IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Partilhar serviços, meios e recursos é óbvio e expectável por todos, inclusive com a sociedade em geral, e parece-me que ninguém referiu explicitamente que temia isto ou aquilo, ou se teme, é parvoíce.
O Centro de Vulcanologia e Riscos dos Açores terá que ser cada vez mais um "laboratório" de excelência destas coisas, falando de vulcanologia, com a devida autonomia e recursos que especializações destas exigem, mas sempre claro, integrado na partilha de dados e conhecimento com outras instituições nacionais.
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,565
Local
Açores
Partilhar serviços, meios e recursos é óbvio e expectável por todos, inclusive com a sociedade em geral, e parece-me que ninguém referiu explicitamente que temia isto ou aquilo, ou se teme, é parvoíce.
O Centro de Vulcanologia e Riscos dos Açores terá que ser cada vez mais um "laboratório" de excelência destas coisas, falando de vulcanologia, com a devida autonomia e recursos que especializações destas exigem, mas sempre claro, integrado na partilha de dados e conhecimento com outras instituições nacionais.

O IPMA podia abdicar da vigilância sísmica nos Açores. Aí tudo bem. Mas fundir instituições a torto e a direito porque têm algumas, poucas, coisas em comum nem sempre é aconselhável. Depois acaba-se com colossos burocráticos ao estilo da NOAA em que produtos semelhantes estão em locais muito diferentes e para se obter uma simples informação é preciso gastar montes de tempo. Por outro lado é absurdo o governo regional ter uma rede de estações meteorológicas mais densa que o IPMA.

Ainda se houvesse um instituto geofísico ligado à meteorologia nos Açores percebia-se. Mas não há. Não me admiraria nada que a regionalização do IPMA passasse por essa fusão ou algo semelhante. Se isso vai trazer benefícios para todos (operacionalidade, disponibilidade da informação...), tenho as minhas dúvidas.

Passou de Instituto de Meteorologia para Instituto Português do Mar e Atmosfera. O próximo nome será IGP: Instituto Geofísico Português :D. Mas enfim, o que se faz quando se tem pouco dinheiro para muita coisa? Funde-se instituições.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,565
Local
Açores
Mas eu não percebi essa parte, quem quer afinal fundir o quê concretamente?

Neste momento, aparentemente, é um receio dos técnicos do IPMA. E pode vir do governo regional, sendo que o processo começaria pela vigilância sismológica. Não acho as preocupações infundadas ao mesmo tempo que desconheço os motivos (mas desconfio).

O resto da intervenção foi eu a expressar a minha opinião. Eu sou completamente a favor de qualquer medida que melhore as previsões nos Açores incluindo a regionalização (se trouxer benefícios). Eu nem peço que aqui...

ZD8BIq5.gif


... apareçam as 9 ilhas (só tem 4). Já ficaria contente com a adição de mais 1 borrão que identificasse minimamente as Flores ou o G. Ocidental. Até faço a sugestão, obscena certamente, de que as ilhas, à semelhança de Portugal Continental que tem um separador dedicado à precipitação do ECM, beneficiariam de um produto semelhante. É porque tirando os delírios do AROME, nem de lupa:

TrTlKNA.gif


É, de facto, vergonhoso que em 2016 não hajam sequer produtos meteorológicos equivalentes entre as diversas regiões do país. Não admira que não existam radares. 1 já é uma complicação quanto mais 3.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: lserpa e AnDré

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Neste momento, aparentemente, é um receio dos técnicos do IPMA. E pode vir do governo regional, sendo que o processo começaria pela vigilância sismológica. Não acho as preocupações infundadas ao mesmo tempo que desconheço os motivos (mas desconfio).

A nível de sismologia, faz sentido haver um certo de tipo de fusão, não faz sentido termos duas entidades independentes a monitorizar a sismologia nos Açores, são duas redes sísmicas que em conjunto funcionam muito melhor do que separadas, isto porque em sismologia, quanto mais estações sísmicas registarem um sismo, mais eficaz será o cálculo do epicentro, magnitude, etc. Vejo muitas vezes uma entidade a publicar um sismo, e a outra entidade não publica, isto acontece porque em eventos mais fracos onde a cobertura sísmica não é a melhor, algumas estações só registam ondas de pequena amplitude, o que não permite um cálculo sísmico (Por isso é que nos catálogos sísmicos do IPMA, vê-se por vezes dezenas de eventos sem epicentro, em que só registaram ondas P, ou então não possuem dados de estações suficientes para criar uma triangulação).


Actualmente e pelo que tenho conhecimento, o IPMA não tem acesso à rede sísmica do CVARG e provavelmente o CVARG só tem acesso a uma estação do IPMA que partilha os dados com a IRIS, numa rede de 24 estações localizadas nos Açores.

E depois não faz sentido um açoriano que sinta um sismo responder a 2 questionários, um do IPMA e outro do CVARG..mais uma vez, quanto maior for o feedback, melhor será o estudo do evento.

Mas acho que com a fusão, o público em geral não irá ter acesso a mais informações sobre a sismicidade nos Açores do que uma mera tabela, isto porque o CVARG/CIVISA teima em ter uma política de não partilha de dados.
Já o IPMA, partilha o que tem..mas a última actualização foi em Dezembro....
http://www.ipma.pt/pt/publicacoes/boletins.jsp?cmbDep=sis&cmbTema=bsi&idDep=sis&idTema=bsi&curAno=-1
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: CptRena

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,658
Local
Portalegre (400m)
Isso deve ter mais a ver com o facto de o site não atualizar em tempo real com o que está na base de dados. Está mesmo a precisar de uma remodelação. Por vezes a versão HTML já tem os avisos e o mapa Flash não.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,565
Local
Açores
Isso deve ter mais a ver com o facto de o site não atualizar em tempo real com o que está na base de dados. Está mesmo a precisar de uma remodelação. Por vezes a versão HTML já tem os avisos e o mapa Flash não.

Não. É mesmo descoordenação entre os centros. Repara nas horas (7 de diferença; na realidade foram mais pois o aviso só apareceu mais tarde):

OLVxtUV.png


DGhu9Cv.png
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,658
Local
Portalegre (400m)
A data de atualização do mapa (e do painel de avisos) muda automaticamente de X em X horas, não quer dizer que os avisos tenham sido colocados às 10 da manhã. É um bug recente, por acaso.
Tem mesmo a ver com a base de dados do website, que eu saiba, quando os avisos são dados, são enviados para uma base de dados imediatamente, o site apenas lê dela. Não acredito que o IPMA tenha duas bases de dados, uma para Madeira e Continente e outra para Açores.

Qualquer das maneiras, continuo a criticar a antiguidade da página principal.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Cito-me a mim mesmo pois hoje o pluviómetro da EMA do IPMA de Elvas foi finalmente desentupido, registando na leitura das 11h 10,6mm. Uma pena ser tanto tempo depois..., provavelmente alguma da água acumulada pode ter evaporado. Ou como também existe ao lado uma Estação Meteorológica clássica podem ter ido lá buscar os valores, sinceramente não sei. Assim a "olhometro" não sei avaliar com alguma certeza se foram 10mm ou mais de precipitação, mas que foi muita água isso sim e em pouco tempo, 20 minutos aproximadamente. Durante o restante sábado ainda chuviscou algumas vezes, mas nem serviu para molhar o solo.

kMcH0Qj.jpg


Hoje dia primaveril com uma temperatura actual de 23ºC. De manhã havia algum nebulosidade (nevoeiro alto) e estava fresco 14ºC/15ºC por volta das 08h.

Portanto, aquela precipitação registada no gráfico não corresponde ao dia 30... Como foi fim de semana, o pluviómetro só foi consertado na Segunda-feira e deu aquele erro de leitura (água acumulada de dias anteriores ou por limpeza do equipamento) ... :D
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e lserpa

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Será que ninguém reparou que nas previsões a 10 dias mudou? Agora nem consigo ver as probabilidades de precipitação , que palhaçada

Na realidade não mudou, porque a previsão horária por localidade já existe há bastante tempo, mais concretamente desde o ínicio de Março de 2015. Contudo a horária de 10 dias coexistia com essa antiga que tinha a probabilidade de precipitação para as capitais de distrito, e acontece que recentemente o IPMA deve ter acabado com a antiga

Também não se pode ter tudo, esta sempre é mais pormenorizada na minha opinião que a antiga, pelo menos na resolução horária (da previsão significativa, da intensidade/direção do vento, precipitação, altura das ondas, e temp. do mar) e no leque de localidades, com a nova previsão de dez dias temos acesso a previsões para a Torre na Serra da Estrela e para várias praias. ;)

As grandes diferenças são realmente a ausência das probabildades de precipitação e de índices ultra-violeta, que no meu caso é me indiferente porque não vivo em nenhuma capital de distrito.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joralentejano

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Sinceramente estava muito bem como estava, isto de previsões horárias pouco interessa. Depois isto parece que ficou mais antiquado do que o que estava antes, um "look" completamente patético. Eu também não moro em capital de distrito mas como é perto dava pra ver as probabilidades e era uma grande ajuda, enfim que grande asneirada por parte do IPMA.