IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

• Thread starter Thread starter J.S.
  • Data de início Data de início
Deve haver algum problema com a previsão de temperaturas da água do mar. Deixou de haver previsão a partir de Domingo.

1752336004133.webp

Com a descontinuação da estação de Lisboa, Gago Coutinho, a página da monitorização diária ficou sem dados para Lisboa...
Mas isso da estação ter sido descontinuada é informação oficial? É que é uma pena, uma estação com décadas de funcionamento, embora seja menos grave por Lisboa ter mais cobertura

Mas isso da estação ter sido descontinuada é informação oficial? É que é uma pena, uma estação com décadas de funcionamento, embora seja menos grave por Lisboa ter mais cobertura
Sim, embora as condições ambientais na zona da estação tenham vindo a alterar-se, por força das mudanças da cobertura urbana. É difícil que estações em meio urbano em evolução mantenham o seu valor climatológico, mantém a importância mas mais reduzida ao estudo das mudanças do clima urbano local.

Julgo que sim, ouvi há uns tempos que a ideia era substituir a do Relógio pela Gago Coutinho, e pelo decorrer dos acontecimentos parece que foi mesmo isso que aconteceu.

Temos duas novas estações no mapa das observações:
- Ourém/Fatima
- Ourique/ Santana da Serra

Já a EMA da Praia da Rainha deixou de reportar há várias semanas.
Chamusca/Chouto também é nova.

Acho muito bem que se invista na instalação de novas estações, mas nesta zona entre o distrito de Portalegre e Santarém existem agora 6 estações perto umas das outras. Ontem esta estação e as duas de Coruche até tiveram a mesma máxima. :huhlmao:
Já noutras zonas do Interior alentejano ainda existe muito "espaço" para novas estações. Tanta falta que faziam, talvez no futuro.

Chamusca/Chouto também é nova.

Acho muito bem que se invista na instalação de novas estações, mas nesta zona entre o distrito de Portalegre e Santarém existem agora 6 estações perto umas das outras. Ontem esta estação e as duas de Coruche até tiveram a mesma máxima. :huhlmao:
Já noutras zonas do Interior alentejano ainda existe muito "espaço" para novas estações. Tanta falta que faziam, talvez no futuro.
Eu sei que é uma região com uma área relativamente pequena, mas tendo em conta a densidade populacional fico chocado com a falta de cobertura no Grande Porto fora do núcleo urbano Porto-Matosinhos

Entretanto reparei que no mapa aparece também as estações de Guimarães e Meda.

Relativamente a essa lista, ainda não aparece no mapa: Arruda dos Vinhos, Sintra (Tapada do Mouco) e Coimbra (Santa Clara e Dias da Silva).