Local mais quente de Portugal ? 50°C é possível ?

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,300
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Seria interessante se alguem da zona pudesse passar por lá amanhã, se eu morasse perto...

Esse é um objectivo muito interessante. Aquela zona carece realmente de um estudo dedicado de temperaturas e está pessimamente representado por estações, oficiais ou não.

Mas pelo que se tem visto hoje na prestação do GFS quanto a previsão de temperaturas, essa previsão para amanhã baixou muito de credibilidade, na minha opinião. Estes valores não são aliás sustentados por outros modelos, ECM, AROME, ALADIN... nenhum coloca ali a possibilidade de valores superiores a 42ºC, se tanto.
 
  • Gosto
Reactions: Joaopaulo


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Mas pelo que se tem visto hoje na prestação do GFS quanto a previsão de temperaturas, essa previsão para amanhã baixou muito de credibilidade, na minha opinião.

Não é uma questão de credibilidade, é apenas de conhecer as "manhas" de cada modelo, experiência, perceber como se comportam em determinadas situações, os devaneios mais habituais, etc,etc. O GFS é bem conhecido por gerar excessos destes volta e meia nos picos do Verão, tal como outros subestimam.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Amanhã esta zona vai aquecer bem :calor: isto se a brisa marítima não aparecer, tal como hoje...

2kBekKJ.jpg
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87 e StormRic

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Sem querer entrar em polémica, acredito que a região do Pinhão, 20 km acima da Régua, ao longo do rio Douro, tem ou tinha capacidade para atingir temperaturas da ordem dos 50º. Refiro que tinha, porque desde que se construiu a barragem de Bagauste, perto de Régua, o rio traz um maior caudal na zona do Pinhão, o que pode contribuir para uma moderação do calor.

Seja como for, esta região, incrustada entre várias encostas sobranceiras ao Douro, concentra um bafo tórrido, o xisto das terras absorve e potencia o efeito calorífico, em alturas de vento leste, com céu limpo, alguém com coragem que faça uma medição rigorosa e depois falamos...;)

Aqui esta o post quase profetico. A previsao que a zona do Pinhao poderia atingir 50C.
Atingiu 47C ha uns dias atras.

Continuo a acreditar que os vales do Douro, Tejo e Guadiana podem atingir 50C.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
50ºC é possível? Acho que a última vaga veio mostrar que é bem possível, em situações localizadas. Aliás, diria que os 50ºC até já foram atingidos por cá, nesta vaga de calor e possivelmente em 2018, simplesmente não temos uma boa cobertura de estações meteorológicas oficiais. :shocking:
Lezírias do Tejo (Coruche, Alvega, Tomar...), Douro Interior, Douro Internacional, Vale do Coa, Baixo Alentejo interior (e sobretudo os concelhos de Serpa e Moura) são todas zonas com elevado potencial. :calor:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
50ºC é possível? Acho que a última vaga veio mostrar que é bem possível, em situações localizadas. Aliás, diria que os 50ºC até já foram atingidos por cá, nesta vaga de calor e possivelmente em 2018, simplesmente não temos uma boa cobertura de estações meteorológicas oficiais. :shocking:
Lezírias do Tejo (Coruche, Alvega, Tomar...), Douro Interior, Douro Internacional, Vale do Coa, Baixo Alentejo interior (e sobretudo os concelhos de Serpa e Moura) são todas zonas com elevado potencial. :calor:
No distrito de Castelo Branco, junto ao Vale do Tejo e afluentes, também faz muito calor. É uma zona bastante seca e abrigada e foi referida como uma das áreas mais quentes do país em termos de médias de temperaturas máximas diárias por um estudo do IPMA.
Alguns afluentes ficam uns poucos metros acima da cota mais baixa do vale, e não recebem tanta influência de inversões térmicas, portanto mantendo até algum calor durante a noite. Alguns desses afluentes, têm inclusive até relevo elevado lateralmente a separá-los do rio principal.
Uma vez, de passagem, passei por essa zona de noite, e estava imenso calor, bem mais do que quando cheguei a Portalegre (e também estava bem quente em Portalegre, com aquele vento seco de Nordeste).
E foi demasiado pouco tempo entre um local e outro, para achar que foi apenas a tendência normal de estar mais quente num local do que outro, por ser mais cedo...
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Com abertura deste tópico, ao longo dos anos, fui aprendendo muita coisa.
Entre as quais, foi que em Portugal continental, na minha opinião, é praticamente certo que existam locais:

-Com temperaturas médias anuais superiores a 18,5ºc*.
-Com temperaturas médias mensais do mês mais quente, superiores a 28ºc
-Com temperaturas médias máximas do mês mais quente, superiores a 37ºc
-Com precipitações médias anuais inferiores a 300 mm
-Com temperaturas máximas absolutas superiores ao recorde oficial

* Médias anuais de 19ºc ou ligeiramente superiores são perfeitamente possíveis, para alguns pontos do Guadiana, por exemplo, mas parece-me ainda mais seguro referir simplesmente como «superior a 18,5ºc».
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial