Locais interessantes para medições na bacia do Douro

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Começo por aconselhar a zona da Ribeira do Zacarias (Cerejais).
Em relação aos acessos é uma questão de ver no google maps.
Mas é possível que a estrada não chegue às zonas mais quentes, para isso talvez seja necesário andar um bocado a pé.
Eu depois vou ver melhor no mapa para assinalar os locais precisos que acho que têm maior potencial.
Em princípio deverão ser pontos relativamente acessíveis.

O segundo local, deverá ser o vale do Côa, mas depois dou localizações mais precisas.

Última edição:
Penso que o vale da Vilariça é um excelente local.

Diria mais, um excelente forno no verão, um ótimo congelador no inverno.

Um vale muito propício a inversões, nesta altura deve ter umas mínimas jeitosas em várias noites.

Esta estação, próximo da zona, dá-nos uma ideia de como é aquilo.
É pena ter dados muito intermitentes, procurem nos dias anteriores...

Última edição:
Um vale muito propício a inversões, nesta altura deve ter umas mínimas jeitosas em várias noites.

Esta estação, próximo da zona, dá-nos uma ideia de como é aquilo.
É pena ter dados muito intermitentes, procurem nos dias anteriores...
Pelo que parece, houve um dia ou outro, que a estação deve ter levado uma regadela ou manutenção...Ou então alguém colocou aparas ou algo fresco em cima do sensor.

Última edição:
Quanto a mínimas superiores a 30 graus, como aparece em alguns dias nessa estação (parecem-me duvidosos) é preciso um conjunto de fatores, estar alinhado: por exemplo, vento ou brisa a trazer calor do quadrante certo, muito calor acumulado nas superfícies e substratos em redor com boa capacidade de retenção térmica.
Não digo que tal seja impossível de ter acontecido, mas penso que existe algo que não bate certo com esses valores.

O local onde senti mais calor à noite, foi quando passei pela zona do Parque Natural do Tejo Internacional vindo de Norte a caminho da serra de S Mamede e em Portalegre, ainda estavam cerca de 30 graus (confirmei no site do IPMA) a noite já ia bem avançada e no entanto, parecia nitidamente mais fresco do que no PNTI!!
Era um calor estranho.
Penso que devem existir locais com boas mínimas, mas não a Vilariça.

Última edição:
Era um calor estranho.
É mesmo. Quem quiser uma "imagem fácil" das noites mais quentes em Portalegre (digo aquelas noites críticas de 33ºC às 2 da manhã com vento de NE), é imaginar o quente do sol... mas sem sol. É como se o sol estivesse a brilhar à noite, do sufocante/quente que pode ser.

A teoria de que a zona da Ribeira do Zacarias, atinge as maiores maiores médias de temperaturas máximas diárias do Alto Douro (Junho, Julho e Agosto) é aqui apresentada em cima (e foi publicada pelo IPMA).
Trata-se de uma estimativa baseada em vários fatores (inclusive até em valores medidos em abrigos).
Eu cheguei ter acesso aos «mapas térmicos» (que tinham cores para distinguir as diferentes temperaturas consoante os locais) e aparentemente pareciam ser conservadores nos valores estimados (o «mapa térmico» estimava que o Pinhão era mais fresco do que era na realidade, por exemplo).

É possível que devido à falta de dados, hajam outros locais quentes que não tenham sido mencionados no artigo, mas iremos tentar descobrir os mais relevantes.

Nem sempre os locais que têm a maior média, atingem os maiores valores absolutos.
Isso é algo que também poderá ter interesse, para ser abordado neste tópico.

Não sei quanto as temperaturas subiram em termos de médias de temperaturas máximas diárias (nos meses de Junho, Julho e Agosto)no interior de Portugal desde a série 61-90, mas se alguém souber de algum valor diga alguma coisa.

A barragem do Baixa Sabor, afetou boa parte da Ribeira do Zacarias, subindo a linha de água cerca de 10 ou 20 metros (depende também se estamos numa fase seca ou húmida). Nos locais de maior contraste, notou-se uma subida de cerca de 30 metros.
A maior parte do setor norte da ribeira, não subiu mais do que 10 metros.
No verão, normalmente, o caudal deve estar bastante mais baixo, por isso deverá fazer ainda menos diferença.
Alguns pontos que acho que podem ter valores elevados (google maps):

Depois tenho que ver mais locais interessantes da Bacia do Douro.

Última edição:
Um pouco offtopic, mas Zarza la Mayor, tem médias de máximas diárias para os 2 meses mais quentes do ano de 38,1 graus (série 71-00, se não estou em erro, mas irei confirmar), e está num planalto a apenas 3 kms de Portugal.
O Atlas Ibérico coloca a isotérmica de 38 nessa zona e estende-a até à fronteira Portuguesa.
Agora imaginem o potencial do Parque Natural do Tejo Internacional, em termos de médias de máximas (e até de médias gerais), que está ali tão perto e tem vales encaixados....
Duvido que não chegue em alguns locais aos 40 graus (pelo menos para os 2 meses mais quentes).

Última edição: