IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boa noite,impressionante as previsõesdo IPMA,como é possível no dia de hoje a preverem uma máxima para Setúbal de 21 graus,quase sem chuva,na realidade a máxima ficou-se pelos 15 ou 16 e com bastante chuva,uma diferença significativa,eu sei que no próprio dia eles conseguem aproximarem-se da realidade, podendo haver uma diferença de 1 ou 2 graus, agora de 5 ou 6 no próprio dia é muito mau.

Por aqui também esperava uma máxima mais alta, mas pelo que me apercebi deve estar relacionado com o rumo do vento, tive pouco vento do quadrante sul e isso fez com que a temperatura não subisse tanto como previsto.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000


Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,925
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Não sei se alguém já reparou nas previsões muito estranhas :huh: do IPMA para o dia de amanhã em muitos distritos de Portugal Continental:

- Na previsão descritiva de norte a sul não está prevista a ocorrência de precipitação = certo
- Na previsão a 10 dias no dia de amanhã nas legendas aparece "sem precipitação" = certo
- Na previsão a 10 dias no dia de amanhã na simbologia aparece "aguaceiros" = errado
- e por fim na previsão horária aparecem aguaceiros de noite e madrugada = errado

Cá para mim os computadores do IPMA devem ter apanhado alguma molha ontem... :wacko:
 

Célia Salta

Cumulus
Registo
10 Set 2013
Mensagens
464
Local
Sertã - Castelo Branco
Não sei se alguém já reparou nas previsões muito estranhas :huh: do IPMA para o dia de amanhã em muitos distritos de Portugal Continental:

- Na previsão descritiva de norte a sul não está prevista a ocorrência de precipitação = certo
- Na previsão a 10 dias no dia de amanhã nas legendas aparece "sem precipitação" = certo
- Na previsão a 10 dias no dia de amanhã na simbologia aparece "aguaceiros" = errado
- e por fim na previsão horária aparecem aguaceiros de noite e madrugada = errado

Cá para mim os computadores do IPMA devem ter apanhado alguma molha ontem... :wacko:

Meteram água :D :D :D
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Boas, se querem saber a probabilidade de precipitação a partir de hoje, guardem este link:

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.localidade/index.jsp

Sei que estão a fazer uns updates, e até ao final do ano esses updates estarão prontos, segundo o IPMA. Portanto antes de update quem quer saber a probabilidade de precipitação terá de se guiar por esse link que mandei :)

Vá lá, foi dito e feito, desta vez até não falharam com o que me disseram :)
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
Está no separador normal, previsão 10 dias e horária.

Estou mesmo pitosga... Só se estão em actualizações, pois não consigo ver... :(

pz6qwJy.png
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
No fundo é mesmo uma inovação porque só existia no output do ECMWF/do meteorologista que foi removido (a antiga previsão a 10 dias). Têm que ter feito algumas mudanças no background para apresentar a probabilidade na nova página.

Inclui um aviso também, o mesmo de anteriormente:
  • Nota: O valor de probabilidade apresentado corresponde à ocorrência de precipitação igual ou superior a 1 mm em 24 horas. A abreviatura, NA, significa não aplicável.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e joselamego