Licenciaturas/Mestrados/TESP de futuro

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,620
Local
Espinho, Aveiro
Boa Noite:)

Hoje em dia, existe muito desemprego, existem muitos licenciados no desemprego, pessoas com mestrado sem emprego e para o próximo ano lectivo 2015/2016 vão surgir os TESP( cursos superiores técnicos profissionais) que tem todas as áreas, basicamente é só escolher o curso que se gosta mais como antigamente, antes do 25 de Abril de 1974, mas não sei qual o TESP melhor a nível de emprego. São cursos nível V, muito diferentes de uma licenciatura que tem um nível mais elevado.

Gostaria de saber a vossa opinião de quais os cursos(licenciatura) que vale a pena tirar hoje em dia, pois ir para uma licenciatura que não tem emprego, é dinheiro para deitar à rua, principalmente para as pessoas que querem trabalhar em Portugal.

Muitas das licenciaturas que existem atualmente nas Universidades e nos Institutos Politécnicos não tem emprego e eu não queria escolher uma licenciatura para ir para o desemprego, em 3 anos muda muita coisa a nível de emprego no país. Pode haver mais emprego ou mais desemprego, mas mesmo assim tem-se de fazer uma boa escolha.

As áreas que eu gosto são: ordenamento do território, zonas costeiras,agricultura e geografia( esta curso não sei como anda a nível de emprego, se me puderem ajudar???)

Atuaimente estou a tirar o curso de especialização tecnológica em Gestão Ambiental e já estou a pensar na licenciatura.
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Na minha humilde opinião, provavelmente o curso que terá mais futuro (garantido) é robótica e derivados (software, etc). É só ver as previsões:

http://www.independent.co.uk/life-s...s-and-computers-in-next-20-years-9851119.html

http://www.brisbanetimes.com.au/tec...ver-next-20-years-expert-20150323-1m5oei.html

Há robots em tudo. As impressoras 3D vão dizimar a construção e boa parte da indústria. Há também robots para os McDonalds (atendimento). Se agora há desemprego estrutural o futuro não augura nada de bom.

Até robots na agricultura serão apreciados:

http://www.theguardian.com/environment/2014/jan/09/robots-farm-future

Deixo aqui uma tabela que expressa a probabilidade de determinados empregos serem substituídos por robots (ou seja, empregos tendencialmente a evitar):

http://www.businessinsider.com/jobs-that-will-be-lost-to-robots-2014-1

Fórmula garantida de sucesso: Garantir um produto automatizado/mecanizado que implique a redução de custos e de pessoal.

PS: Realizar futurologia relativamente a empregos é um bocado complicado mas a agricultura tem muito potencial. Por um lado o agricultor típico é idoso:

http://www.jornaldenegocios.pt/empr...portugueses_sao_os_mais_velhos_da_europa.html

Por outro as pequenas explorações estão a ser e continuarão a ser dizimadas:

http://www.telegraph.co.uk/news/ear...nder-threat-from-collapse-in-food-prices.html
 
  • Gosto
Reactions: Miguel96

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Boas. Sou geógrafo, mais concretamente geógrafo físico do ordenamento do território, não está nada fácil em termos de empregabilidade...
 
  • Gosto
Reactions: Miguel96 e jonas_87