Local mais quente de Portugal ? 50°C é possível ?

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Re: Terra Quente? Terra Fria?

Tive a ver esse link ( http://www.rjb.csic.es/pdfs/Anales_4...4192314259f922)a ler o estudo e tem também algumas falhas, embora esteja melhor do que muita coisa que por vezes se vê):

Portugal continental não tem só um clima mediterrâneo do Tipo CsB mas também dp tipo CsA. Eu diria até que a maior parte do território está no CsA.
Não sabia que daquelas estações meteorológicas ( todas em Portugal continental) houvesse alguma que chegasse a 19 de média anual ( pois dizia lá que os valores de estação para estação, oscilaram entre os 13 e os 19 de média anual). Tendo em conta que nenhuma delas fica nas zonas mais quentes do país, fiquei confuso... Nas zonas mais quentes de Portugal continental a média anual andará nos 20 ou mais ( pouco mais) será?

É possível e acredito que sim.
Talvez a zona do Sotavento Algarvio, que regista amplitudes térmicas relativamente baixas e temperaturas agradáveis, até no Inverno, tenha uma temperatura média anual a rondar os 20 ºC.
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: Terra Quente? Terra Fria?

É possível e acredito que sim.
Talvez a zona do Sotavento Algarvio, que regista amplitudes térmicas relativamente baixas e temperaturas agradáveis, até no Inverno, tenha uma temperatura média anual a rondar os 20 ºC.

Eu estou mais virado para o interior nesse aspecto, pensei mais no Vale do Guadiana, no Vale to Tejo e até no Vale do Douro.
Algarve, humm. Não sei.
 

Mago

Nimbostratus
Registo
25 Out 2006
Mensagens
1,668
Local
Beira Interior
Re: Terra Quente? Terra Fria?

Riodades fica a uns 45km de mim, embora situado num local aparentemente ameno fica num maciço granitico beirao de alguma altitude.
Não coloco em causa que o sitio seja ameno comparado com outras zonas beirãs, no entanto coloco a questão se será possivel ter assim uma marca tao elevada de temperatura.
Já agora que estação meteorologica registou esse valor e em que condições?
Penso que o Im nao tem nenhuma estação automatica lá, quem registou esse valor?
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Re: Terra Quente? Terra Fria?

Eu estou mais virado para o interior nesse aspecto, pensei mais no Vale do Guadiana, no Vale to Tejo e até no Vale do Douro.
Algarve, humm. Não sei.

Penso mais no Sotavento Algarvio porque não tem invernos muito frios, até são bastante agradáveis.
Repara, Vale do Tejo é onde eu estou e aqui os Verões até são bastante quentes, mas os Invernos, que são frios, fazem com que a temperatura média desça logo para valores mais baixos.
Por exemplo, posso dar-te a indicação que a temperatura média anual na localidade onde me encontro (medida pela minha estação meteorológica) é de 16,75 ºC, o que ainda está bastante distante dos 20 ºC.
Em zonas como Santarém, onde o Vale do Tejo ainda é mais encaixado, os Verões são mais quentes, mas a maior continentalidade faz com que os Invernos também sejam mais frios, logo, acaba por anular o efeito do grande calor de Verão na média anual de temperatura.
Nas regiões do Interior Alentejano e ainda mais no Interior Norte, penso que as razões são as mesmas: os Invernos bastante frios fazem com que a média anual de temperatura acabe por não terminar tão alta assim.
Pelo menos esta é a minha opinião, não faço dela regra.

Abraços ! :D
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: Terra Quente? Terra Fria?

Penso mais no Sotavento Algarvio porque não tem invernos muito frios, até são bastante agradáveis.
Repara, Vale do Tejo é onde eu estou e aqui os Verões até são bastante quentes, mas os Invernos, que são frios, fazem com que a temperatura média desça logo para valores mais baixos.
Por exemplo, posso dar-te a indicação que a temperatura média anual na localidade onde me encontro (medida pela minha estação meteorológica) é de 16,75 ºC, o que ainda está bastante distante dos 20 ºC.
Em zonas como Santarém, onde o Vale do Tejo ainda é mais encaixado, os Verões são mais quentes, mas a maior continentalidade faz com que os Invernos também sejam mais frios, logo, acaba por anular o efeito do grande calor de Verão na média anual de temperatura.
Nas regiões do Interior Alentejano e ainda mais no Interior Norte, penso que as razões são as mesmas: os Invernos bastante frios fazem com que a média anual de temperatura acabe por não terminar tão alta assim.
Pelo menos esta é a minha opinião, não faço dela regra.

Abraços ! :D


Eu li em algum sítio que em Portugal a temperatura média anual aumenta da costa para o interior ( com a excepção clara das zonas montanhosas).
No Vale do Guadiana, as temperaturas para o mês mais frio do ano, andam em geral acima dos 10 ( até 12), porque é uma zona abrigada e embora com boa amplitude térmica, os valores diurnos são altos e dão boa média. As médias de julho não sei, mas andam decerto muito perto dos 28,29. A primavera e o outono tem tb valores mais altos do que os que estamos habituados, em um dia de sol como hoje aqui em Lisboa, não sei quantos graus estiveram mas supondo que foram 25, lá no vale do Guadiana, nas zonas mais quentes deve ter produzido valores facilmente acima dos 30... Isto claro que influencia a média, não é só, o valor mais baixo de média de Janeiro e valor de média mais alta em Julho.
No inverno, nas zonas mais quentes do Douro e do Tejo andam à volta dos 10 ou mais. É compreensível , estes valores, pois são muito mais amenas do que os planaltos. A Torre de Moncorvo regista mais de 6, e está num ponto exposto e desprotegido. Pinhão regista 8 para o mês mais frio e também no entanto, não está na melhor posição para atingir valores tão altos como as zonas mais quentes e abrigadas do Douro. Penso que o Tejo também está em boa posição, ( junto à zona do Rosmaninhal, ou seja, bem no interior, mas abrigado) de atingir valores na cota dos 20 de média anual, pois além de atingir quase os mesmos valores de verão no Douro, tem boas condições para nas restantes estações, rubricar bons valores. Castelo Branco, que não está muito longe de lá mas está muito mais alto e muito mais desabrigado também, tem 8 graus para o mês mais frio. Assim uns 10 ou algo mais serão muito mais prováveis em zonas muito mais quentes e abrigadas dentro da região.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Re: Terra Quente? Terra Fria?

O IM, na sua caracterização climática de Portugal Continental, delimita os valores da temperatura média anual entre 7ºC (Serra da Estrela) e 18ºC (Litoral sul). Também limita em 34ºC o valor médio da temperatura máxima do mês mais quente.

http://www.meteo.pt/resources/im/pdfs/clim_ac_00_00.pdf

Mesmo que existam locais com potencial para registarem valores um pouco superiores a estes, médias máximas do mês mais quente superiores a 35-36ºC já me parecem difíceis. Também acho difícil um valor médio do mês mais quente superior a 27-28ºC.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: Terra Quente? Terra Fria?

O IM, na sua caracterização climática de Portugal Continental, delimita os valores da temperatura média anual entre 7ºC (Serra da Estrela) e 18ºC (Litoral sul). Também limita em 34ºC o valor médio da temperatura máxima do mês mais quente.

http://www.meteo.pt/resources/im/pdfs/clim_ac_00_00.pdf

Mesmo que existam locais com potencial para registarem valores um pouco superiores a estes, médias máximas do mês mais quente superiores a 35-36ºC já me parecem difíceis. Também acho difícil um valor médio do mês mais quente superior a 27-28ºC.

Com o devido respeito.
Primeiramente:

18c como limite , litoral sul...: Existe uma estação meteorológica, perto de Beja que registou 18,5 de média anual, não me lembro qual exactamente, mas tenho a certeza que vi isso algures...
O estudo que apresentei, com a questão de Riodades, fez referência clara a um local ( não sei onde,mas pode-se contactar os autores do trabalho) com média de 19 ( e é um estudo feito com dados).
A outra questão e talvez a decisiva: O próprio IM, publicou um trabalho no antigo site sobre os locais mais quentes de Portugal, em que fala das 3 regiões mais quentes, em que esses valores de 27-28 ºc , são ultrapassados.
Por exemplo, no caso do Tejo, junto ao Rosmaninhal a média para os meses , Junho, Julho, Agosto, foi de 37,4 (!!!). Isto feito num estudo de 1961-1990.
Para Julho não sei qual será o valor, por esses cálculos... Uns 39,40 de média de máxima?
Eu tenho esse estudo em outro computador, que está arranjar, depois a ver se não me esqueço de o pôr aqui, tal como no caso de Riodades.
Cumps
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Re: Terra Quente? Terra Fria?

Em Agosto de 2003, a média das máximas foi de 37,8ºC na Amareleja. Acho muito difícil a existência de um local em Portugal que possa ter 39-40ºC de média máxima no mês mais quente para um período de 30 anos.

Nesse Agosto de 2003, Beja teve uma média das máximas de 35,5ºC (corresponde ao valor mais elevado desde 1901)
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: Terra Quente? Terra Fria?

Em Agosto de 2003, a média das máximas foi de 37,8ºC na Amareleja. Acho muito difícil a existência de um local em Portugal que possa ter 39-40ºC de média máxima no mês mais quente para um período de 30 anos.

Nesse Agosto de 2003, Beja teve uma média das máximas de 35,5ºC (corresponde ao valor mais elevado desde 1901)

Bom eu também achava difícil até ver aqueles dados e até conhecer melhor a região e suas características.
Eu compreendo que quisesses utilizar outras referências para ter uma ideia, mas eu pessoalmente não duvido.
Aliás a Amareleja como já se sabe nem sequer, tem condições para ser o sítio mais quente de Portugal ( e nem o é). E é batida por não um local ou dois, mas por uns tantos.

Mas por exemplo: Campo Maior tem 34,5 de média de máxima para o mês mais quente ( Julho, período de 30 anos), ou seja quase o recorde de Beja dos últimos 100 anos. E mais outros sítios atingem valores elevados ( têm médias onde Beja e Amareleja tiram recordes).
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Re: Terra Quente? Terra Fria?

Aproveitando para corrigir o meu erro quanto à temperatura média anual em Moscavide, que é de 16,13 ºC em vez de
16,75 ºC, deixo aqui um estudo que fiz sobre as temperaturas médias mensais e anuais durante um período de 3 anos (2004, 2005 e 2006).
Deixo-vos aqui todo o tipo de dados referentes à temperatura.
Os valores aqui presentes são da minha estação meteorológica, mas duvido que estejam longe da realidade, já que esta é uma das zonas com maiores amplitudes térmicas da região de Lisboa.

 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Re: Terra Quente? Terra Fria?

Estive a ver dados de várias estações do Sul de Espanha e coloco aqui algumas das estações com valores mais elevados no Verão.

2005110871216351179_fs.jpg


2005142143268706033_fs.jpg


Esta estação não é das que apresenta os valores mais elevados, mas fica próxima da fronteira.

2005182028265201908_fs.jpg


Continuo a achar difícil, em Portugal, a existência de locais com valores superiores ou até iguais a estes.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: Terra Quente? Terra Fria?

Estive a ver dados de várias estações do Sul de Espanha e coloco aqui algumas das estações com valores mais elevados no Verão.

2005110871216351179_fs.jpg


2005142143268706033_fs.jpg


Esta estação não é das que apresenta os valores mais elevados, mas fica próxima da fronteira.

2005182028265201908_fs.jpg


Continuo a achar difícil, em Portugal, a existência de locais com valores superiores ou até iguais a estes.

Em Portugal continental queres tu dizer? Em Portugal insular não tenho dúvidas nenhumas que há locais com maior média.
Em relação a Portugal continental, tenho 90 % de certeza que existem locais mais quentes que esse, até porque Córdoba, não atinge valores tão altos como atingiria em vales encaixados, porque a sua posição geográfica, nem sequer é favorecida nesse aspecto ( zona aberta, a ventos de SW), apesar de estar a uma boa distância do mar. No fundo, nesse aspecto, o que conta mais é se há ou não barreiras a impedir que tal aconteça ( vejamos o caso da Baja Califórnia, em que após uns 40 km, temos temperaturas muito mais elevadas, devido a isso mesmo, do que muitas zonas mais continentais, mas mais expostas a ventos marítimos.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Amigos, movi as mensagens sobre esta interessante e polémica discussão para um novo tópico, pois já nada tinham a ver com o anterior "Terra quente Terra Fria".

Sobre este tema, os 50°C já são polémicos em Espanha, mais polémicos serão em Portugal. Aproveito para deixar um link para um tópico do Meteored com uma discussão também muito interessante sobre o tema, mas referente a Espanha:
-> 50ºC, ¿mito o realidad?
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Esse link já teve por cá e já foi discutido. Pelo que parece os próprios espanhóis falam no recorde batido por Portugal.
E a meu ver 50 ou mais possivelmente já ocorreram tanto em Portugal como em Espanha e por mais de uma vez.
Se os recordes mais altos oficiais , já andam junto aos 50, não vejo porque razão, em locais mais quentes e muito mais favorecidos para máximas, não se atinjam esses 50.
Um dia comentei isto com um Prof, que trabalhou no IMN, e ele disse-me: que o problema é que as estações nem sempre favorecem estas coisas, pois não estão situadas nos locais mais quentes.
E como li no trabalho do INM, em relação às possíveis 3 regiões mais quentes de Portugal continental, as pessoas simplesmente deixaram de habitar estas regiões devido às difíceis condições (climáticas, inclusive).
 
Última edição: