Lua.

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Olá, decidi criar este tópico devido ás minhas inumeras duvidas sobre a composição da lua, será que têm humidade? é fria/quente? de que é composta a sua superficie? etc...., peço-vos que me expliquêm estas minhas duvidas.
 


FranciscoAlex

Cumulus
Registo
30 Mai 2011
Mensagens
106
Local
Torres Vedras / Sobral da Abelheira(Mafra)
Boas ;)
Portanto a lua como sabes é repleta de crateras, montanhas e os chamados "mares" que são grandes extensões na lua, aquelas partes mais escuras que vemos na superfície. As crateras são resultantes de impactos de meteoritos porque como não existe atmosfera os impactos são constantes, as crateras variam de pequenos centímetros a centenas de quilómetros, uma das maiores crateras têm 233 quilómetros, é a cratera Clavius. O seu núcleo é formado por ferro que está rodeado por um manto de rochas fundidas semelhante ao da Terra e de seguida pela crosta e ainda uma camada de rochas e poeiras que se dá o nome de regolito.
A temperatura varia muito, cerca de 130ºC de dia e -180ºC de noite.
Se tiveres mais dúvidas está à vontade em perguntar ;)
Espero ter ajudado :)
 

Albifriorento

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2010
Mensagens
1,533
Local
Castelo Branco
Os meus 20 cêntimos...

- A Lua tem uma densidade de cerca 2/3 da Terra (apenas ligeiramente inferior á de Marte), para aqueles que não sabem a densidade é a quantidade de matéria por cm3, como já foi dito é graças a essa densidade que supomos que o núcleo possa ser de ferro. É a segunda Lua mais densa do sistema solar, logo a seguir a Io em Júpiter.

- Apesar de ser quase imperceptível, a Lua também tem resquícios de uma atmosfera, apesar de esta ser quase formada exclusivamente por partículas ionizadas.

- Também existem vestígios de uma magnetoesfera. O que poderá indicar, como já foi dito, que poderá ainda ter um interior quente propício para convecção.
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Obrigado por me explicarem, mas ainda tenho duvidas, a lua têm ou não Humidade? E outra coisa a luz solar que bate na lua aqueçe-a até quantos graus? e qaul a densidade dessa luz lá na lua?
 

Albifriorento

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2010
Mensagens
1,533
Local
Castelo Branco
Obrigado por me explicarem, mas ainda tenho duvidas, a lua têm ou não Humidade? E outra coisa a luz solar que bate na lua aqueçe-a até quantos graus? e qaul a densidade dessa luz lá na lua?

A pressão atmosférica é quase nula na Lua, como já disse praticamente só existem partículas ionizadas, assim, não pode haver humidade, toda a água que se supõe existir está no estado solido... A pouca água que tem a infelicidade de derreter é quase imediatamente levada pelo vento solar.

Apesar de toda a matéria ter massa, e os fotões em certos aspectos serem considerados como massa, é rídiculo falar na densidade da luz... Penso que queria dizer intensidade... A intensidade da luz na Lua é maior do que aqui, pelo simples facto de a atmosfera ser quase inexistente, não havendo defracção pode-se literalmente afirmar que queima :).

As temperaturas na Lua podem chegar até aos 150ºC durante o dia. E -150 durante a noite :p.

http://en.wikipedia.org/wiki/Moon
Podes experimentar a versão em português mas não é tão completa.
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
A pressão atmosférica é quase nula na Lua, como já disse praticamente só existem partículas ionizadas, assim, não pode haver humidade, toda a água que se supõe existir está no estado solido... A pouca água que tem a infelicidade de derreter é quase imediatamente levada pelo vento solar.

Apesar de toda a matéria ter massa, e os fotões em certos aspectos serem considerados como massa, é rídiculo falar na densidade da luz... Penso que queria dizer intensidade... A intensidade da luz na Lua é maior do que aqui, pelo simples facto de a atmosfera ser quase inexistente, não havendo defracção pode-se literalmente afirmar que queima :).

As temperaturas na Lua podem chegar até aos 150ºC durante o dia. E -150 durante a noite :p.

http://en.wikipedia.org/wiki/Moon
Podes experimentar a versão em português mas não é tão completa.

Ok, peço desculpa por ter dito densidade, e obrigado agora já fiquei a perceber melhor. E também obrigado a todos os outros, concerteza vou ler atentamente;).
 

adiabático

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
319
Local
Lumiar
Li um artigo na revista Astronomy de Julho de 2011, intitulado "Water-rich Moon has complex origin".

Não vou citar o artigo completo porque tenho apenas acesso à sua versão impressa... Preguiça! :)

Mas cito o parágrafo introdutório e comento depois.

Almost forty years later, lunar rocks recovered by the Apollo 17 mission are throwing up surprises and threatening to turn the theory of how the Moon formed on its head.

O artigo relata como análise das amostras recolhidas pela dita missão, realizadas através da sonda NanoSIMS 50L, revelam existir água retida nos minerais de rochas lunares em quantidades cerca de 100 vezes superiores aos encontrados por anteriores análises.

Trata-se de água fisicamente retida nos minerais e não, portanto, de "humidade", seja na forma de água líquida ou água "higroscópica" - neste caso, moléculas de água quimicamente ligadas a minerais, de forma suficientemente forte para não ser possível a sua libertação por secagem em estufa. Trata-se, neste caso, de água "aprisionada" em pequeníssimas "bolhas" nos cristais de lava solidificada, após um período de intenso e explosivo vulcanismo.

Um aspecto interessante deste artigo é que afirma que esta descoberta põe em causa a teoria mais aceite actualmente acerca da formação do sistema Terra-Lua, a teoria do impacte de um objecto do tamanho de Marte com a Terra de cujos fragmentos, novamente congregados, se terá formado a Lua. Diz o artigo que tal impacte teria liquefeito praticamente todo o material, resultando em total desidratação.

Não deixa de acrescentar, contudo, que há hipóteses de explicação que podem conciliar a teoria com as observações, relacionadas com a energia do impacto ser, ou suficientemente pequena para que nem todo o material tivesse fundido, ou suficientemente grande para ter provocado a formação de um "escudo denso" de material silicioso que teria impedido a perda total da água...