IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

• Thread starter Thread starter J.S.
  • Data de início Data de início
IPMA lança nova plataforma digital de dados climáticos para Portugal - o DataClima

De forma resumida, o DataClima é uma plataforma interativa dedicada à consulta e análise de indicadores climáticos modelados e observados para Portugal Continental e Regiões Autónomas, abrangendo o período de 1981 até à atualidade no caso dos indicadores modelados e desde 1941 para os indicadores observados.

A informação disponibilizada nesta plataforma inclui indicadores provenientes de múltiplas estações meteorológicas da rede do IPMA bem como um conjunto de indicadores calculados para diversas unidades territoriais, NUTS 2 e 3, Distritos, Concelhos e Bacias hidrográficas.

outras plataformas de interesse dos serviços climáticos do IPMA:

- Portal agroclimático: https://agroclima.ipma.pt/pt/
- Novo portal do clima: http://rna2100.portaldoclima.pt/pt/

Última edição:
Talvez seja um pouco estranho para muitas pessoas verem os avisos de precipitação todos a verde (sem avisos 19:34 de hoje) e apanharem em várias localidades por toda a região Sul acumulados horários de 10 a 20 mm (ou mais), tal como está observado e registado na própria rede IPMA.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Talvez seja um pouco estranho para muitas pessoas verem os avisos de precipitação todos a verde (sem avisos 19:34 de hoje) e apanharem em várias localidades por toda a região Sul acumulados horários de 10 a 20 mm (ou mais), tal como está observado e registado na própria rede IPMA.
Não sei se por causa da cache do site que não viste, mas estavam emitidos avisos de precipitação para o sul (Setúbal, Faro e Beja) até às 21h00, avisos que foram emitidos na última madrugada.

Última edição:
Não sei se por causa da cache do site que não viste, mas estavam emitidos avisos de precipitação para o sul (Setúbal, Faro e Beja) até às 21h00, avisos que foram emitidos na última madrugada.
Sim, eu vi esses da madrugada. Realmente mais tarde terei feito a consulta novamente já depois das 21:00 e portanto já não estaria à vista o final do aviso às 21:00. No entanto coincidiu com ver nesse momento registos horários das 21:00 e também que iriam aparecer no das 22:00 que ainda tinham acumulados que se enquadravam no critério, embora mais próximos da fronteira Leste. Tens razão, eu só diria então que o final do aviso, embora aparentemente correcto, foi um pouco à tangente do real final da precipitação a merecer aviso.

As cartas de previsão meteorológica disponibilizadas pelo IPMA foram atualizadas
Escalas
Não desgosto das escalas, estão razoáveis/boas

Novidades
Quanto a novidades, a adição da temperatura do topo das nuvens é bem vinda. Isto é o simulated infrared do ECMWF, simulação da imagem satélite, canal IR, que é um produto que tenho apreciado bastante no último ano, neste caso com escala de cores em vez de intensidade de brancos, o até que é mais um extra positivo.
Mas de adição de produtos esperava pelo menos um pouco mais para até ter direito a artigo.
Parece que até tiraram o das nuvens (b/m/a), que eu também lhe dava bastante utilidade, por ex. para nevoeiros etc.

O que esperava mais
- Há imensa coisa que gostava de ver mas em termos de prioridades um produto que hoje em dia muitos desejam é o das DEA, tipo as descargas do HARMONIE-AROME da AEMET ou do próprio site da ECMWF
- Outros produtos que são muito apreciados são cartas probabilísticas em vez de apenas as % de probabilidade de precipitação que o IPMA mete na previsão automática de 10 dias.
Cartas probabilísticas como as da AEMET são muito populares em Portugal, até a nível profissional, Agricultura por ex.
A % que o IPMA mete na automática pode ser muito enganadora, por exemplo 100% probabilidade num dia pode ser apenas um chuvisco de 0,5mm a certa altura do dia e isso é basicamente nada para agricultores. Já a distinção que a AEMET faz na forma de cartas % de >0.5mm >2mm >10mm >20mm é incrivelmente útil. Seria bom termos cartas tugas do IPMA assim, ou então incluir na automática a diferenciação.

O que não gostei muito
A precipitação quer no ECMWF quer no AROME agora é de hora a hora, o que até é porreiro. Mas o acumulado é sempre de 6 horas, ou seja, acumulado de 6 horas "rolante".
Minha opinião, isto claro que tem a sua utilidade, fica melhor acumulado "rolante" de hora a hora que acumulado de 6 horas visualizável apenas de 6h em 6h.

Mas os outros também fazem falta, acumulado horário (pelo menos num alta resolução como AROME) e os acumulados de 3h em 3h como era antes. Sinceramente julgo que acumulados de 1h/3h ajudam mais em termos de situações severas, por ex. até pode chover imenso em 6h mas ser chuva moderada, contínua e muito bem repartida e acabar por não ser assim tão complicado como parece à primeira vista.
Ideal é a solução por ex. da AEMET para o Arome, disponibilizam acumulados de hora a hora, de 3 horas e de 6 horas (tal como nas DEA, etc)

Será difícil o IPMA disponibilizar mais umas coisas ? É que esta novidade soube-me a poucochinho, sem qualquer desprimor para as melhorias que são sempre bem vindas.

Outras coisas urgentes
E agora de outras melhorias, ainda o problema do radar, de já terem as imagens no servidor mas só são visualizadas no site/app bastante mais tarde acumulando atraso até ~15 minutos.
A certa altura conseguiram fazer o mais difícil, processar imagem de radar, transmitir de forma rápida para o vosso servidor, num tempo bastante reduzido (<5 minutos), ao nível do que se faz de melhor noutras partes do mundo. Mas depois o site não mostra logo as imagens assim que as tem no servidor, e isto faz-me uma confusão dos diabos. No dia que resolverem isso eu envio um Bolo e um Moet & Chandon para a sede do IPMA.

Última edição:
As estações CIM no distrito de Braga desapareceram do mapa, exceto a de Famalicão.
A de Barcelos já não envia dados desde o início do mês, mas com as restantes não parece que haja problemas, pois os dados continuam a aparecer no site da CIM.

https://www.cimcavado.pt/sistema-de-monitorizacao/

(os dias na imagem em baixo estão errados, onde diz hoje é dia 18)
1766132589086.webp

É previsão automática mesmo nesse mapa, com certeza no algoritmo está definido que se houver queda de neve deve ser símbolo prioritário pelo impacto.
Se é só isso que o algoritmo considera (se existe uma hora do dia com neve, o símbolo diário é neve também) então é excessivamente simples, se é neve que vira chuva na hora seguinte e nem sequer acumula sendo tudo isto de madrugada, então mais valia manter "chuva" como o símbolo diário.
Uma sugestão simples que já apresentei aqui que acho que seria uma boa solução para estes casos, seria mostrar o símbolo noturno quando o fenómeno ocorre de madrugada ou de noite próximo da meia noite.
Assim, se eu vir o símbolo:
w_ic_n_06.svg
na página diária, sei que não preciso de levar o guarda-chuva porque já ocorreu enquanto dormia ou porque só chega no final do dia...

Como estas são situações raras, só são detetadas quando acontece uma primeira vez, é o problema dos produtos automáticos com algoritmos, que podem ter de lidar com "1001" situações diferentes. Depois de acontecer uma vez, até se pode fazer ajustes com certeza, como permitir o símbolo da neve apenas se aparecer em 3 ou mais steps horários, por exemplo.
Isso não me parece correto, dependendo da complexidade do algoritmo, a pessoa (ou pessoas) que implementou essa parte dele sabia muito bem que isso iria acontecer (apresentar neve no símbolo diário).
Se não era comportamento intencional, então imagino que houve falha na comunicação da equipa ou falha no planeamento no projeto (não disseram explicitamente a quem o implementou o que era suposto ser apresentado nesse caso), ou falta de testes ao mesmo.

É previsão automática mesmo nesse mapa, com certeza no algoritmo está definido que se houver queda de neve deve ser símbolo prioritário pelo impacto. Como estas são situações raras, só são detetadas quando acontece uma primeira vez, é o problema dos produtos automáticos com algoritmos, que podem ter de lidar com "1001" situações diferentes. Depois de acontecer uma vez, até se pode fazer ajustes com certeza, como permitir o símbolo da neve apenas se aparecer em 3 ou mais steps horários, por exemplo.
Pois, isso não faz sentido e de facto deve ser melhorado. Estar no site do instituto de meteorologia nacional, durante o dia inteiro, previsão de neve para uma capital de distrito devido a um step horário e com probabilidade de ocorrer bastante baixa é errado.
Pensava que o mapa era alterado manualmente, mas depois de ver a previsão de ontem fiquei com dúvidas.

No passado, para o próprio dia tinha uma previsão de 00-12h e 12-24h e sempre era um pouco melhor, mas acabaram com isso. Até me admira como ainda nunca fizeram uma mudança nesse aspeto para algo como a AEMET tem, com os símbolos do mapa a serem atualizados de hora em hora ou pelo menos, de 3h em 3h.

Sempre seria mais fiável para quem consulta só este mapa, mas provavelmente é como acontece com o reforço das estações meteorológicas, não existem possibilidades para tal. De qualquer maneira, fica a sugestão.

Última edição:
No passado, para o próprio dia tinha uma previsão de 00-12h e 12-24h e sempre era um pouco melhor, mas acabaram com isso.
Isso até dava jeito para dar a informação de forma razoavelmente eficaz dos típicos dias onde existe nevoeiros ou geadas de manhã que duram até meio da manhã e depois a tarde é de sol.
O símbolo das 0–12h podia ser o tal nevoeiro ou geada, e o símbolo das 12–24h seria o de céu limpo...

Isso até dava jeito para dar a informação de forma razoavelmente eficaz dos típicos dias onde existe nevoeiros ou geadas de manhã que duram até meio da manhã e depois a tarde é de sol.
O símbolo das 0–12h podia ser o tal nevoeiro ou geada, e o símbolo das 12–24h seria o de céu limpo...
Tu não precisas disso, é raro fazer nevoeiro em Albufeira, então cair geada é quase um fenómeno bíblico. :D

@Jorge_scp , mete lá aí uma cunha no IPMA, para virem resolver os problemas dos pluviómetros nas várias estações no Algarve: Loulé, Olhão (EPPO), Martim Longo (Alcoutim) e a EMA dos Cavalos (esta morreu), considero isto mais importante que os necos. :)

Só agora me apercebi que adicionaram à legenda do site as duas categorias novas do vento: "calmo" e "excecionalmente forte", que já eram utilizadas nas previsões horárias.
Mas não me parece que sejam usadas no resumo diário, pois não me lembro de ver o símbolo de vento calmo, acho que foi sempre o símbolo de vento fraco no mínimo.
1767948702505.webp

Última edição: