Leónidas - 17/18 e 19 Novembro - Chuva de Meteoritos

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Boas,

Decidi colocar este tópico, pq se estiver bom tempo, (o que duvido) será um espectáculo de uma vida inteira, com um débito de 80 p/hora, isto pq a Europa será previlegiada este ano, pela passagem do cometa Tempel-Tuttle que tem um período orbitral de cerca 33 anos!:surprise: :shocking: :thumbsup:

O pico será 17-18 Novembro, sendo que a 19 provavelmente seja o mail alto, quando a terra atravessar o rasto do cometa e os seus detritos.
O nome Leónidas vem da constelação Leo, de onde parecem surgir os meteoritos, e este ano a terra passará pela mesma trajectória de 1932, sendo que a Lua não vai ser obstáculo visto na altura estar de transição entre o quarto Minguante e Lua Nova, só falta os céus limpos e observar o fenómeno num lugar longe da urbanização, sotre para os nosos colegas do interior;) :D

http://leonid.arc.nasa.gov/
 


dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Bahhhhh....esperemos que o tempo seja nosso amigo desta vez....
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Boas,

espero que o estado tempo ajude, pq também tenho o 1º aniversário do meu segundo rebento nesse FDS!;)
Eu também Zolae passei umas noites tanto com esta situação como das Perseidas (não sei se pronunciie correctamente:hehe: ), vai ser um espectáculo e peras se não estiver nublado:)
Para já não auguro boa coisa:rolleyes: :(
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Boas,

espero que o estado tempo ajude, pq também tenho o 1º aniversário do meu segundo rebento nesse FDS!;)
Eu também Zolae passei umas noites tanto com esta situação como das Perseidas (não sei se pronunciie correctamente:hehe: ), vai ser um espectáculo e peras se não estiver nublado:)
Para já não auguro boa coisa:rolleyes: :(

Muitos parabéns ao papá babado! :) :w00t: :thumbsup:
Olha o meu faz 3 anitos tb no final do mês! ;)
Quanto ás Leonidas e Perseidas (pronuciaste bem Seringador ;) ) tb aprecio muito e claro basta fazer uns poucos de quilómetros para ter as condições ideais para as ver :thumbsup:, este ano se estivesse céu limpo (coisa que não acredito! :unsure:) Iria tentar filmar e fotografar as raparigas. :cool:

Aqui ficam dois liks sobre estas 2 chuvas de estrelas
Perseidas - wilkipedia
Leónidas - wikipedia
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Muitos parabéns ao papá babado! :) :w00t: :thumbsup:
Olha o meu faz 3 anitos tb no final do mês! ;)
Quanto ás Leonidas e Perseidas (pronuciaste bem Seringador ;) ) tb aprecio muito e claro basta fazer uns poucos de quilómetros para ter as condições ideais para as ver :thumbsup:, este ano se estivesse céu limpo (coisa que não acredito! :unsure:) Iria tentar filmar e fotografar as raparigas. :cool:

Aqui ficam dois liks sobre estas 2 chuvas de estrelas
Perseidas - wilkipedia
Leónidas - wikipedia

Obrigado Kim, pelo GFS iria estar bom tempo:D
Mas é o GFS e a +300h:p
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,175
Local
Setúbal
Até calha bem vou estar este fds em Grândola logo não sendo uma cidade como Setúbal devo ter uma melhor visualização!;) espero é não trazer uma gripe:cold: :lol:
 

Bruno Campos

Nimbostratus
Registo
7 Out 2005
Mensagens
646
Local
V. N. Famalicão
Até calha bem vou estar este fds em Grândola logo não sendo uma cidade como Setúbal devo ter uma melhor visualização!;) espero é não trazer uma gripe:cold: :lol:

Só espero é ter umas Boas Abertas durante a noite :D :D :p
Para observar bem as leónidas :D
 

LSC

Cirrus
Registo
21 Set 2006
Mensagens
25
Para quem não sabe onde fica a constelação Leão, que trace no seu a eliptica e procure ao longo da mesma, ou então um sempre útil mapa astronómico...