Mancha detectada a 50 milhas a Sul de Faro (origem desconhecida)

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Mancha detectada por satélite a 50 milhas a sul de Faro, mas polícia ainda desconhece origem

A Agência Europeia de Segurança Marítima detectou esta noite, através de um satélite, uma mancha, alegadamente de poluição, a cerca de 50 milhas a sul de Faro, mas até ao momento as autoridades marítimas ainda desconhecem a origem

Em declarações à Lusa, o responsável do Comando da Autoridade Marítima do Sul, Marques Ferreira, explicou a mancha está a cerca de 50 milhas (80 quilómetros) de distância a Sul de Faro e que um meio aéreo está a «realizar o despiste».

Se o meio aéreo detectar uma mancha consistente, a Polícia Marítima terá de se deslocar ao local com uma embarcação para recolher uma amostra que posteriormente será analisada por peritos.

A mancha pode, no entanto, ter origem natural, nomeadamente de plantas aquáticas, vulgarmente conhecida por «seborrinha», que com as marés grandes ter-se-ão soltado, podendo atingir vários quilómetros, explicou uma fonte da Polícia Marítima.

A Autoridade da Polícia Marítima do Sul indica que só ao final do dia é que vão poder dar mais informações sobre a mancha detectada ao largo do Algarve.

in Lusa / SOL

Link
 


Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Pelos vistos deve ser tao grande q a autoridade maritima está a ter dificuldades em descobrir o q é:huh:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Segundo informação divulgada já ontem, foi falso alarme. O produto satélite usado para vigilância apresentava uma mancha que era afinal apenas uma massa de água mais quente.
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Segundo informação divulgada já ontem, foi falso alarme. O produto satélite usado para vigilância apresentava uma mancha que era afinal apenas uma massa de água mais quente.

Espero que não levem a mal, mas esta deu-me vontade de :lmao:
Espera-se que os falsos alarmes continuem pois é bom sinal!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,401
Local
Olhão (24 m)
A mancha que foi detectada por satélite esta noite no mar a 50 milhas a Sul de Faro, Algarve, não é derivada de poluição, mas de camadas de água com temperaturas diferentes, explicou à Lusa fonte da Autoridade Marítima do Sul.

"Não é de poluição que se trata. Foram detectadas várias camadas de água com temperaturas diferentes o que estava a dar tonalidades à água também diferentes", declarou o comandante da Autoridade Marítima do Sul Marques Ferreira, acrescentando que apesar de não ter sido grave é um bom sinal ter "meios poderosos ao dispor para a vigilância das águas portuguesas.

A Agência Europeia de Segurança Marítima detectou esta noite, através de um satélite, uma mancha a cerca de 50 milhas (80 quilómetros) de distância a sul de Faro.

Marques Ferreira explicou que a mancha foi detectada a cerca de 50 milhas (80 quilómetros) de distância a Sul de Faro cerca das 22:00 e que um meio aéreo se deslocou ao local para avaliar a situação.

Fonte: Agência Lusa

Não foi um organismo nacional, foi um europeu que deu o alerta, ainda bem que foi falso alarme, com os petroleiros que passam ao largo do Algarve, podia ter sido muito bem, uma lavagem dos tanques do petroleiro em alto-mar, como tantas vezes acontece.
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Desta vez não foi a onde gigante que fez evacuar as praias... ao menos isso... :D

Nesse dia estava na praia de S. Rafael (Albufeira) e por causa disso tive uma discussão bem acesa com com um dos agentes da autoridade encarregues de encaminhar os veraneantes para a área mais alta das falésias.
Na minha forma limitada de interpretar o que via ao largo da costa, não passava de uma espécie de conjugação de massas de ar diferentes, o que resultava naquele efeito semelhante a uma onda gigante à distância.
Se não, como se explicava a aparente 2ª linha delimitadora do mar acima da 1ª sem que as duas se encontrassem em toda a extensão visível? :rolleyes::rolleyes: :D

Peço desculpa pelo off-topic mas este episódio não deixa de ser insólito! :p