Aqui fica a minha descrição da aventura de ontem na Serra da Estrela na zona de Manteigas. Tentativa de subir à Serra da Estrela e ver (mais) Neve. Antes de chegar a Manteigas apanhei uma queda de aguaceiro forte mas curto de granizo com chuva à mistura em Sameiro (700 metros de altitude). Chegada a Manteigas ás 16h. Os primeiros flocos de neve Início da subida para piornos às 16h15m (a 900m de altitude). Ás 16h20 já tinha nevado à uns 40 minutos circulava-se bem (a 20/30 Km/h) Estrada com pouco gelo e alguma neve. Às 16h25m começa a cair neve com intensidade. Transito mais lento (no pára-arranca). Às 16h35m e a mais de 1000m de altitude, a neve cai com mais intensidade. O trânsito fica caótico, a estrada (com alguma água, neve e gelo á mistura) fica perigosa com alguns carros a patinar e o pessoal a aconselhar voltar para trás. Nota: Como tinha chovido antes de nevar as estradas encontravam-se muitos escorregadias e formava-se gelo pois a temperatura descia rapidamente. Dentro de Manteigas. Nova tentativa de subida às 17h15m, agora pela estrada Gouveia/Seia-Penhas Douradas. Pouca neve, está tudo bem, sol, mas vê-se algumas nuvens escuras ao longe. Começa a nevar, relâmpagos!!! Nunca tinha visto tal coisa, Neve e Trovoada ao mesmo tempo! Cai neve com muita intensidade! Vento Forte com rajadas! Estrada com algum gelo e muita neve, muito perigoso, volta para trás (já estava a 1200 metros de altitude). Curso de condução intensiva em neve e gelo! Circula-se a 10-20 km/h em recta e nas curvas apertadas com gelo a 2km/h! Muitos suores frios. Alguns carros a pararem na berma da estrada, Um carro espetado contra uma árvore! Fios eléctricos no chão. Ups! Um peão em plena recta a 5Km/h! Uuuufffffffffffaaaaaa! Desta já me safei! Passam os jipes dos bombeiros de Manteigas por mim para ir acudir os outros automobilistas. Cheguei a Manteigas São e Salvo! (17h40m) E agora só para a despedida, duas Fotos de Manteigas, com um vento forte e um windchill enorme (18h15m). As nuvens que deram origem à precipitação a dirigirem-se para SE e Espanha. e Claro, a Serra da Estrela hoje de manhã (ás 11h), em todo o seu esplendor!
Exelente foto-reportagem Realmente conduzir assim com neve deve ter os seus riscos, e quase sempre para fora de estrada, e pelo video parece que os muros de protecção... reduzem-se a algumas pedras... Tinhas correntes nos pneus..?
De facto esta aventura comportou demasiados riscos (mais do que alguma vez eu esperava - já subi e desci a serra algumas vezes a nevar mas nunca com esta instabilidade atmosférica). Foi por isso que nas duas tentativas de subida da serra eu tive sempre de recuar para não por a minha vida em risco (mais ainda)! O meu carro é um utilitário a gasóleo, com tracção dianteira, e não, não tinha correntes! No vídeo foi a parte em que eu conduzi mais depressa! A restante descida, foi feita ainda mais devagar! Havia uma curva de 180º que demorei quase dois minutos para a fazer (por causa do gelo)! O que me valeu foi estar altamente concentrado e cauteloso e claro ter nenhum azar!!!
Bela reportagem, que grande aventura, manter a calma numa situação dessas deve ser muito complicado Deve ser magnifico ver nevar com trovoada a mistura Agora é só esperar que para o ano tenhamos um super inverno, para mais uma aventura destas (ou não). Cumps,
Boa reportagem thomar! Por acaso estavamos na mesma zona...por isso espero que não te importes que tome a liberdade de colocar no mesmo tópico um vídeo feito sensivelmente à mesma hora um pouco mais acima, num momento de intensa queda de granizo. abraço [YOUTUBE]http://www.youtube.com/watch?v=2ozi0LZI6J8[/YOUTUBE]
boa reportagem é sempre bom lembrar que na serra todo o cuidado é pouco ainda para mais com essas condições meteorológicas parabéns pelos vídeos e fotos
Eu Estava na parte de Gouveia, caiu uma trovoada de relampagos, neve e granizo que nem tive tempo de tirar fotos, foi despachar o quanto antes pois em 10 minutos a estrada ficou o caos intransitável.... mas valeu a pena, lembrei-me logo do fórum lol
Boa reportagem, também a lembrar-nos os perigos da Serra e do que é que pode acontecer se surge de repente vindo do quase nada uma célula convectiva num local e dia frio destes.
Obrigado a todos pelas vossas palavras simpáticas. Não há problema. Bom vídeo. Mas já agora, só uma perguntinha, És de manteigas, RMontanha? Sim foi um verdadeiro caos. Eu também quase não tirei fotos, estava mais preocupado em sair dali a bem! Sem dúvida!!! A célula convectiva apanhou-me de surpresa! Todo o cuidado é pouco numa situação destas. Mas felizmente (para mim) correu tudo bem! Obrigado!