IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Mas segundo a automática do IPMA há localidades no distrito com temperaturas previstas superiores a 40° hoje e amanhã.

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Sim, mas estranhei o facto, porque "na minha percepção" maior parte das vezes só tem conta as capitais de distrito.

Mas se é para o distrito os avisos são bem emitidos e faço aqui a mea culpa. :inocente:
 
Última edição:


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Sim, mas estranhei o facto, porque "na minha percepção" maior parte das vezes só tem conta as capitais de distrito maior parte das vezes.

Mas se é para o distrito os avisos são bem emitidos e faço aqui a mea culpa. :inocente:
Neste caso estão a fazer da forma correta, como deveria ser sempre.
No entanto tenho a percepção que sim, por vezes os avisos parecem só refletir a capital de distrito, o que nesses casos não é a melhor forma. Tenho a sensação que isso já terá sido discutido relativamente a Faro em particular várias vezes.

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Neste caso estão a fazer da forma correta, como deveria ser sempre.
No entanto tenho a percepção que sim, por vezes os avisos parecem só refletir a capital de distrito, o que nesses casos não é a melhor forma. Tenho a sensação que isso já terá sido discutido relativamente a Faro em particular várias vezes.

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk


Na maior parte das vezes é isso que acontece, mas ultimamente têm vindo a corrigir isso e emitem aviso mesmo que o critério não se cumpra e até emitem aviso no próprio dia, o que é de louvar quando existem localidades bem mais quentes do que Faro e a frequência da não emissão de avisos tem sido menor.

Por exemplo, na semana passada eu postei que o IPMA não tinha emitido aviso amarelo dado a previsão das temperaturas previstas, mas passado umas horas foi emitido.

IPMA, a estação de Olhão (EPPO) entrou em férias no mês de Julho, vejam lá isso, que era interessante ver as mínimas nas próximas noites nessa estação.


Outro factor, que devia ser importante seria a emissão de avisos para a temperatura elevada durante a noite, aliás, o IPMA já fez várias referências em alguns avisos. :D
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Sim, mas estranhei o facto, porque "na minha percepção" maior parte das vezes só tem conta as capitais de distrito maior parte das vezes.

Mas se é para o distrito os avisos são bem emitidos e faço aqui a mea culpa. :inocente:
Aqui no distrito de Portalegre também se baseavam apenas nas temperaturas da capital de distrito e por vezes não lançavam os avisos porque os valores previstos para a cidade, não o justificavam. No entanto, as diferenças para as zonas mais baixas são notáveis.
Neste momento, o IPMA não prevê mais do que 38ºC para Portalegre e o aviso laranja está lançado. Aqui para Arronches estão previstos 40ºC para hoje e terça e 41ºC para amanhã. Para Elvas, 41ºC hoje e 42ºC para amanhã e terça. As restantes localidades, excepto as que estão na serra, têm temperaturas previstas idênticas, portanto o aviso laranja para o distrito é mais que justificado. Parece que finalmente estão a fazer aquilo que é correto.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
IPMA, a estação de Olhão (EPPO) entrou em férias no mês de Julho, vejam lá isso, que era interessante ver as mínimas nas próximas noites nessa estação.

Prontos, resolvido e eis a minha estação regressada de férias. :D


21854167_zEOie.jpeg



Obrigado IPMA! :thumbsup:

Qualquer dia o pessoal começa a achar estranho. :lol:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Eu já lhes pedi a estação de Ponte de Lima por telefone N vezes e nunca mais, Algarvio não queres dar aí uma mãozinha? É que são meses sem a estação de cá e eles nunca querem resolver o problema :sad:

IPMA, coloca lá a estação de Ponte de Lima a funcionar novamente.
 

okcomputer

Cirrus
Registo
13 Jul 2020
Mensagens
91
Local
Minho
Todas as estações do IPMA da comunidade intermunicipal do Cávado morreram ao inicio desta tarde. Alguém tropeçou num fio importante ou se esqueceu de pagar alguma conta.

Ontem já estava resolvido!

Agora mais:

- Num numero enorme de estações não aparece o rumo do vento, na região centro, por acaso algumas das zonas mais perigosas de incêndios em Portugal. É normal não aparecer o rumo do vento ou é problema do meu computador? Apenas aparece no dia seguinte e não do próprio dia.

Castro Daire / Mézio (CIM)
São Pedro do Sul (CIM)
Vila Nova do Paiva (CIM)
Aguiar da Beira (CIM) (sem vento de todo)
Satão (CIM)
Vouzela (CIM)
Penalva do Castelo (CIM)
Mangualde / Chãs de Tavares (CIM)
Nelas / Vilar Seco (CIM) (sem vento de todo, sem humidade)
Tondela, Caramulinho (CIM)
Carregal do Sal (CIM)
Santa Comba Dão (CIM)
Mortágua / Aeródromo (CIM)
Mealhada / Quinta do Vale (CIM)
Penacova / Hombres (CIM)
Coimbra / Mata de São Pedro (CIM)
Cantanhede / Fonte Dom Pedro (CIM)
Arganil / Aeródromo (CIM)
Vila Nova de Poiares (CIM)
Lousã (Aeródromo) (sem vento de todo)
Góis / Quinta da Ribeira (CIM)
Pampilhosa da Serra, Fajão (sem vento de todo)
Soure (CIM)
Penela / Serra do Espinhal (CIM)


- Outra questão. Não é possível haver a maior rajada de hora a hora para além da velocidade média, se é que é isso que aparece ?

- E finalmente, é assim tão difícil fazer melhor com dados sem ter que se esperar hora a hora?
Se há muito vento duma trovoada às 16h05 eu só consigo ver no site mais de uma hora depois, quase às 17h30, de que me serve assim?
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,699
Local
Loures
Alguém me consegue explicar como é que Viana do Castelo para hoje e amanhã tem temperaturas mínimas de 23/24 ° c e máximas entre 35/38° c e está apenas em aviso amarelo ?
É que eu não consigo perceber .

Basta consultar os critérios de emissão do IPMA. O aviso lançado corresponde ao que está estipulado nos critérios.

http://www.ipma.pt/pt/enciclopedia/otempo/sam/index.html?page=criterios.xml

Agora se os critérios são os mais correctos, isso já são outros quinhentos.
 

Crazyrain

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2020
Mensagens
924
Local
Viana do Castelo , Neiva ( 43 m )
Basta consultar os critérios de emissão do IPMA. O aviso lançado corresponde ao que está estipulado nos critérios.

http://www.ipma.pt/pt/enciclopedia/otempo/sam/index.html?page=criterios.xml

Agora se os critérios são os mais correctos, isso já são outros quinhentos.

Só se for pela duração , pois os 38° c previstos para amanhã já estão bem bem acima da média .
Basta reparar que amanhã está prevista para Braga a mesma temperatura que Viana do castelo e Braga tem uma temperatura máxima média mais alta( E está em aviso laranja ) , o que torna a anomalia em Viana mais significativa .
 
  • Gosto
Reactions: joselamego