IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas



Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Há distritos cujo interior aquece bem mais que as cidades do litoral.
Se em muitos locais não há uma estação representativa dessas zonas, pelo menos os modelos como o ALADIN poderiam servir para lançar avisos correspondentes às previsões modelísticas.
Não me parece lógico que zonas como Monção, Amarante, Anadia ou outras não encaixem num aviso laranja por estes dias. Seguramente que terão temperaturas similares ou superiores nalguns casos à cidade de Braga - o mais flagrante é o de Amarante, uma zona em que o vale do Tâmega potencia temperaturas muito altas nesta altura do ano.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

eu vou voltar a colocar os critérios de emissão de avisos por parte do IPMA:

Rt227nb.jpg


8AkSPSS.jpg



E já agora as previsões:

Npp3JFb.jpg



ko4TzoL.jpg



Nunca vi critérios mais ambíguos, não se percebe o distrito de Braga não ter aviso vermelho. :calor:

Se o IPMA não quer lançar avisos vermelhos por "qualquer motivo" para não os " banalizar", então alterem os critérios e a escala dos mesmos que assim não faz sentido nenhum...e estas previsões são efectuadas e validadas por meteorologistas ( até 3 dias ) não é nenhuma previsão/saída automática dos modelos..

Coloquem ( estou a sugerir ) , aviso vermelho para Braga só com temperaturas iguais ou superiores a 43 ºc ... que assim os 42ºc de hoje e os 40ºc de amanhã, já se enquadram no aviso Laranja.. enfim..:rolleyes:
 
Última edição:

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Eu lembro - me de Julho de 2013,onde todo o Minho ultrapassou os 39/40 graus, inclusive na faixa costeira e não houve direito a aviso vermelho. Eu penso que, por qualquer razão, o IPMA nunca coloca a possibilidade de emitir avisos vermelhos para temperaturas.

Outra questão que se coloca é no vento. Muitas vezes, a intensidade do vento está no limiar de um aviso mais gravoso e o IPMA opta quase sempre por um aviso mais baixo.
Já para não falar da nortada, em especial no Litoral Centro e no verão, por vezes muito forte, e nunca tem direito a avisos.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Posso estar a interpretar mal mas pegando no exemplo de Braga, pelos critérios só depois de hoje (>=48 horas) passará a vermelho se a previsão para amanhã se mantiver.
Ou neste caso as 48h inclui o próprio dia de hoje? Julgo que não, estarão temperaturas acima dos 38º mais ou menos desde as 15h de ontem (no dia anterior ficou-se pelos 33,8ºC), ou seja, neste momento que escrevo nem 24 horas passaram (das 48h necessárias para vermelho),

Máximas Braga:
Dia 5: 33,8ºC (observado)
Dia 6: 39,0ºC (observado)
Dia 7: 42,0ºC (previsto)
Dia 8: 41,0ºC (previsto)

Mas posso estar a ver mal...
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Estes critérios são muito estranhos, para mim uma previsão de 42 ºc de máxima é suficiente para lançar aviso vermelho no dia anterior, nem que tenha apenas 24 horas de validade... :calor: e ainda para mais quando para amanhã estão a prever 41 ºc para Braga...

Segundo o IPMA o calor só se torna perigoso se persistir por 48 horas ou mais?

Um único dia com máxima de 42ºc já é perigoso na minha opinião, e um aviso serve acima de tudo para prevenir, mesmo que depois não se verifique na realidade.

Seria interessante que viesse aqui ao Fórum alguém do IPMA explicar quais os critérios.
 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
O IPMA não segue os critérios de emissão relativamente às temperaturas. Então, em Faro este Verão tem sido uma constante, em que as temperaturas estão acima dos 33ºC e o aviso amarelo está guardado. Enquanto, a ARS Algarve tem alerta de calor para a região, devido às temperaturas observadas.

Isso, é como os avisos de precipitação, que às vezes são lançados depois de ocorrerem.

O mais grave é Braga, ter um desvio de 4ºC em relação aos 38ºC e não ter aviso vermelho, simplesmente nem seguem os critérios de emissão e só lançam avisos como lhes apetece. :maluco:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O mais grave é Braga, ter um desvio de 4ºC em relação aos 38ºC e não ter aviso vermelho, simplesmente nem seguem os critérios de emissão e só lançam avisos como lhes apetece. :maluco:

Mas leste o que eu disse? Uma coisa é discutir critérios que são sempre uma coisa discutível sejam eles quais forem e pode debater-se isso num tópico apropriado, outra coisa é se eles estão efectivamente ou não a respeitar os critérios definidos. Neste exemplo de Braga estão, pelo menos até agora, pois não passaram ainda 48h segundo a minha interpretação, que pode estar errada claro.
Numa analogia, uma coisa é discutir se uma jogada foi fora de jogo ou não, outra bem diferente é discutir os pormenores da lei de fora de jogo. E nem sempre fica claro numa critica se é para uma coisa ou se é para a outra.
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Os critérios são uma fantochada. nomeadamente quanto à duração mínima de 48h. Não dá para emitir avisos sérios e fidedignos, com essa premissa.

Qual é o melhor chao? Relva?
Sim, é o que está nas condições recomendadas pelo manual da OMM.

"The ground cover beneath the screen should be grass or, in places where grass does not grow, the natural surface of the area."
Fonte: OMM
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Posso estar a interpretar mal mas pegando no exemplo de Braga, pelos critérios só depois de hoje (>=48 horas) passará a vermelho se a previsão para amanhã se mantiver.
Ou neste caso as 48h inclui o próprio dia de hoje? Julgo que não, estarão temperaturas acima dos 38º mais ou menos desde as 15h de ontem (no dia anterior ficou-se pelos 33,8ºC), ou seja, neste momento que escrevo nem 24 horas passaram (das 48h necessárias para vermelho),

Máximas Braga:
Dia 5: 33,8ºC (observado)
Dia 6: 39,0ºC (observado)
Dia 7: 42,0ºC (previsto)
Dia 8: 41,0ºC (previsto)

Mas posso estar a ver mal...

Mas o aviso devia ser lançado antes de acontecer e não após ter acontecido.
No caso dos avisos de temperatura, o que eu interpreto com as 48h são 2 dias. Ou seja, e pegando em Braga, 2 dias ou mais com Tmáx > 38ºC, o aviso é vermelho.

Ontem, provavelmente, não contavam que Braga supera-se os 38ºC, daí o aviso laranja. Mas uma vez superado, e com mais dois dias em perspectiva de Tmáx > 38ºC, ao terem sido actualizados os avisos hoje às 13:02, não tiveram em conta os critérios.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Contar contavam que a previsão deles ontem era de 40º se não me engano.
A dúvida está na forma como se interpretam as >=48 horas dos critérios, teoricamente nos avisos lançados hoje para o dia de amanhã é que seria já vermelho.
Mas como referi, posso ser eu a interpretar mal.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Contar contavam que a previsão deles ontem era de 40º se não me engano.
A dúvida está na forma como se interpretam as >=48 horas dos critérios, teoricamente nos avisos lançados hoje para o dia de amanhã é que seria já vermelho.
Mas como referi, posso ser eu a interpretar mal.

Mas, os avisos são para prevenir/alertar a população, penso que não sirvam para outra coisa. Se mesmo com estas temperaturas adversas, quando passam mais de 4ºC a 5ºC sob aviso vermelho na máxima está tudo dito.

Vince, repara nos avisos do IPMA e da AEMET e verás que são muito coincidentes, uns com os outros, eu noto quando a AEMET coloca o litoral de Huelva em aviso amarelo, o IPMA coloca o Algarve também em aviso amarelo, raramente existe divergências nas duas regiões.

Se formos a ver, Ourense tem aviso laranja, tal como Braga.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
42,2ºC...Ia repetir mas nem vale a pena porque eles não vão ler isto. Primeira vez que esta zona chega aos quarenta em vinte anos (desde que a estação existe). E não foi só um dia, foram dois. Quarenta e dois graus, temperatura que já traz problemas a muitas pessoas em várias vilas alentejanas, que fará numa cidade em que >38ºC já é considerado extremo? Serviços de saúde entupidos. Já ouvi diversos relatos de pessoas que simplesmente cederam ao calor. Em Guimarães teve que ser uma entidade de saúde a emitir um alerta de alto risco à população e as medidas certas a tomarem.

Mas isto faz sentido? Onde é que passou na televisão a identidade responsável pela meteorologia a avisar a população para o que aí vinha? Não fazemos parte de Portugal? É que nem foi nenhuma situação que não estava prevista, estava chapado na página (blog ou lá o que é aquilo) do IPMA que iríamos chegar aos 42ºC no domingo e hoje 41ºC.

Não é que eu ache que a história iria ser diferente e que as pessoas iriam ligar ao aviso (a maioria não), mas era a obrigação que tinham. Era fazer chegar aos cidadãos o que estava para vir. Eles sabiam que isto ia acontecer mas simplesmente dá a sensação que não quiseram saber. Só me sinto revoltado por isso, por ser um amante desta ciência e ter este lixo a prestar serviço meteorológico em Portugal.

Nos anos iniciais, quando aprendi a usar um computador e a navegar na internet, em que não precisava de ir mais ao teletexto para ver as previsões, olhava para (na altura o IM) como algo fascinante. Hoje em dia sinto que tudo se perdeu, não consigo encará-los de forma séria. Dedicam-se mais à apanha da sardinha do que a meteorologia em si.