. Mais difícil de entender é que se são falhas técnicas, andam já há muito tempo por resolver desde os fins de Agosto.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Re: Site do IPMA inacessível quando mais é necessário

Mas o facto é que os radares espanhóis não tem que ter cobertura para nós. Afinal estão lá para Espanha... na relação de cooperação IPMA/AEMET usam o conjunto dos dois conjuntos de radares, portanto...
 
  • Gosto
Reactions: CptRena