IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Esta a fazer muita falta a percentagem da possibilidade de precipitacao, que o IPMA decidiu retirar, na previsao a 10 dias.
Dava jeito para ajudar a ver a tendencia paraca evolucao do estado do tempo, so a significativa é insuficiente.
Dava jeito agora, por exemplo, que o GFS preve uma depressão mais para a frente e o e ECM nem por isso. :angry:
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Esta a fazer muita falta a percentagem da possibilidade de precipitacao, que o IPMA decidiu retirar, na previsao a 10 dias.
Dava jeito para ajudar a ver a tendencia paraca evolucao do estado do tempo, so a significativa é insuficiente.
Dava jeito agora, por exemplo, que o GFS preve uma depressão mais para a frente e o e ECM nem por isso. :angry:
Até gosto desta nova atualização, a única coisa que falta é mesmo a percentagem e é logo uma coisa bastante necessária :disgust:pois ás vezes não é o símbolo que conta, cheguei a ver um símbolo de chuva forte com 2% de probabilidade de chuva :huhlmao:
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,634
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
O que é chover bastante ? Para umas pessoas um aguaceiro intenso de uns minutos dá logo direito a ejaculação precoce e para outros chuva intensa não é bem isso. Quem leia alguns threads fica confuso, falam até de dilúvio nesse tópico do litoral centro. Dilúvio ? :confused:
Concordo, ontem ao visualizar o tópico do litoral Centro mais parecia que para alguns era o fim do mundo com a chuva...
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
n913LCA.jpg


Dou um rebuçado a quem me for capaz de adivinhar a que horas de amanhã irá chover em Portalegre... :dry::facepalm::buh::nono:
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,738
Local
Loures
O que é chover bastante ? Para umas pessoas um aguaceiro intenso de uns minutos dá logo direito a ejaculação precoce e para outros chuva intensa não é bem isso. Quem leia alguns threads fica confuso, falam até de dilúvio nesse tópico do litoral centro. Dilúvio ? :confused:
Aviso x ou y está certo ou errado ou falta aviso z ou w, mas porquê? Muitas vezes acaba por estar errado ou em falta mas convinha explicar exactamente porque se acha isso, já vi aqui uma ou mais pessoas a criticar a falta ou nível de um aviso percebendo-se que afinal nem sabiam quais são os critérios dos avisos que criticam.

Dilúvio é o que está a acontecer hoje no noroeste de Itália por exemplo







@weatherbox, de facto alguns posts poderão estar exagerados, mas a verdade é que, na estação de Alcobaça, registaram-se 36,3mm em 6h, o que está perfeitamente dentro do intervalo estipulado pelo IPMA para ser lançado o aviso amarelo de precipitação (30 a 40mm).
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,976
Local
Alcobaca (160 m)
@weatherbox, de facto alguns posts poderão estar exagerados, mas a verdade é que, na estação de Alcobaça, registaram-se 36,3mm em 6h, o que está perfeitamente dentro do intervalo estipulado pelo IPMA para ser lançado o aviso amarelo de precipitação (30 a 40mm).

Boa tarde,

Desculpa se não tiver muito compreendido, difícil o português
Eis os gráficos, sou à 5 Km da estação de Acobaca. O meu pluviômetro é calibre e controlado com um SPIEA.
A diferença é normal pela minha altitude e pela proximidade da montanha.
25-11-10.jpg

25-11-11.jpg


É verdadeiro que isto é muito fantasista, mas é do cálculo matemático e a metereologia
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.localidade.hora/index.jsp#Leiria&Alcobaça

Boa noite
 

weatherbox

Cumulus
Registo
31 Out 2016
Mensagens
117
Local
Ibéria
@weatherbox, de facto alguns posts poderão estar exagerados, mas a verdade é que, na estação de Alcobaça, registaram-se 36,3mm em 6h, o que está perfeitamente dentro do intervalo estipulado pelo IPMA para ser lançado o aviso amarelo de precipitação (30 a 40mm).

Se reparar eu nem estava a pôr em causa a necessidade ou não de um aviso, estava a abordar a eventual utilidade de relatos no fórum poderem ser aproveitados para nowcasting mas existir um grave problema de consistência pois diferentes pessoas relatam coisas iguais de forma diferente, e demasiadas vezes são de forma mais entusiasmada que rigorosa. À posteriori é evidente a necessidade do aviso neste caso, o IPMA falhou por não ter lançado o aviso mas se o fizesse em nowcasting também seria criticado.

Previsões podem ser complexas, repare por exemplo para as últimas horas nenhum modelo previu bem a correcta posição e inclinação da banda nebulosa nas últimas horas no norte do país, nem sequer modelos como o GFS na saída na hora acertou bem. Como pode acontecer um erro destes mesmo em cima ? Neste caso acontece porque a assimilação de dados de satélite como infravermelho e vapor de água é também iludida pela densidade de nuvens altas, não são só as pessoas como se abordou há dias atrás.


pjAlZKZ.jpg



nkxa2lD.gif


mJGs5sD.gif


S3cBPne.png


5uR9qND.gif







Dou um rebuçado a quem me for capaz de adivinhar a que horas de amanhã irá chover em Portalegre... :dry::facepalm::buh::nono:


Aqui também existe um problema do IPMA. Julgo que num caso usam o modelo europeu, não sei se determinista se probabilístico e nas previsões horárias devem usar o modelo de mesoescala AROME ou outro.
Nas melhores intenções tentaram fornecer um produto melhor mas isso pode gerar também inconsistência pois é natural que diferentes modelos mostrem coisas diferentes.
Qual é atitude correcta neste caso? Explicar educadamente ao IPMA que existe um problema de consistência que gera resultados estranhos que pessoas normais não conseguem entender. Inteiramente justo e se calhar até agradecem a chamada de atenção para o problema.
Mas nunca a atitude do "doutorado" em astrofísica que se calhar ainda vive em casa dos papás e que chama logo de incompetentes ao que lhe aparece pela frente. Muita falta de educação anda por aí...
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
O IPMA que não trate da rede de pluviómetros que não é preciso, estes 167.1 mm em Leiria ontem são tão absurdos que nem deveriam aparecer no resumo:

vJeDQNV.jpg


Nós aqui no Forum sabemos que aquele valor é um erro colossal, mas quem não entenda nada disto, pensa que é real, e choveu aquilo tudo...
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
Nas melhores intenções tentaram fornecer um produto melhor

@weatherbox acredito que o IPMA tenha as melhores intenções e que seja natural que esta nova previsão de 10 dias tenha arestas que precisam ser limadas, mas creio sinceramente que já há mais de dois meses que a nova previsão surgiu e continuam esses erros grosseiros, os quais podem ser corrigidos com a revisão dos elementos disponibilizados, pois um serviço público aberto à população em geral deve sempre primar pela urbanidade.
Já aqui falei nos meus posts que entendo a situação do IPMA, pois a falta de recursos humanos e financeiros geram estas limitações e contingências, mas há situações que são meras faltas de atenção ou, como são tratadas no meu trabalho, faltas de aprumo profissional... Casos como as previsões a longo prazo surgirem com os cabeçalhos da semana anterior (pois quem o faz preocupa-se com o copy e paste e não revê o texto publicado), relatórios ou previsões com erros ortográficos crassos, são alguns dos exemplos claros que surgem no site do IPMA.

Muita falta de educação anda por aí...

Quanto à má educação, vou só contar uma pequena história: há cerca de 6 anos relatei uma situação de tempo extremo para o IPMA relacionada com um tornado que passou pela região. Tive o cuidado de o remeter para o IPMA, devidamente documentado com fotos, mapa aproximado da trajectória do fenómeno (era fácil pois, ao longo de mais de 25 kms, houve sobreiros com mais de 50 anos, choupos e outras árvores derrubadas numa faixa de 20/30 metros) e relato dos meios de informação locais. Apesar disto tudo, a resposta do IPMA foi um agradecimento e promessa de um futuro contacto que até hoje estou à espera (sentado para não me cansar...).


Sou um mero curioso destas coisas da meteorologia que ironiza as situações, como aliás o faço em muitas publicações, mas também sei ver aquilo que não está bem. E para isso não é necessário nenhum doutoramento em Astrofísica ou licenciatura em Direito, para se ser juiz e carrasco...
 
  • Gosto
Reactions: Davidmpb e jonas_87

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Em relação aos pluviometros entupidos, há vários anos que a quantidade de precipitação nas estações de Viana registada não bate certo com a quantidade de chuva que cai( nos últimos tempos eu diria quase sempre) . E eu estou à vontade para dizer isto, pois moro perto de uma.
E, se calhar, há muitos mais casos por aí. Eu quase que deixei de ligar a mapas de precipitação.
Não sei se estes casos são falta de meios ou incompetência mesmo.

Mas há muita incompetência por aí em muitos organismos públicos. E não são só os meninos do papá a ver isso...
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
O IPMA que não trate da rede de pluviómetros que não é preciso, estes 167.1 mm em Leiria ontem são tão absurdos que nem deveriam aparecer no resumo:

vJeDQNV.jpg


Nós aqui no Forum sabemos que aquele valor é um erro colossal, mas quem não entenda nada disto, pensa que é real, e choveu aquilo tudo...

Aquilo que me faz temer pelo serviço prestado pelo IPMA, é verificar que os seus profissionais ou não tem tempo ou não querem trabalhar. Os dados podem e devem ser verificados (não necessariamente em profundidade num 1º instante) para não induzirem em erro quem observa os dados. Um valor destes chama logo à atenção! E como tal deveria ser retirado da carta por um profissional minimamente atento.
Não percebo, não entendo erros grosseiros destes. Isto descredibiliza o IPMA, descredibiliza os seus profissionais.
Outra das situações caricatas passa-se aos fins de semana, altura em que em vários períodos ao longo do dia\noite a carta aparece com parte ou grande parte das estações desaparecidas ou sem dados. Porquê? Falta de gente? Falta de tempo?
Urge mudar o funcionamento do IPMA, seja com mais gente, mais dotação financeira ou melhor profissionalismo.
Seja o que for que se passa, está em causa um serviço importante à comunidade. A desacreditar-se assim, o IPMA corre sérios riscos de ser menorizado (ainda mais) e com ele arrastar este ramo da ciência para uma espécie de buraco, um canto por assim dizer...
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,634
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
" qualquer menino do papá", vê claramente que aqueles 167mm de ontem registados em Leiria são absurdos, se isto não é incompetência então não sei o que é, inúmeras vezes isto acontece, mas claro para alguns está sempre tudo bem, por isso é que Portugal não avança quer em termos da área de meteorologia quer noutras áreas.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
E como tal deveria ser retirado da carta por um profissional minimamente atento

A questão é mesmo essa, erros acontecem, mau funcionamento das estações, problemas de comunicações etc... mas um valor destes no mapa não é filtrado ( retirado) por um profissional?
 
  • Gosto
Reactions: Dias Miguel