Lahti (Finlândia)

Scan_Ferr

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2010
Mensagens
1,489
Local
Maceda (Ovar)
Fui no passado mês de Março/Abril a Lahti para vistar a minha namorada que lá vive. Passei mais tempo com ela do que propriamente a visitar coisas e a tirar fotos :D mas as que tirei vou postar aqui algumas. Como sei que há aqui "malucos" pela neve, espero que gostem :D
É, a cidade na altura estava um pouco suja devido à neve. Neve a derreter, misturada com terra e afins, punha os carros todos sujos e as estradas. Achei curioso os semáforos. Em cada cruzamento há semáforos antes do cruzamento e depois. E atenção! Os semáforos não funcionam de noite! Nenhuns! Só de dia! Nas passadeiras quem tem a prioridade de passagem são os carros e não os peões como cá...como lá são sociedades civilizadas tinha-se de esperar que todos os veículos passassem e depois aí sim, nós.
Bastante interessante ver um dos famosos lagos finlandeses todo congelado! É giro caminhar sobre gelo sabendo que debaixo temos metros e metros de água :thumbsup:
Ainda apanhei alguns nevões, mas como já fui na Primavera claro que já não era tanto como de Inverno. Por vezes a T máxima não passava dos 4ºC e de noite chegou a ir aos -10ºC ou -12ºC salvo erro, apenas uma noite. Curioso que durante o dia eu aguentava melhor o frio de lá do que o de cá. Lá é um frio seco não tão húmido como aqui. Levei a roupa normal de cá e umas luvas e um cachecol, tudo foi suficiente. Apenas cá não costumo usar luvas. E é bastante engraçado brincar na neve :w00t: Eu a única vez que tinha visto neve foi na Serra da Estrela e era puto.

Gostava de repetir e, se possível visitar mais cidades. Já combinámos ir a Tampere e a Helsínquia da próxima vez que lá for. E visitar a Angry Birds land :lol:

Peço desculpa pela repetição de fotos :)

Aeroporto de Frankfurt:

7lQa2.jpg


Vistas do apartamento. Quem dera a alguns de nós ter coisas assim cá!

0WIhP.jpg


RoSqy.jpg


tyCOf.jpg


2D6HE.jpg


A cidade.

YtBqE.jpg


CDQmn.jpg


C1oPf.jpg


A "câmara municipal" de Lahti:

ksUtI.jpg


As ruas do centro:

hiWMz.jpg


Um parque na cidade. Supostamente devia ser todo verde :P

kPHYV.jpg


JLWD4.jpg


qbMX0.jpg


r2rsT.jpg


O edifício amarelo é uma escola onde a minha namorada anda. Do lado esquerdo é o parque que está acima:

xdQq9.jpg


Um pequeno lago com dezenas de patos :D Este lago penso ter drenagem para o Pikku Vesijärvi que por sua vez está ligado ao grandioso Vesijärvi. "Järvi" em finlandês significa "lago", "pikku" significa "pequeno" e "vesi" significa "água". Portanto, lago de água!

GddcS.jpg


BdLsk.jpg


or5sE.jpg


NVhs3.jpg


O lago propriamente dito. Isto é uma pequena doca. Coitados dos barcos, nem se mexem!

W1CFR.jpg


kxKjw.jpg


A superfície do lago. Alguma neve e gelo depois, está lá a água!

XF16p.jpg


LGAMb.jpg


2WAYa.jpg


OeQoV.jpg


6SwBz.jpg


Pelo que percebi havia um aviso que não deixava as pessoas irem mais além e a minha namorada estava cheia de medo que o gelo pudesse quebrar :D Eu gostava de ter ido mais além até porque havia pegadas de pessoas que usavam o lago como um atalho.

Perto da plataforma de esqui da cidade. Pode-se ver aquelas plataformas onde os esquiadores saltam e que se vê na TV. Do lado esquerdo está o pequeno estádio de futebol.

hgQah.jpg


A torre de comunicações. Pelo que vi, é bastante famosa por lá.

PqrVp.jpg


A estação de comboios de Lahti e ponte sobre a linha.

xj3xY.jpg


rbckI.jpg


Um dos nevões.

uRlHP.jpg


Hora de voltar para casa:

BscgD.jpg


Vista de uma povoação nas imediações de Frankfurt.

K7odV.jpg


hlyeq.jpg


E olha lá um dos muitos jumbos!

OZLp0.jpg


E que tal um jumbo no nosso Francisco Sá Carneiro?

70z93.jpg


Ainda vi um A380 quando ia para lá mas vi através dos vidros em Frankfurt e não me podia aproximar. Uma nota mais. Este tal de Vesijärvi está ligado através de um canal em Vääksy ao lago Päijänne, o segundo maior da Finlândia. A minha namorada antes vivia aí e ainda lá fomos mas já estava escuro e não pude registar nada. Apesar de o pôr do sol por aquela altura já ser depois das 20h!

Espero que gostem!
 


xes

Cumulus
Registo
27 Ago 2011
Mensagens
269
Local
Louredo - SMF
Boas, vou ser sincero adoro neve, e adoro os países do norte da Europa super civilizados, estive 2 anos seguidos na suíça de ferias e adorei, um dia quem sabe talvez consiga dar um salto a essas zonas.
Parabéns pelas fotos

Abraço
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Bela viagem.:thumbsup:

Também já estive na Finlândia, foi em Abril de de 2010, se voltares à Finlândia apanha o ferry de Helsínquia para Tallin, vale a pena ir. e a viagem de ferry não demora muito e a cidade é muito bonita. :D