IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
re: Novidades no site do IPMA

Utilizei as coordenadas que estão AQUI deu perto da Quinta Agrária por isso penso que seja a estação da Quinta Agrária. Mas não tenho a certeza.

Cumps.

Passo por lá todos os dias, como só agora vi a mensagem, não reparei, mas em que parte da Quinta Agrária está a estação..? :unsure:
 


dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
re: Novidades no site do IPMA

Passo por lá todos os dias, como só agora vi a mensagem, não reparei, mas em que parte da Quinta Agrária está a estação..? :unsure:
É um pouco difícil de explicar o local exacto, mas fica perto do recinto da Feira Semanal mas propriamente próxima da rotunda da estrada para o Sátão.

Cumps:thumbsup:
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
re: Novidades no site do IPMA

É um pouco difícil de explicar o local exacto, mas fica perto do recinto da Feira Semanal mas propriamente próxima da rotunda da estrada para o Sátão.

Cumps:thumbsup:

Já descobri a localização. Na estrada de Sátão, é visível uma estação meteorológica com objectos artesanais e modernos. Penso ser essa, é bem visível, logo na saída da rotunda em direcção a Travassós, do lado esquerdo.;)
 
M

Membro excluído 274

re: Novidades no site do IPMA

Apesar das dificuldades o IM prova que quando quer consegue maximizar os seus serviços, foi mais um passo rumo a um serviço de excelência, há muito a fazer é certo, mas é bom pelo menos ver que têm a noção do que é necessário melhorar e ver resultados práticos... Destaco a estação do concelho vizinho de Vinhais, uma bela ferramenta para o seguimento meteo em especial no Inverno...

De veras impressionado com os dados da Foia...:)
Gostava de ver uma estação em Vila Pouca de Aguiar, fica para a próxima...:thumbsup:
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
re: Novidades no site do IPMA

Outra estão que esta montada há décadas e continua na mesma torre tal e qual como no dia em que foi desactivada em 2005 é a RUEMA de Évora. Não percebo o porque de não estar activa.

EDIT:
Afinal parece que esta já esta no mapa... mas ainda sem qualquer dado....
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
re: Novidades no site do IPMA

Estou boquiaberto! :surprise:



Agora nas observações, pode-se ver o resumo diário de todas as estações da rede do IM. Desde a temperatura mínima, média e máxima, à humidade relativa mínima e máxima. Até as médias e máximas da velocidade do vento.

Muitos Parabéns ao IM por estes grandes avanços que tem feito.

(Parece que os inquéritos foram muito bons, e ainda houve quem se queixasse) :assobio:
 
M

Membro excluído 274

re: Novidades no site do IPMA

Mais uma boa notícia vinda dos lados do Aeroporto!:lmao:
Pena não dar para consultar histórico...:unsure:
Parabéns ao IM!:thumbsup::thumbsup::thumbsup::thumbsup:

Oxalá ataquem de seguida nas previsões e avisos...:rolleyes:
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
re: Novidades no site do IPMA

Alguém sabe quais são os parametros para obterem a temperatura média?

Parecem-me valores demasiado altos.

Ex: Tenho valores de temperatura semelhantes aos de Bencanta - Coimbra no dia 26, mas a temperatura média de Bencanta é de 19,3ºC e a minha 16,9ºC. Além disso de fosse (Tx+Tm)/2 o resustado seria 18,1ºC.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
re: Novidades no site do IPMA

Alguém sabe quais são os parametros para obterem a temperatura média?

Parecem-me valores demasiado altos.

Ex: Tenho valores de temperatura semelhantes aos de Bencanta - Coimbra no dia 26, mas a temperatura média de Bencanta é de 19,3ºC e a minha 16,9ºC. Além disso de fosse (Tx+Tm)/2 o resustado seria 18,1ºC.

Parece-me ser a média horária.

benqk.png


Estive a fazer a média horária com valores arredondados a partir desse gráfico e deu-me 19,45ºC. (Valor próximo dos 19,3ºC apresentados pelo IM).
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
re: Novidades no site do IPMA

Parece-me ser a média horária.

benqk.png


Estive a fazer a média horária com valores arredondados a partir desse gráfico e deu-me 19,45ºC. (Valor próximo dos 19,3ºC apresentados pelo IM).

Olhando para o gráfico é possível ser isso.

A minha estação só registou mais de 15ºC após as 09H00 desse dia e talvez seja aí que resida a diferença.