Não sei se já estará publicado numa anterior mensagem... fica aqui:
"Quais são os locais mais quentes de Portugal? Esta pergunta é frequente. A resposta não pode ser obtida simplesmente escolhendo os locais das estações meteorológicas com registos de temperaturas mais elevadas. De facto, só por grande coincidência existiria uma estação meteorológica nalgum desses locais. Além disso, as estações meteorológicas, por questões de natureza logística, estão em geral localizadas em povoações de alguma dimensão que, naturalmente, não se desenvolveram nos locais mais quentes.
Para determinar...
A teoria de que a zona da Ribeira do Zacarias, atinge as maiores maiores médias de temperaturas máximas diárias do Alto Douro (Junho, Julho e Agosto) é aqui apresentada em cima (e foi publicada pelo IPMA).
Trata-se de uma estimativa baseada em vários fatores (inclusive até em valores medidos em abrigos).
Eu cheguei ter acesso aos «mapas térmicos» (que tinham cores para distinguir as diferentes temperaturas consoante os locais) e aparentemente pareciam ser conservadores nos valores estimados (o «mapa térmico» estimava que o Pinhão era mais fresco do que era na realidade, por exemplo).
É possível que devido à falta de dados, hajam outros locais quentes que não tenham sido mencionados no artigo, mas iremos tentar descobrir os mais relevantes.
Nem sempre os locais que têm a maior média, atingem os maiores valores absolutos.
Isso é algo que também poderá ter interesse, para ser abordado neste tópico.
Não sei quanto as temperaturas subiram em termos de médias de temperaturas máximas diárias (nos meses de Junho, Julho e Agosto)no interior de Portugal desde a série 61-90, mas se alguém souber de algum valor diga alguma coisa.
commons.wikimedia.org
A barragem do Baixa Sabor, afetou boa parte da Ribeira do Zacarias, subindo a linha de água cerca de 10 ou 20 metros (depende também se estamos numa fase seca ou húmida). Nos locais de maior contraste, notou-se uma subida de cerca de 30 metros.
A maior parte do setor norte da ribeira, não subiu mais do que 10 metros.
No verão, normalmente, o caudal deve estar bastante mais baixo, por isso deverá fazer ainda menos diferença.
Alguns pontos que acho que podem ter valores elevados (google maps):
maps.app.goo.gl
maps.app.goo.gl
maps.app.goo.gl
maps.app.goo.gl
maps.app.goo.gl
maps.app.goo.gl
Depois tenho que ver mais locais interessantes da Bacia do Douro.