Júpiter amador

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Local
Loures
Colegas,

é com orgulho que compartilho a minha recente imagem de Jupiter.

Uploaded with ImageShack.us

obtida com um telescópio dobson, feito para observação visual e não astrofotografia.
O local onde fiz isto foi perto de Mértola, nos céus lindos do Alentejo.

É possível fazr imagens de planetas com material não muito caro.

Abraço

bolas!! quase que dava para ver um ET lá :) mt bom

Muito boa. Que material usas para fotografar?
Tenho muitas saudades de voltar à observação astronómica. Mas com dois filhos pequenos tem sido muito difícil.... Tenho o telescópio guardado quase há 2 anos! Mas em breve vou voltar às observações.
Parabéns e cumprimentos

:surprise: Muito boa imagem!

Utilizaste um dobson, um telescópio um pouco para o "grandote", mas sem dúvida mais acessível do que os reflectores comparáveis com a mesma abertura.
Já agora, qual a abertura do "bicho"?;)

Muito Parabéns C. Bernardino;)

Na minha opinião, o mais incrível não é fazer esta imagem com refletor, refrator ou SCT, mas sim com um telescópio sem motorização e ainda por cima com um Dobson, que nem seguer tem movimentos milimétricos como as equatoriais sem motorização.

Muito obrigado pelas simpáticas palavras.

Gostava de esclarecer uma coisa: o meu dob é motorizado! tem um sistema de goto e motorização que funciona muiiito bem.

A abertura é de 12''.

o que uso para fazer a imagem é uma espécie de webcam, adquiro videos (AVI) e depois há software (grátis) que decompõe o video em várias frames que são "somadas" umas às outras, somando os detalhes existentes em cada uma delas.

se quiserem tento explicar de forma mais pormenorizada.

Para mim nada é melhor de que uma boa noite ao relento, passado no alentejo profundo depois de umas boas migas.

abraço

Bernardino

Ok,:)

12" de abertura no Alentejo profundo, com aquele céu que já se sabe é uma verdadeira maravilha.

Manda mais imagens dessas, vais ter os cometas para te divertir este ano, especialmente o ISON.

Muito obrigado pelas simpáticas palavras.

Gostava de esclarecer uma coisa: o meu dob é motorizado! tem um sistema de goto e motorização que funciona muiiito bem.

A abertura é de 12''.

o que uso para fazer a imagem é uma espécie de webcam, adquiro videos (AVI) e depois há software (grátis) que decompõe o video em várias frames que são "somadas" umas às outras, somando os detalhes existentes em cada uma delas.

se quiserem tento explicar de forma mais pormenorizada.

Para mim nada é melhor de que uma boa noite ao relento, passado no alentejo profundo depois de umas boas migas.

abraço

Bernardino