IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

RP20

Cirrus
Registo
26 Ago 2021
Mensagens
96
Local
Alto Minho
Faço estas perguntas:
O radar com imagens em tempo real vai impedir de entrar a água numa loja, casa, etc?
Os avisos do IPMA servem para quê?
Os alertas da ANEPC servem para quê?
A causa quer das inundações quer dos incêndios na maior parte é falta de prevenção e mau ordenamento do território.
Se, o IPMA coloca um aviso amarelo/laranja/vermelho e depois a ANEPC coloca alertas e recomenda a limpeza, porque raio as cãmaras não fazem o que a ANEPC diz e depois aparecem a dizer estas patetices na comunicação social.

Quanto à informação quase em tempo real das EMA's do IPMA ela existe embora não abranja todas as estações: https://ema.ipma.pt/emas/

Atenção, que não estou a criticar-te, mas só citei o teu post para contextualizar a conversa e nada mais.
Porquê só essas? Porque não disponibilizar os dados de todas em tempo real?
 
  • Gosto
Reactions: Skizzo e N_Fig


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Atenção, que não estou a criticar-te, mas só citei o teu post para contextualizar a conversa e nada mais.

Sim eu percebi, o meu post também não é uma critica ao IPMA que certamente fará o melhor que pode com aquilo que tem, apenas acho que nos tempos que correm a informação deveria ser em tempo real (ou quase).

Um radar em tempo real dá logo outra antecipação em casos de fenómenos mais extremos, pode não parecer mas 15 minutos por vezes fazem a diferença ( sobretudo aqui para nós no forum que acompanhamos e podemos alertar) claro que 15 minutos não vão ser suficientes para avisar a população, uma vez que a informação tem que ser emitida e posta a circular. Será que o IPMA não tem acesso internamente ao radar em tempo real? Se sim, porque não disponibilizar no site? :unsure:

A questão é apenas essa, modernizar um pouco o site e colocar a informação em tempo real, ( incluir por exemplo o rain rate actual das estações e não apenas o acumulado total e por hora) acho que tinhamos todos a ganhar.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
O site disponibilizado no outro post tem carácter privado mas infelizmente deixaram com que os motores de busca o "apanhassem". :D Penso que é um site que mostra apenas algumas estações principais e as estações das CIM com quem têm parceria. Não me parece ser para uso público e deverá ser por isso que não tem todas.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
O site disponibilizado no outro post tem carácter privado mas infelizmente deixaram com que os motores de busca o "apanhassem". :D Penso que é um site que mostra apenas algumas estações principais e as estações das CIM com quem têm parceria. Não me parece ser para uso público e deverá ser por isso que não tem todas

E mesmo assim não é em tempo real, mas é bem melhor do que seguir as estações on line no site do IPMA em que o atraso é enorme. Se existe a possibilidade (como se vê nesse site) das estações serem actualizadas com mais frequência, porque não se coloca logo diretamente no site? Como disse anteriormente, em praticamente todos os sites ( nuns mais que outros) a informação é em tempo real, alguns com actualizações de minuto a minuto ( até o weathercloud na versão não paga actualiza as estações de 10 em 10 minutos).
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,910
Local
Figueira da Foz
Vocês andam é mal habituados, eu lembro-me de quando os dados do IPMA só eram facultados em gráficos manhosos e era preciso criar conta :rolleyes: A única vantagem é que aquilo guardava um histórico de 6 meses, se não estou em erro, portanto eu se quisesse poderia ir ver o gráfico da Figueira no dia 2 de abril deste ano. O que temos agora não é perfeito, admito, mas já evoluímos muito desde esse tempo. Então o senhor professor não saber o que quer dizer UTC quando estamos em horário de verão é a cereja no topo do bolo...
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Vocês andam é mal habituados, eu lembro-me de quando os dados do IPMA só eram facultados em gráficos manhosos e era preciso criar conta :rolleyes: A única vantagem é que aquilo guardava um histórico de 6 meses, se não estou em erro, portanto eu se quisesse poderia ir ver o gráfico da Figueira no dia 2 de abril deste ano. O que temos agora não é perfeito, admito, mas já evoluímos muito desde esse tempo. Então o senhor professor não saber o que quer dizer UTC quando estamos em horário de verão é a cereja no topo do bolo...

Mas isso foi há quantos anos? Eu também me lembro quando não havia internet e as informações meteorológicas eram dadas na televisão, ou consultando os jornais, radar nem em sonhos, até havia um número de telefone ( de valor acrescentado) onde eram lidas as previsões para os proximos 3 dias e até mais além ( 10 dias se não estou em erro)... havia o boletim meteorológico para a agricultura também. Mas estamos em 2021 e a tecnologia /internet evoluiram imenso, daí ser necessário também uma adaptação aos novos tempos, adaptação essa que, no caso do IPMA é feita sim, mas de forma muito lenta...estamos na era da informação.

Há uns anos, não havia internet era assim ( lembro-me de boletins nos anos 80 também deste género com outros meteorologistas ).

Boletim meteorológico com mais de 6 minutos de duração em 1994:




Na altura era do melhor que se fazia em termos de informação meteorológica, não só pelo boletim mas pela informação prestada com clareza e com linguagem acessivel a todos e era transmitido mais que uma vez por dia.
 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,446
Local
Olhão (24 m)
Mas isso foi há quantos anos? Eu também me lembro quando não havia internet e as informações meteorológicas eram dadas na televisão, ou consultando os jornais, radar nem em sonhos, até havia um número de telefone ( de valor acrescentado) onde eram lidas as previsões para os proximos 3 dias e até mais além ( 10 dias se não estou em erro)... havia o boletim meteorológico para a agricultura também. Mas estamos em 2021 e a tecnologia /internet evoluiram imenso, daí ser necessário também uma adaptação aos novos tempos, adaptação essa que, no caso do IPMA é feita sim, mas de forma muito lenta...estamos na era da informação.

Há uns anos, não havia internet era assim ( lembro-me de boletins nos anos 80 também deste género com outros meteorologistas ).

Boletim meteorológico com mais de 6 minutos de duração em 1994:




Na altura era do melhor que se fazia em termos de informação meteorológica, não só pelo boletim mas pela informação prestada com clareza e com linguagem acessivel a todos e era transmitido mais que uma vez por dia.

Eu às vezes ligava para a linha de valor acrescentado e depois vinha na conta telefónica e os meus pais diziam quem ligou para a linha de valor acrescentado. :o

O da agricultura era porreiro, que dava a previsão para a semana toda. :D

Também, costumava ver a previsão na EuroNews quando previam trovoadas era certeiro e quando previam chuva forte era sinal de inundações.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,910
Local
Figueira da Foz
Mas isso foi há quantos anos? Eu também me lembro quando não havia internet e as informações meteorológicas eram dadas na televisão, ou consultando os jornais, radar nem em sonhos, até havia um número de telefone ( de valor acrescentado) onde eram lidas as previsões para os proximos 3 dias e até mais além ( 10 dias se não estou em erro)... havia o boletim meteorológico para a agricultura também. Mas estamos em 2021 e a tecnologia /internet evoluiram imenso, daí ser necessário também uma adaptação aos novos tempos, adaptação essa que, no caso do IPMA é feita sim, mas de forma muito lenta...estamos na era da informação.

Há uns anos, não havia internet era assim ( lembro-me de boletins nos anos 80 também deste género com outros meteorologistas ).

Boletim meteorológico com mais de 6 minutos de duração em 1994:




Na altura era do melhor que se fazia em termos de informação meteorológica, não só pelo boletim mas pela informação prestada com clareza e com linguagem acessivel a todos e era transmitido mais que uma vez por dia.

Foi nos meus primeiros tempos no fórum, portanto há 10 anos, mais coisa menos coisa
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,975
Local
Alcobaca (160 m)
O padrão da WMO é de 10 minutos.
Um tempo de transmissão de dados mais curto é de pouca utilidade para uma organização meteorológica. Eles só querem uma tendência.
Para a climatologia, no formato de dados há um registo dos valores mínimos e máximos durante o espaço entre 2 envios.
Exemplo:

2021-09-16_20-41-33.jpg


Outro exemplo japonês:

Nas leituras tem 26,9° no máximo, mas ao explorar os intervalos tem 27,2°.

2021-09-16_20-57-55.jpg
 

efcm

Cumulus
Registo
23 Mar 2013
Mensagens
396
Local
Amadora
Ninguém previu propriamente chuva forte e trovoada para Alvor, mas sim para o distrito de Faro, muito devido à convenção nas Serras, o que realmente aconteceu.
Aí previu previu

A aplicação do IPMA previa chuva forte e trovoada, para além do aviso amarelo para que estava em vigor.

Tal como prevê chuva forte para amanhã entre as 01h e as 12h e tenho aviso laranja para chuva forte entre as 01 e as 22h

Mas a chuva acaba as 12h...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Aí previu previu

A aplicação do IPMA previa chuva forte e trovoada, para além do aviso amarelo para que estava em vigor.

Tal como prevê chuva forte para amanhã entre as 01h e as 12h e tenho aviso laranja para chuva forte entre as 01 e as 22h

Mas a chuva acaba as 12h...
A aplicação é um output directo do modelo. Não tem mão humana. E a resolução de um modelo é fraca, o pixel de Alvor apanhava com certeza uma parte do interior algarvio onde estava prevista convecção. Nenhum meteorologista esperaria trovoadas ou aguaceiros junto à costa no dia de hoje no Algarve.
 

efcm

Cumulus
Registo
23 Mar 2013
Mensagens
396
Local
Amadora
A aplicação é um output directo do modelo. Não tem mão humana. E a resolução de um modelo é fraca, o pixel de Alvor apanhava com certeza uma parte do interior algarvio onde estava prevista convecção. Nenhum meteorologista esperaria trovoadas ou aguaceiros junto à costa no dia de hoje no Algarve.
Então devia ter mão humana, para que as pessoas não deixem de acreditar nas previsões que o IPMA faz.

Mas garanto que o alerta amarelo tem mão humana.

E que o alerta laranja de chuva forte para amanhã que está das 01h até às 22h quando a previsão de chuva agora acaba as 7 da manhã...

Temos 15 horas de alerta laranja para chuva forte sem previsão de chuva.

Já é incompetência...


d5e82b66c18f16e647a721ce891651b8.jpg
12bae2ac6a7bd4c4d1b76df6ccfd2ad2.jpg
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Então devia ter mão humana, para que as pessoas não deixem de acreditar nas previsões que o IPMA faz.

Mas garanto que o alerta amarelo tem mão humana.

E que o alerta laranja de chuva forte para amanhã que está das 01h até às 22h quando a previsão de chuva agora acaba as 7 da manhã...

Temos 15 horas de alerta laranja para chuva forte sem previsão de chuva.

Já é incompetência...


d5e82b66c18f16e647a721ce891651b8.jpg
12bae2ac6a7bd4c4d1b76df6ccfd2ad2.jpg
Que parte é difícil de perceber? Uma coisa é a aplicação, que é automática. Não deviam ser? Talvez, mas meteorologistas para fazer uma previsão personalizada para cada localidade deste país, é impossível.

Outra são os avisos, que têm mão humana, claro. E foram muito bem emitidos, pois o que choveu nas serras do Algarve justificou o aviso amarelo. Ainda não é possível emitir um aviso para diferentes regiões do distrito, logo Alvor tinha aviso amarelo por consequência. Esta madrugada tem aviso laranja, justificado pelas saídas do ECMWF e Arome, que estão bem agressivos para o Algarve. Pode até não vir a dar nada de especial. São assim estas situações convectivas, imprevisíveis. Como pode justificar em Albufeira, e em Alvor não cair uma gota, ou vice versa. A meteorologia é mesmo assim. Quem quer certezas absolutas, está no ramo da ciência errado.