IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Re: Novo site do IM??!!

Embora os gráficos para todas as estações seja uma boa adição, preferia que dessem números porque com os gráficos não dá para saber ao certo a temperatura. Mas já é uma melhora :thumbsup:

Penso precisamente o mesmo, apesar de achar que os gráficos fazem falta.


As normais climatológicas já são as do período 1971-2000, pena ser para muito poucas cidades. Por certo, esqueceram-se de incluir os relatórios climáticos anuais e referentes às estações do ano.

Pena não terem as normais de Gago Coutinho, nem de algumas outras estações. Acho as normais de Vila Real de Santo António exageradas nas mínimas e também nas máximas, com valores dignos da cidade de Beja; se compararmos as duas estações, a diferença será mínima, o que acho duvidoso.


PS: Afinal parece que os 47,3ºC da Amareleja afinal são 47,4ºC...

É verdade, reparei no mesmo.
Gostei muito de terem organizado os dados e mostrarem os extremos.
Espero agora pelos extremos dos arquipélagos, que são os que mais curiosidade me suscitam, particularmente os dados dos Açores, que sempre quis saber.
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
re: Novidades no site do IPMA

Resumo das descargas eléctricas até ao momento! (with IM new design :D )


www.meteo.pt

Hehehe, vamos descobrindo aos poucos as novidades que vão bastante para além do design.
Ora aí está mais uma boa novidade, os dados são horários e antes não, eram de 3 em 3 horas.

Também só hoje à caça das trovoadas é que reparei que o radar tem uma opção para histórico, e aparentemente dará para ver imagens de radar dos últimos 3 meses. Para já não está a funcionar, mas se estiver no futuro, mais uma coisa muito positiva que no passado já me frustrou umas quantas vezes :thumbsup: Mas é melhor não pôr foguetes antes da festa :hehe:
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
re: Novidades no site do IPMA

Como disse anteriormente, acho que o site ficou melhor com novos dados e com uma navegação mais amigável.
Mas existem situações no mínimo incompreensíveis, como seja a falta de informação relacionada com as ilhas. Se não vejamos:

Uma boa iniciativa colocar o modelo ECMWF sobre precipitação e outros dados, mas o pormenor fica apenas na Península, as ilhas ficam com uma resolução muito baixa
a5tw7.jpg

a4cc4.jpg


Mapas sobre a evolução do clima apenas disponível para Portugal Continental
a6ii0.jpg


Informação costeira não disponível para qualquer localidade das ilhas
a7rm1.jpg


Detector de trovoadas... onde? só se for nas Canárias...
a3gl4.jpg


Radar nem vê-los... para saber a intensidade da precipitação... espera pela chuva e verás...:D
a2yi7.jpg


Satélite só de longe...
a1rv6.png


Evapotranspiração e risco de incêndios apenas disponível no mapa de Portugal Continental... as ilhas também têm incêndios...
a10mg9.jpg

a9rb3.jpg


Altura significativa das ondas, apenas disponível em pormenor para a Península, não seria difícil aplicar o mesmo às ilhas..
a8db9.jpg


E assim vão as ilhas... meteorologicamente falando.:D
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
re: Novidades no site do IPMA

E assim vão as ilhas... meteorologicamente falando.:D

É curioso de facto ROG. Em termos de boletins televisivos até vamos tendo informação das ilhas e às vezes até com algum pormenor. Mas sendo um site, um cantinho tão extenso de conteúdos penso que seria relativamente fácil colocar um pouco mais de informação... é claro que temos também a questão dos meios disponíveis e aqui sabemos que o cenário não é cor de rosa...

Mas com o tempo eu acredito que as nossas ilhas tenham o devido acompanhamento meteorológico... que merecem claro! ;)
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
re: Novidades no site do IPMA

Não sei se já tinha reparado, mas agora no mapa da Trovoada do IM, dá para saber o local e hora exacta a que ocorreu uma determinada descarga eléctrica:

Era excelente... mas tenho a sensação que os dados dizem respeito á hora a que os dados foram compilados e não à hora exacta da descarga (deu-me essa sensação segunda feira), mas entretanto pode ter sido alterado... a página está em actualização, depois tiro esta dúvida ;)
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
re: Novidades no site do IPMA

Ora mais uma melhoria de assinalar!




Porque por exemplo o habitante de Coimbra, não teria que levar com um alerta que não era para si :D
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
re: Novidades no site do IPMA

Ora mais uma melhoria de assinalar!




Porque por exemplo o habitante de Coimbra, não teria que levar com um alerta que não era para si :D

Finalmente o IM seguiu exemplo do Instituto de meteorologia de Espanha:D agora já não vamos ter cidades do interior com aviso de agitação marítima:w00t::thumbsup:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
re: Novidades no site do IPMA

Ora mais uma melhoria de assinalar!
Porque por exemplo o habitante de Coimbra, não teria que levar com um alerta que não era para si :D

Em contrapartida o IM agora não disponibiliza a imagem GIF com os avisos que tinha até aqui e agora os muitos sites que tinham nas suas homepages o hotlink com os avisos do IM já não o podem ter pois o novo é em flash.
Vou tentar falar com eles pois era uma excelente forma de difundir os avisos do IM, certamente que vão tentar arranjar uma solução pois é do interesse deles.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
re: Novidades no site do IPMA

Reconheço as melhorias no site do IM, que têm superado as minhas expecativas, mas reforço o que diz o Vince, que pode ser um problema para muitos web creators.
Também construia sites há uns tempos e lembro-me da dificuldade e o obstáculo que representava o flash para mim na construção dos websites.
 

rgouveia

Cirrus
Registo
22 Nov 2008
Mensagens
1
Local
setubal
Sindicação e o Meteo.pt

Olá a todos

Não sou propriamente um aficcionado da Meteorologia, mas fiquei agradavelmente surpreendido pela actividade e comunidade deste forum. Excelente.

A razão do meu post vem no seguimento de um post que coloquei no meu blog (http://porque.kazulo.com/5506/o-instituto-de-meteorologia-e-a-sindicacao.htm) sobre o porquê de não existir uma forma simples de sindicação de previsão meteorologica no meteo.pt, o que me parece que não faz qualquer sentido.

Obrigado.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Sindicação e o Meteo.pt

Tens razão, já temos falado disso entre nós. Fazes bem em escrever o post e enviares para eles, quantos mais forem melhor. Pior ainda é não haver para os alertas, não só não há sindicância como com o novo site em flash dezenas de blogues e sites que tinham o thumbnail dos avisos deixaram de o poder ter como já foi falado aqui em tempo oportuno.

Há uma forma de ultrapassar isso que é construir um parser e sacar a informação, há quem o faça, mas fica a dúvida da legalidade pois se não tem sindicância se calhar é porque não querem que seja feito por razões que nos escapam.