O Primeiro de Janeiro disse:O veleiro alemão “Sonja”, com sete tripulantes a bordo, foi socorrido nos mares da Madeira pela Marinha Portuguesa após ter emitido um pedido de ajuda depois de se ter partido o mastro.
O Subcentreo de Busca e Salvamento do Funchal anunciou que a informação da situação da embarcação foi recebida pelas 00h30 de ontem, quanto esta navegava a 10 milhas a leste da Ponta de S.Lourenço.
A Marinha deslocou para o local o Navio da República Portuguesa (NRP) “Save”, que chegou duas horas depois do pedido de ajuda, tendo procedido a uma operação destinada a cortar os cabos de apoio do mastro que acabou por ser libertado e se afundou pelas 4h25.
A intervenção foi mais complicada devido às condições atmosféricas adversas, designadamente o mar alteroso e ventos fortes.
Uma vez que o veleiro ficou com capacidade de governo e propulsão, o “Save” escoltou-o até à marina da Quinta do Lorde, no Caniçal, zona Leste da Madeira. Os sete tripulantes estão bem e nenhum ficou ferido na sequência deste incidente.
Infelizmente a informação do INMG sobre a Madeira está em baixo, pelo que não dá para pesquisar qual o vento que ali se faz sentir...
Última edição: