Local mais quente de Portugal ? 50°C é possível ?

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
Não vi essa referência a Coimbra, mas realmente é algo estranho! Pode ter sido na zona de Coimbra e não exactamente na cidade...
Ainda que fossem só 2 minutos, já seria o suficiente para ser registado. Até porque 2 minutos a 70ºc, sente-se bastante e até porque segundo o relato as temperaturas mantiveram-se acima dos 50ºc por um bocado, após esses 2 minutos de calor tremendo.
Resta recorrer aos arquivos e fazer uma recolha de opiniões a quem era vivo nessa altura e estava na região, para saber o que existe de verdadeiro nesse evento.
É que 70ºc parece-me MUITO exagerado.
Por aquilo que tenho lido sobre os «heat bursts» mais modernos é que são realmente inesperados, ardentes, com subidas de temperatura em segundos, consideradas impossíveis para o meteorologista menos precavido, mas nunca para valores dessa ordem.
Imagino que aqui no forum muita gente ache tudo isto um absurdo e que nem merece atenção, mas a realidade é que os «heat bursts» já são cientificamente aceitáveis e estão mais que provados.

Eu nao confirmo, só que estuve a procura de dados de calor en Portugal e topei me con esta referencia, ainda mais, eu penso que mesmo é moito estranho, mais eu coloquei con esperanza que alguma das pesoas que fican no forum poda investigar un poquinho mais nas hemerotecas dos jornais do día seguinte ou mesmo nas estaçoes que estiveran en Coimbra.

NAO HA UNA UNIVERSIDADE EN COIMBRA? mesmo podera ser que foram dados da universidade, mais se nao fora asi, mesmo a universidade deve ter referencia alguma.

Ou podera ser o instituto meteorólgico portugués, mais esa referencia aparece en un libro, ainda que eu nao doi moita credibilidade a ela, mais sería boa coisa que alguen podera fazer un poquinho de investigaçao do que acontecera o día 6 de Julho de 1949.
 


SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Eu nao confirmo, só que estuve a procura de dados de calor en Portugal e topei me con esta referencia, ainda mais, eu penso que mesmo é moito estranho, mais eu coloquei con esperanza que alguma das pesoas que fican no forum poda investigar un poquinho mais nas hemerotecas dos jornais do día seguinte ou mesmo nas estaçoes que estiveran en Coimbra.

NAO HA UNA UNIVERSIDADE EN COIMBRA? mesmo podera ser que foram dados da universidade, mais se nao fora asi, mesmo a universidade deve ter referencia alguma.

Ou podera ser o instituto meteorólgico portugués, mais esa referencia aparece en un libro, ainda que eu nao doi moita credibilidade a ela, mais sería boa coisa que alguen podera fazer un poquinho de investigaçao do que acontecera o día 6 de Julho de 1949.


Acho que se está já a cair no ridiculo não???!!!! alem de estar-se sempre a repetir as mesmas coisas.... o que é factual é q não existe nenhum registo oficial de que em Portugal se tivesse verificado 50º graus de temperatura está é que é a realidade o resto é pura especulação e muita imaginação...mas eu já dei aqui a dica formem uma associação...genero Portugal a deserto... ou Portugal a pais semi-arido... e coloquem uma estação metereologica junto a um vale do guadiana perto de rochas e penedos... que absorvem calor e emitam o calor para atmosfera assim já podem ficar todos contentes e dizerem q em Portugal faz 50º graus ou mesmo 60º,70º sei lá isto é algo surreal... Por acaso tive de ferias 5 dias na cidade de Estocolmo na Suecia posso dizer que durante esta semana que passou tive com noites com temperaturas de 18º,19º graus ou seja objectivamente estava mais calor a noite em Estocolmo que em imensas cidades portuguesas galegas ou asturianas so dou este exemplo para dizer que não me vou por a dizer que em Estocolmo a noite em Agosto as noites tenham essas temperaturas ou que em estocolmo faz tanto calor como em Portugal mas se fosse cair na tentação de generalizar e especular poderia-o fazer... por acaso foi me dito por habitantes de estocolmo que o mes de Julho foi o mais quente de sempre e que a cidade de Estocolmo registou pela primeira vez uma temperatura oficial de 33º graus já comprovei essa informação e está correcta os mesmos habitantes dizem que os temometros em certos pontos da cidade chegaram aos 36º graus ok então pela vossa logica os suecos e os habitantes de Estocolmo podem dizer que em Estocolmo faz quase 40º graus... epah desculpem a minha sinceridade mas vamos ser intelectualmente serios ok....

Outra coisa sr. Belem essas Imagens tiradas do Google Earth são muito interessantes mas la está foram tiradas no verão certo??? lol se fossem tiradas no Inverno não tinham os mesmos tons castanhos e semi-aridos... ok eu tambem vou postar aqui imagens das cearas de trigo e de centeio da europa central e dizer que afinal a paisagem europeia é semi seca e arida....
Como sempre o Belem está a fazer da execpção regra...
Boas noticias para a semana no pais super arido e super quente Portugal vai registar percipitação signficativa no norte e centro do pais com temperaturas que poderão descer aos 11º,10º graus em pleno mes de agosto...


Cumps
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Acho que se está já a cair no ridiculo não???!!!! alem de estar-se sempre a repetir as mesmas coisas.... o que é factual é q não existe nenhum registo oficial de que em Portugal se tivesse verificado 50º graus de temperatura está é que é a realidade o resto é pura especulação e muita imaginação...mas eu já dei aqui a dica formem uma associação...genero Portugal a deserto... ou Portugal a pais semi-arido... e coloquem uma estação metereologica junto a um vale do guadiana perto de rochas e penedos... que absorvem calor e emitam o calor para atmosfera assim já podem ficar todos contentes e dizerem q em Portugal faz 50º graus ou mesmo 60º,70º sei lá isto é algo surreal... Por acaso tive de ferias 5 dias na cidade de Estocolmo na Suecia posso dizer que durante esta semana que passou tive com noites com temperaturas de 18º,19º graus ou seja objectivamente estava mais calor a noite em Estocolmo que em imensas cidades portuguesas galegas ou asturianas so dou este exemplo para dizer que não me vou por a dizer que em Estocolmo a noite em Agosto as noites tenham essas temperaturas... por acaso foi me dito por habitantes de estocolmo que o mes de Julho foi o mais quente de sempre e que a cidade de Estocolmo registou pela primeira vez uma temperatura oficial de 33º graus já comprovei essa informação e está correcta os mesmos habitantes dizem que os temometros em certos pontos da cidade chegaram aos 36º graus ok então pela vossa logica os suecos e os habitantes de Estocolmo podem dizer que em Estocolmo faz quase 40º graus... epah desculpem a minha sinceridade mas vamos ser intelectualmente serios ok....

Sim, o que se passa em Estocolmo é comparável durante uns dias ou outros ao Sul da Europa, mas mais offtopic aqui não, se faz favor. :)


Outra coisa sr. Belem essas Imagens tiradas do Google Earth são muito interessantes mas la está foram tiradas no verão certo???

Não, nem todas. :)


lol se fossem tiradas no Inverno não tinham os mesmos tons castanhos e semi-aridos... ok eu tambem vou postar aqui imagens das cearas de trigo e de centeio da europa central e dizer que afinal a paisagem europeia é semi seca e arida....
Como sempre o Belem está a fazer da execpção regra...

Neste tópico estamos a discutir quais os locais mais quentes.
Evidentemente que os dados de verão são interessantes para esse propósito e que o meio envolvente influencia as temperaturas.
Já foram postadas referências para as baixas precipitações e elevadas temperaturas destes locais. Não se trata de aridez artificial ou aparente.
Na Europa Central já as precipitações devem subir um bocadinho e não me parece que esses campos de cereais sejam uma paisagem minimamente natural.
E mais uma vez peço-lhe para evitar o offtopic neste tópico.
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
SocioMeteo caso não tenha reparado este tópico é para debater o local mais quente de Portugal e se nesse ponto especifico já foi possível alguma vez na história se ter atingido 50ºC.

O seu discurso de comparação do clima Escandinavo com o Português é muito interessante, mas infelizmente não se encaixa neste tópico. Se quiser poder abrir um para tópico especifico debatermos as semelhanças entre esses dois climas tão parecidos.

------------

Já agora, fica aqui o registo do número de vezes que um determinado país registou a temperatura mais alta em toda a Europa do dia 1 a 31 de Julho.

Espanha - 17
Portugal - 5
Grécia - 3
Chipre - 1
Montenegro - 1
Bósnia - 1
Croácia- 1
Itália- 1
Estónia - 1
 

mesogeiakos

Cumulus
Registo
10 Ago 2010
Mensagens
347
Local
London/Athens
To me this 70C seems way off the mark.The WMO reports that ''allegedly'' this 70C took place in Portugal!

Anyhow check this audio out.The WMO says it will re-examine the Libya record which again to me it seems of the mark.Which goes to show the scrutiny we need to have for so high values..

http://www.public.asu.edu/~atrsc/wmo.htm


The European record currently and officially accepted is in Athens(Elefsina and Tatoi) with 48.0C by the WMO.Note that Tatoi station is at an altitude of 240m in the extreme north of the Athens basin

http://wmo.asu.edu/europe-highest-temperature

The thing is that I have even heard of anecdotal reports of 52C in Amareleja

recq.jpg
 

J.S.

Cumulus
Registo
26 Nov 2005
Mensagens
400
Local
Middelburg, Holanda
To me this 70C seems way off the mark.The WMO reports that ''allegedly'' this 70C took place in Portugal!

Anyhow check this audio out.The WMO says it will re-examine the Libya record which again to me it seems of the mark.Which goes to show the scrutiny we need to have for so high values..

http://www.public.asu.edu/~atrsc/wmo.htm

Here we completely agree on all things said. As of now, the highest value ever recorded and accepted by the local authorities is in Elefsina. Simple as that. The 70 C......in The Netherlands thermometers are calibrated between -40 and +40 C currently. Looking at our extremes, this seems logical. I guess only a few countries will have them calibrated till 50 or even 60 C. So this whole story is not credible at all. Even if it could become so hot, there are no meteothermometers to record them likely and not calibrated for that temperature also.

52 C in Amareleja......The only time that could have happened was or at 23 july 1995 but it went only to 46,5 C and 1 august 2003 with 47,4. That is WAY off. So no, not credible at all.
Yesterday Amareleja went up to about 41 C again, while all other stations stopped at 38 C. Bit strange....I have seen the way the Portuguese IM maintains there stations and it is really subpar. I wonder how good Amareleja measures these things. Otoh: I have contacted the meteorologist in charge of the agro stations and these DO measure WMO standards, at least Herdade do Lameirões, and it measures identical temperatures nearby.

Now is it posssible we ever reach 50 C? I remember that at the 20-22 of july GFS predicted 50 C for Sevilla. It didn't happen, but if you look at how they forecast these things (calculate) it simply means it is possible. In december, they forecasted -32,6 C for my region. So how about that? A 20 cm snowcover was predicted, freshly fallen and the 850 hPa was at -20 and there was zero wind predicted the whole night. This was about 7 days in advance, it was just freezing then. We had a whole lot of more snow, but we got down that day or near that day to -18,9 C. Not quite there..;) But these forecast simply show us what is possible.

So 50 C possible in Portugal? Indeed. Moskou record for july average was 23,1 now it is 26...For a 30 day period, that is a spectacular new record. I'd say every 0,5 C above the record will be quite something. So 50 C, while possible, is may be a once in a 100 year event.
 

mesogeiakos

Cumulus
Registo
10 Ago 2010
Mensagens
347
Local
London/Athens
To me this 70C seems way off the mark.The WMO reports that ''allegedly'' this 70C took place in Portugal!

Anyhow check this audio out.The WMO says it will re-examine the Libya record which again to me it seems of the mark.Which goes to show the scrutiny we need to have for so high values..

http://www.public.asu.edu/~atrsc/wmo.htm

Here we completely agree on all things said. As of now, the highest value ever recorded and accepted by the local authorities is in Elefsina. Simple as that. The 70 C......in The Netherlands thermometers are calibrated between -40 and +40 C currently. Looking at our extremes, this seems logical. I guess only a few countries will have them calibrated till 50 or even 60 C. So this whole story is not credible at all. Even if it could become so hot, there are no meteothermometers to record them likely and not calibrated for that temperature also.

52 C in Amareleja......The only time that could have happened was or at 23 july 1995 but it went only to 46,5 C and 1 august 2003 with 47,4. That is WAY off. So no, not credible at all.
Yesterday Amareleja went up to about 41 C again, while all other stations stopped at 38 C. Bit strange....I have seen the way the Portuguese IM maintains there stations and it is really subpar. I wonder how good Amareleja measures these things. Otoh: I have contacted the meteorologist in charge of the agro stations and these DO measure WMO standards, at least Herdade do Lameirões, and it measures identical temperatures nearby.

Now is it posssible we ever reach 50 C? I remember that at the 20-22 of july GFS predicted 50 C for Sevilla. It didn't happen, but if you look at how they forecast these things (calculate) it simply means it is possible. In december, they forecasted -32,6 C for my region. So how about that? A 20 cm snowcover was predicted, freshly fallen and the 850 hPa was at -20 and there was zero wind predicted the whole night. This was about 7 days in advance, it was just freezing then. We had a whole lot of more snow, but we got down that day or near that day to -18,9 C. Not quite there..;) But these forecast simply show us what is possible.

So 50 C possible in Portugal? Indeed. Moskou record for july average was 23,1 now it is 26...For a 30 day period, that is a spectacular new record. I'd say every 0,5 C above the record will be quite something. So 50 C, while possible, is may be a once in a 100 year event.


50C is possible all over south europe.Spain,Portugal,Italy and Greece being the prime candidates however this can happen with extreme events.In Moscow these temps took place during the worst heatwave in 1000 years according to the official Russian Meteorology service....so we need something very extreme to manage it...Greece was very close in Elefsina and Tatoi in 1977 and maybe in the interior of the Athens basin 50 was indeed touched.We will never know however
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
50C is possible all over south europe.Spain,Portugal,Italy and Greece being the prime candidates however this can happen with extreme events.In Moscow these temps took place during the worst heatwave in 1000 years according to the official Russian Meteorology service....so we need something very extreme to manage it...Greece was very close in Elefsina and Tatoi in 1977 and maybe in the interior of the Athens basin 50 was indeed touched.We will never know however

Pois o mesmo é teorizado para algumas zonas próximas da Amareleja, que são mais baixas e quentes.
 

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
Acho que se está já a cair no ridiculo não???!!!! alem de estar-se sempre a repetir as mesmas coisas.... o que é factual é q não existe nenhum registo oficial de que em Portugal se tivesse verificado 50º graus de temperatura está é que é a realidade o resto é pura especulação e muita imaginação...mas eu já dei aqui a dica formem uma associação...genero Portugal a deserto... ou Portugal a pais semi-arido... e coloquem uma estação metereologica junto a um vale do guadiana perto de rochas e penedos... que absorvem calor e emitam o calor para atmosfera assim já podem ficar todos contentes e dizerem q em Portugal faz 50º graus ou mesmo 60º,70º sei lá isto é algo surreal... Por acaso tive de ferias 5 dias na cidade de Estocolmo na Suecia posso dizer que durante esta semana que passou tive com noites com temperaturas de 18º,19º graus ou seja objectivamente estava mais calor a noite em Estocolmo que em imensas cidades portuguesas galegas ou asturianas so dou este exemplo para dizer que não me vou por a dizer que em Estocolmo a noite em Agosto as noites tenham essas temperaturas ou que em estocolmo faz tanto calor como em Portugal mas se fosse cair na tentação de generalizar e especular poderia-o fazer... por acaso foi me dito por habitantes de estocolmo que o mes de Julho foi o mais quente de sempre e que a cidade de Estocolmo registou pela primeira vez uma temperatura oficial de 33º graus já comprovei essa informação e está correcta os mesmos habitantes dizem que os temometros em certos pontos da cidade chegaram aos 36º graus ok então pela vossa logica os suecos e os habitantes de Estocolmo podem dizer que em Estocolmo faz quase 40º graus... epah desculpem a minha sinceridade mas vamos ser intelectualmente serios ok....

Outra coisa sr. Belem essas Imagens tiradas do Google Earth são muito interessantes mas la está foram tiradas no verão certo??? lol se fossem tiradas no Inverno não tinham os mesmos tons castanhos e semi-aridos... ok eu tambem vou postar aqui imagens das cearas de trigo e de centeio da europa central e dizer que afinal a paisagem europeia é semi seca e arida....
Como sempre o Belem está a fazer da execpção regra...
Boas noticias para a semana no pais super arido e super quente Portugal vai registar percipitação signficativa no norte e centro do pais com temperaturas que poderão descer aos 11º,10º graus em pleno mes de agosto...


Cumps

Eu acho moito estranho mesmo os 70 graus, eu vi as referencias en internet, mais nao acredito moito. Sería bo que alguem fora as hemerotecas ou a universidade para olhar eso e confirmar ou desmentir eses dados.

Mais acredito que ha una coisa que temos que deixar fora da nosa mentalidade, a mentalidade ibérica (mediterranea mais ben) é que un local moito quente e un deserto ou mesmo un local moito árido, iso é porque os locais mais quentes aqui sao tambén moito secos, e temos asociaçao mental que arido=quente, e húmedo=frio.

Mesmo en España ha locales que ten precipitaçao inferior a 400 mm e sao moito moito frios no inverno, mais tamben moito secos, con poucas neves, mais sim moito gelo, onde atinguen temperaturas de -20 e -25 ºC.
En eses locais os meses do inverno, como Janeiro e Fevereiro ten menos de 20 mm, e sao moito frios. Os meses de Julho e agosto con medias de 21 a 23 graus tenhen 35 ou 40 mm, sendo os mais húmedos os meses de Maio e Junho onde atinguen 50 ou 60 mm.
Eses locais estao no Este da península, no Sistema Ibérico, a latitude mesma que Serra de Estrela, mais ao Este.

Falo esto porque asociamos precipitaçao e frio, e calor e aridez, mais vou dizer outro exemplo:

O SUL DOS ESTADOS UNIDOS, A REGIAO QUE ELES CHAMAN "O DIXIE", A REGIAO DOS ESCRAVOS PRETOS, O ALGODAO, O JAZZ, A REGIAO MOITO CRISTIANA PROTESTANTE.

Esas áreas de ALABAMA, MISSOURI, GEORGIA, ETC....
Esas áreas mesmo sao moito moito quentes, con temperaturas que acho que podan atinguir perto os 50 graus no verao, mais sao áreas moito moito húmedas, onde as precipitaçoes sao de 1500 ou 2000 mm

Ainda eu lembro os JOGOS OLIMPICOS DE ATLANTA no 1996, as temperaturas que eran de 40 e 45 graus algunos días, mais con fortes tormentas, e moita moita humedade.

Acho que debemos entao deixar de asociar arido=quente e húmedo=frio.

Ha locais moito áridos que ten inverno frio, mesmo os invernos mais frios da peninsula en altitudes de menos de 2000 metros nao sao nos Pirineus, nem na Cordilhera Cantábrica ou Central, se nao en eses locais onde a precipitaçao e de 400 mm ao ano.

Ha locais moito moito húmedos, mesmo no verao onde se atinguen altas temperaturas, na penísula nao existe un clima propio así, mais o mais parecido podera ser áreas de Cataluña onde ten precipitaçoes de 800 mm con moita precipitaçao no verao, mais os meses de verao sao moito quentes.

Mais o melhor exemplo penso que é o SULESTE DOS USA, esas áreas ten veraos moito moito quentes, con medias de verao que nao ten PORTUGAL en nenhum local, nem no Algarve nem na Bacia do Guadiana.
Locais de Alabama ou Georgia ten medias do verao perto os 30 graus con temperaturas moito moito altas, mais moita moita humedade e chuvas no verao. NAO SAO DESERTO, MAIS AO CONTRARIO TEN BOAS FLORESTAS E PANTANOS.

Debemos entao deixar de pensar en quente=arido e frio=húmedo.
 

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
To me this 70C seems way off the mark.The WMO reports that ''allegedly'' this 70C took place in Portugal!

Anyhow check this audio out.The WMO says it will re-examine the Libya record which again to me it seems of the mark.Which goes to show the scrutiny we need to have for so high values..

http://www.public.asu.edu/~atrsc/wmo.htm


The European record currently and officially accepted is in Athens(Elefsina and Tatoi) with 48.0C by the WMO.Note that Tatoi station is at an altitude of 240m in the extreme north of the Athens basin

http://wmo.asu.edu/europe-highest-temperature

The thing is that I have even heard of anecdotal reports of 52C in Amareleja

recq.jpg

:nono::nono::nono:

The highest temperature in Europe was in SEVILLA with 50ºC but its not official.

So, the official highest temperature ever recorded in EUROPE, was in CATENANUOVA (SICILY, ITALY) on 10 August 1999.

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_weather_records

THIS IS THE OFICIAL.

:lmao::lmao::lmao: NEITHER HELLAS NOR SPAIN OR PORTUGAL....ITALY
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Eu acho moito estranho mesmo os 70 graus, eu vi as referencias en internet, mais nao acredito moito. Sería bo que alguem fora as hemerotecas ou a universidade para olhar eso e confirmar ou desmentir eses dados.

Mais acredito que ha una coisa que temos que deixar fora da nosa mentalidade, a mentalidade ibérica (mediterranea mais ben) é que un local moito quente e un deserto ou mesmo un local moito árido, iso é porque os locais mais quentes aqui sao tambén moito secos, e temos asociaçao mental que arido=quente, e húmedo=frio.

Mesmo en España ha locales que ten precipitaçao inferior a 400 mm e sao moito moito frios no inverno, mais tamben moito secos, con poucas neves, mais sim moito gelo, onde atinguen temperaturas de -20 e -25 ºC.
En eses locais os meses do inverno, como Janeiro e Fevereiro ten menos de 20 mm, e sao moito frios. Os meses de Julho e agosto con medias de 21 a 23 graus tenhen 35 ou 40 mm, sendo os mais húmedos os meses de Maio e Junho onde atinguen 50 ou 60 mm.
Eses locais estao no Este da península, no Sistema Ibérico, a latitude mesma que Serra de Estrela, mais ao Este.

Falo esto porque asociamos precipitaçao e frio, e calor e aridez, mais vou dizer outro exemplo:

O SUL DOS ESTADOS UNIDOS, A REGIAO QUE ELES CHAMAN "O DIXIE", A REGIAO DOS ESCRAVOS PRETOS, O ALGODAO, O JAZZ, A REGIAO MOITO CRISTIANA PROTESTANTE.

Esas áreas de ALABAMA, MISSOURI, GEORGIA, ETC....
Esas áreas mesmo sao moito moito quentes, con temperaturas que acho que podan atinguir perto os 50 graus no verao, mais sao áreas moito moito húmedas, onde as precipitaçoes sao de 1500 ou 2000 mm

Ainda eu lembro os JOGOS OLIMPICOS DE ATLANTA no 1996, as temperaturas que eran de 40 e 45 graus algunos días, mais con fortes tormentas, e moita moita humedade.

Acho que debemos entao deixar de asociar arido=quente e húmedo=frio.

Ha locais moito áridos que ten inverno frio, mesmo os invernos mais frios da peninsula en altitudes de menos de 2000 metros nao sao nos Pirineus, nem na Cordilhera Cantábrica ou Central, se nao en eses locais onde a precipitaçao e de 400 mm ao ano.

Ha locais moito moito húmedos, mesmo no verao onde se atinguen altas temperaturas, na penísula nao existe un clima propio así, mais o mais parecido podera ser áreas de Cataluña onde ten precipitaçoes de 800 mm con moita precipitaçao no verao, mais os meses de verao sao moito quentes.

Mais o melhor exemplo penso que é o SULESTE DOS USA, esas áreas ten veraos moito moito quentes, con medias de verao que nao ten PORTUGAL en nenhum local, nem no Algarve nem na Bacia do Guadiana.
Locais de Alabama ou Georgia ten medias do verao perto os 30 graus con temperaturas moito moito altas, mais moita moita humedade e chuvas no verao. NAO SAO DESERTO, MAIS AO CONTRARIO TEN BOAS FLORESTAS E PANTANOS.

Debemos entao deixar de pensar en quente=arido e frio=húmedo.

Tem que se fazer uma associação correcta em relação às especificidades de cada local.
Em Portugal, normalmente, as zonas mais quentes do verão estão associadas às zonas mais secas.
Claro que há zonas húmidas e quentes também, mesmo até em Portugal continental ( porque nos Açores e Madeira isso até é normal...) em Caldas Monchique temos cerca de 1400 mm e 17,2 de média anual.
Mas é claro que na zona baixa a leste de Monchique os valores de média anual sobem e o mesmo para a Bacia do Guadiana, Tejo Interior, etc...
Em Atlanta lembro-me de ver temperaturas a rondar os 36ºc e com níveis elevados de humidade, mas nos 45ºc não me lembro que tenha ocorrido nesse período, embora possa ter ocorrido noutro.
Não esquecer que tendo em conta a latitude, essa zona dos USA também regista neve e vagas de frio desconhecidas para zonas à mesma latitude do outro lado do Atlântico.
Nova Orleães, junto ao GOLFO DO MÉXICO, vi que tinha uma média climatológica a rondar os 28ºc para o mês mais quente, isto a 30 graus de latitude norte. É possível que um local ou outro ultrapasse esse valor, na região, mas já estamos a falar de locais francamente a sul.
Quanto a Portugal, não tenho material suficiente que me permita fazer comparações ( as zonas mais quentes não têm quase dados e dos poucos que vi superaram largamente as minhas expectativas), até porque sobretudo não é esse o objectivo deste tópico.
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
e temos asociaçao mental que arido=quente, e húmedo=frio.

Acho que debemos entao deixar de asociar arido=quente e húmedo=frio.

Mas quem é que associa árido a quente e húmido a frio? Aqui somos quase todos pessoas com o mínimo de cultura a nível meteorológico para saber que essa associação é errada e muitas das vezes inversa ao que acontece na realidade.

Não queira arrastar a maioria dos utilizadores deste fórum para a ignorância.

Esas áreas mesmo sao moito moito quentes, con temperaturas que acho que podan atinguir perto os 50 graus no verao, mais sao áreas moito moito húmedas, onde as precipitaçoes sao de 1500 ou 2000 mm

Ainda eu lembro os JOGOS OLIMPICOS DE ATLANTA no 1996, as temperaturas que eran de 40 e 45 graus algunos días, mais con fortes tormentas, e moita moita humedade.

Registos de Julho de 1996 em Atalanta, mês dos jogos Olímpicos.

5xlm6u.png


A temperatura máxima foi 36ºC. Gostava de saber aonde foi buscar esses 40/45ºC com tempestades? Mentir é feio, e uma mentira deste tipo retira qualquer potencial seriedade para o que quer que venha a dizer daqui para a frente.
 

mesogeiakos

Cumulus
Registo
10 Ago 2010
Mensagens
347
Local
London/Athens
:nono::nono::nono:

The highest temperature in Europe was in SEVILLA with 50ºC but its not official.

So, the official highest temperature ever recorded in EUROPE, was in CATENANUOVA (SICILY, ITALY) on 10 August 1999.

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_weather_records

THIS IS THE OFICIAL.

:lmao::lmao::lmao: NEITHER HELLAS NOR SPAIN OR PORTUGAL....ITALY


Fixed :)

Check again

Now who cares what Herrera says? The WMO accepts only Athens record.Besides AM accepts only 45.6C as the official record of Italy in Bari.
So yes it's HELLAS :thumbsup:


Dear Sir,

with reference to your e-mail of March 25th 2010, we inform you that the extremes of maximum temperatures resulting from our official archive have been measured by the weather station of Bari Palese(ENAV) on July 2007,with 45.6°C, followed by Catania Sigonella(AM) with 45.4°C, registered on July 1998.These stations belong to our net, managed by Italian Air ForceMeteorological Service and ENAV (Civil Aviation), and follow the strict standards required by WMO (World Meteorological Organization) on measurement procedures.

With Best Regards,

Lt. Filippo Maimone

I Sec. Climatology CNMCA - Italian Air Force Met ServicePratica di Mare, Pomezia (ROME) Tel. +39 06 9129 3895 Fax. +39 06 9129 3254
 

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
Mas quem é que associa árido a quente e húmido a frio? Aqui somos quase todos pessoas com o mínimo de cultura a nível meteorológico para saber que essa associação é errada e muitas das vezes inversa ao que acontece na realidade.

Não queira arrastar a maioria dos utilizadores deste fórum para a ignorância.



Registos de Julho de 1996 em Atalanta, mês dos jogos Olímpicos.

5xlm6u.png


A temperatura máxima foi 36ºC. Gostava de saber aonde foi buscar esses 40/45ºC com tempestades? Mentir é feio, e uma mentira deste tipo retira qualquer potencial seriedade para o que quer que venha a dizer daqui para a frente.


Nao arrastro a ninguen, falaba por o pensamento que ten moitas vezes a poboaçao en geral, pois asocia instintivamente en moitas ocasioes invernos frios con moita neve, coisa que nao sempre acontece, mais tambén por vezes asocia quente con arido.

Eu nao menti, nao conhecia eses dados, mais si lembro que na tv. falaban de mais de 40 graus, e perto de 45 graus, e eses dados confirman ou que dixe.

Eses sao dados oficiais, de seuguro tomados fora da ilha de calor urbana, e a sombra, en condiçoes oficiais moito específicas.

Nos Jogos Olimpicos eu senti moitas vezes que os desportistas estavan en competiçoes a mais de 40 graus e perto 45.
Se eses desportistas estavan ao sol, na ilha de calor urbana, e con as superficies dos estadios ben podera ser que os 35 ou 36 graus oficiais, ao sol e nas superficies desportivas, mesmo o maratao e sobre as estradas, ben poderan atinguir 40 ou 45 graus.

Eu nunca estive li, mais lembro perfectamente as temperaturas as que os desportistas fazian moitas competiçoes, e lembro tambén que en moitas ocasioes a porcentagem de humedade era moito alta, e lembro perfectamente de sentir que por as noites fora tormenta, e ao dia siguiente os desportistas tenian que corren con 40 graus.

Eu nunca estive li, mais lembro perfectamente de tudo eso, pois olhei pra todos os JOGOS OLIMPICOS dende Barcelona 92, e ja entao tinha interes por o clima.

Ainda mais, lembro perfectamente o MUDIAL DE USA, e lembro das botelhas da agua perto o campo, e o forte calor e grande humedade, e aos jogadores beber tudas as botelhas, e tamben senti falar na tv. de temperaturas de 40 graus e forte humedade.