Licenciaturas/Mestrados/TESP de futuro

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,128
Local
Espinho, distrito de Aveiro
Boa Noite:)

Hoje em dia, existe muito desemprego, existem muitos licenciados no desemprego, pessoas com mestrado sem emprego e para o próximo ano lectivo 2015/2016 vão surgir os TESP( cursos superiores técnicos profissionais) que tem todas as áreas, basicamente é só escolher o curso que se gosta mais como antigamente, antes do 25 de Abril de 1974, mas não sei qual o TESP melhor a nível de emprego. São cursos nível V, muito diferentes de uma licenciatura que tem um nível mais elevado.

Gostaria de saber a vossa opinião de quais os cursos(licenciatura) que vale a pena tirar hoje em dia, pois ir para uma licenciatura que não tem emprego, é dinheiro para deitar à rua, principalmente para as pessoas que querem trabalhar em Portugal.

Muitas das licenciaturas que existem atualmente nas Universidades e nos Institutos Politécnicos não tem emprego e eu não queria escolher uma licenciatura para ir para o desemprego, em 3 anos muda muita coisa a nível de emprego no país. Pode haver mais emprego ou mais desemprego, mas mesmo assim tem-se de fazer uma boa escolha.

As áreas que eu gosto são: ordenamento do território, zonas costeiras,agricultura e geografia( esta curso não sei como anda a nível de emprego, se me puderem ajudar???)

Atuaimente estou a tirar o curso de especialização tecnológica em Gestão Ambiental e já estou a pensar na licenciatura.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
19,537
Local
Açores
Na minha humilde opinião, provavelmente o curso que terá mais futuro (garantido) é robótica e derivados (software, etc). É só ver as previsões:

http://www.independent.co.uk/life-s...s-and-computers-in-next-20-years-9851119.html

http://www.brisbanetimes.com.au/tec...ver-next-20-years-expert-20150323-1m5oei.html

Há robots em tudo. As impressoras 3D vão dizimar a construção e boa parte da indústria. Há também robots para os McDonalds (atendimento). Se agora há desemprego estrutural o futuro não augura nada de bom.

Até robots na agricultura serão apreciados:

http://www.theguardian.com/environment/2014/jan/09/robots-farm-future

Deixo aqui uma tabela que expressa a probabilidade de determinados empregos serem substituídos por robots (ou seja, empregos tendencialmente a evitar):

http://www.businessinsider.com/jobs-that-will-be-lost-to-robots-2014-1

Fórmula garantida de sucesso: Garantir um produto automatizado/mecanizado que implique a redução de custos e de pessoal.

PS: Realizar futurologia relativamente a empregos é um bocado complicado mas a agricultura tem muito potencial. Por um lado o agricultor típico é idoso:

http://www.jornaldenegocios.pt/empr...portugueses_sao_os_mais_velhos_da_europa.html

Por outro as pequenas explorações estão a ser e continuarão a ser dizimadas:

http://www.telegraph.co.uk/news/ear...nder-threat-from-collapse-in-food-prices.html
 
  • Gosto
Reactions: Miguel96

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,765
Local
Manta Rota - Algarve
Boas. Sou geógrafo, mais concretamente geógrafo físico do ordenamento do território, não está nada fácil em termos de empregabilidade...
 
  • Gosto
Reactions: Miguel96 e jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,336
Local
Alcabideche, Cascais - cota 119 mts
Boas. Sou geógrafo, mais concretamente geógrafo físico do ordenamento do território, não está nada fácil em termos de empregabilidade...
Sei do que falas... já há muito que deixei de procurar,ainda assim, boa sorte!
 
  • Gosto
Reactions: Gil_Algarvio