Júpiter amador

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Colegas,

é com orgulho que compartilho a minha recente imagem de Jupiter.



Uploaded with ImageShack.us

obtida com um telescópio dobson, feito para observação visual e não astrofotografia.
O local onde fiz isto foi perto de Mértola, nos céus lindos do Alentejo.

É possível fazr imagens de planetas com material não muito caro.

Abraço
 


fhff

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
886
Local
Merceana, Alenquer / Nafarros, Sintra
bolas!! quase que dava para ver um ET lá :) mt bom

Muito boa. Que material usas para fotografar?
Tenho muitas saudades de voltar à observação astronómica. Mas com dois filhos pequenos tem sido muito difícil.... Tenho o telescópio guardado quase há 2 anos! Mas em breve vou voltar às observações.
Parabéns e cumprimentos
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,937
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
:surprise: Muito boa imagem!

Utilizaste um dobson, um telescópio um pouco para o "grandote", mas sem dúvida mais acessível do que os reflectores comparáveis com a mesma abertura.
Já agora, qual a abertura do "bicho"?;)
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Muito Parabéns C. Bernardino;)

Na minha opinião, o mais incrível não é fazer esta imagem com refletor, refrator ou SCT, mas sim com um telescópio sem motorização e ainda por cima com um Dobson, que nem seguer tem movimentos milimétricos como as equatoriais sem motorização.
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Muito obrigado pelas simpáticas palavras.

Gostava de esclarecer uma coisa: o meu dob é motorizado! tem um sistema de goto e motorização que funciona muiiito bem.

A abertura é de 12''.

o que uso para fazer a imagem é uma espécie de webcam, adquiro videos (AVI) e depois há software (grátis) que decompõe o video em várias frames que são "somadas" umas às outras, somando os detalhes existentes em cada uma delas.

se quiserem tento explicar de forma mais pormenorizada.

Para mim nada é melhor de que uma boa noite ao relento, passado no alentejo profundo depois de umas boas migas.

abraço

Bernardino
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Ok,:)

12" de abertura no Alentejo profundo, com aquele céu que já se sabe é uma verdadeira maravilha.

Manda mais imagens dessas, vais ter os cometas para te divertir este ano, especialmente o ISON.


Muito obrigado pelas simpáticas palavras.

Gostava de esclarecer uma coisa: o meu dob é motorizado! tem um sistema de goto e motorização que funciona muiiito bem.

A abertura é de 12''.

o que uso para fazer a imagem é uma espécie de webcam, adquiro videos (AVI) e depois há software (grátis) que decompõe o video em várias frames que são "somadas" umas às outras, somando os detalhes existentes em cada uma delas.

se quiserem tento explicar de forma mais pormenorizada.

Para mim nada é melhor de que uma boa noite ao relento, passado no alentejo profundo depois de umas boas migas.

abraço

Bernardino