O valor mais alto que conheço são as montanhas mais altas de S. Miguel que atingem mais de 5000mm por ano.
Se o Pico regista mesmo essa precipitação, estariamos a falar do local mais chuvoso da Europa politica (não sei se os Açores pertencem geográficamente à Europa), o IM bem que podia colocar lá uma estação
Em Portugal continental, penso que não hajam dúvidas de que o local mais chuvoso fica algures em Peneda-Gerês. Só gostava de saber que vertentes saiem mais favorecidas nessa zona em termos de precipitação, as que estão viradas para NW ou as que estão viradas para SW. Alguém sabe?
Se os Açores são na Europa?
Eh pah vou te dar tempo para pensar...
Posso adiantar que são umas ilhas que pertencem ao nosso país.
Sim, por isso é que disse que politicamente pertenciam à Europa. Mas estive a ver no Google Earth e os Açores ficam mais perto da Europa que da América do Norte. Tinha ideia que ficavam mesmo no meio do Atlântico
Em Portugal continental é aí mesmo, sobretudo na Serra do Gerês, penso que nas vertentes viradas para W,NW. Não tenho a certeza absoluta. A preciptação anda em volta dos 2500-3000mm.
Mais, passam os 3000 mm à vontade nos pontos mais chuvosos. É uma das zonas mais chuvosas da Europa continental, a par das zonas montanhosas da costa galega, norueguesa e escocesa e das montanhas dos Balcãs.
Se os Açores são na Europa?
Eh pah vou te dar tempo para pensar...
Posso adiantar que são umas ilhas que pertencem ao nosso país.
Em Portugal continental é aí mesmo, sobretudo na Serra do Gerês, penso que nas vertentes viradas para W,NW. Não tenho a certeza absoluta. A preciptação anda em volta dos 2500-3000mm.
Mesmo pertencendo ao nosso país, não significa que façam parte de Europa geograficamente.
Só para que fiques a saber a Madeira faz parte do continente Africano e não do Europeu.![]()
Este modelo aponta para valores anuais superiores a 6 000mm na ilha do Pico.
http://www.climaat.angra.uac.pt/documentos/PDF/Seminario_Eco-Escola.pdf
Há mais um pormenor e tem haver com as percipitações ocultas,se contabiliza-se os valores delas então seria espectacular.
psm, o que são essas precipitações ocultas?![]()