Manteigas, Serra da Estrela – 2008/03/22

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Aqui fica a minha descrição da aventura de ontem na Serra da Estrela na zona de Manteigas.

Tentativa de subir à Serra da Estrela e ver (mais) Neve. :D

Antes de chegar a Manteigas apanhei uma queda de aguaceiro forte mas curto de granizo com chuva à mistura em Sameiro (700 metros de altitude).

Chegada a Manteigas ás 16h.
manteigas0116hdk0.jpg

Os primeiros flocos de neve

Início da subida para piornos às 16h15m (a 900m de altitude).
manteigas0116h15mh3.jpg


Ás 16h20 já tinha nevado à uns 40 minutos circulava-se bem (a 20/30 Km/h) Estrada com pouco gelo e alguma neve.
manteigas0116h20dk9.jpg


Às 16h25m começa a cair neve com intensidade. Transito mais lento (no pára-arranca).
manteigas0116h30hs1.jpg


Às 16h35m e a mais de 1000m de altitude, a neve cai com mais intensidade.
manteigas0116h25px2.jpg


O trânsito fica caótico, a estrada (com alguma água, neve e gelo á mistura) fica perigosa com alguns carros a patinar e o pessoal a aconselhar voltar para trás.
manteigas0116h35nw2.jpg


Nota: Como tinha chovido antes de nevar as estradas encontravam-se muitos escorregadias e formava-se gelo pois a temperatura descia rapidamente. :cold:

Dentro de Manteigas.
manteigas0117h35ik1.jpg


Nova tentativa de subida às 17h15m, agora pela estrada Gouveia/Seia-Penhas Douradas.
Pouca neve, está tudo bem, sol, mas vê-se algumas nuvens escuras ao longe.

Começa a nevar, relâmpagos!!! :trovao: :surprise:
Nunca tinha visto tal coisa, Neve e Trovoada ao mesmo tempo! :shocking:

Cai neve com muita intensidade! :w00t:
Vento Forte com rajadas!
Estrada com algum gelo e muita neve, muito perigoso, volta para trás (já estava a 1200 metros de altitude).
manteigas0117h36pw3.jpg


Curso de condução intensiva em neve e gelo! :D
Circula-se a 10-20 km/h em recta e nas curvas apertadas com gelo a 2km/h!



Muitos suores frios. :hehe:
Alguns carros a pararem na berma da estrada,
Um carro espetado contra uma árvore! :(
Fios eléctricos no chão.

Ups! Um peão em plena recta a 5Km/h! :scared:
Uuuufffffffffffaaaaaa! Desta já me safei! :uau:

Passam os jipes dos bombeiros de Manteigas por mim para ir acudir os outros automobilistas.

Cheguei a Manteigas São e Salvo! :uau: (17h40m)

E agora só para a despedida, duas Fotos de Manteigas, com um vento forte e um windchill enorme :cold::cold::cold:(18h15m).
manteigas0118h10pu3.jpg
manteigas0118h15ab1.jpg


As nuvens :rain: que deram origem à precipitação a dirigirem-se para SE e Espanha.
manteigas0118h30mf5.jpg


e Claro, a Serra da Estrela hoje de manhã (ás 11h), em todo o seu esplendor! :cool:

covadabeira0111h00so5.jpg
 
Editado por um moderador:


Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Exelente foto-reportagem:thumbsup::thumbsup:
Realmente conduzir assim com neve deve ter os seus riscos, e quase sempre para fora de estrada, e pelo video parece que os muros de protecção... reduzem-se a algumas pedras...
Tinhas correntes nos pneus..?

De facto esta aventura comportou demasiados riscos (mais do que alguma vez eu esperava - já subi e desci a serra algumas vezes a nevar mas nunca com esta instabilidade atmosférica).

Foi por isso que nas duas tentativas de subida da serra eu tive sempre de recuar para não por a minha vida em risco (mais ainda)!

O meu carro é um utilitário a gasóleo, com tracção dianteira, e não, não tinha correntes!

No vídeo foi a parte em que eu conduzi mais depressa! A restante descida, foi feita ainda mais devagar! Havia uma curva de 180º que demorei quase dois minutos para a fazer (por causa do gelo)! O que me valeu foi estar altamente concentrado e cauteloso e claro ter nenhum azar!!!
 

storm

Cumulus
Registo
17 Set 2007
Mensagens
491
Local
Bombarral
Bela reportagem, que grande aventura, manter a calma numa situação dessas deve ser muito complicado:thumbsup::confused:

Deve ser magnifico ver nevar com trovoada a mistura :palmas:

Agora é só esperar que para o ano tenhamos um super inverno, para mais uma aventura destas :D(ou não).

Cumps,
 

RMontanha

Cirrus
Registo
19 Mar 2008
Mensagens
26
Local
Serra da Estrela
Boa reportagem thomar!
Por acaso estavamos na mesma zona...por isso espero que não te importes que tome a liberdade de colocar no mesmo tópico um vídeo feito sensivelmente à mesma hora um pouco mais acima, num momento de intensa queda de granizo.
abraço

[YOUTUBE]http://www.youtube.com/watch?v=2ozi0LZI6J8[/YOUTUBE]
 

Mago

Nimbostratus
Registo
25 Out 2006
Mensagens
1,668
Local
Beira Interior
Eu Estava na parte de Gouveia, caiu uma trovoada de relampagos, neve e granizo que nem tive tempo de tirar fotos, foi despachar o quanto antes pois em 10 minutos a estrada ficou o caos intransitável.... mas valeu a pena, lembrei-me logo do fórum lol
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Boa reportagem, também a lembrar-nos os perigos da Serra e do que é que pode acontecer se surge de repente vindo do quase nada uma célula convectiva num local e dia frio destes.
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Obrigado a todos pelas vossas palavras simpáticas. :o :D

Boa reportagem thomar!
Por acaso estavamos na mesma zona...por isso espero que não te importes que tome a liberdade de colocar no mesmo tópico um vídeo feito sensivelmente à mesma hora um pouco mais acima, num momento de intensa queda de granizo.
abraço

Não há problema. Bom vídeo. :thumbsup: Mas já agora, só uma perguntinha, És de manteigas, RMontanha?

Eu Estava na parte de Gouveia, caiu uma trovoada de relampagos, neve e granizo que nem tive tempo de tirar fotos, foi despachar o quanto antes pois em 10 minutos a estrada ficou o caos intransitável.... mas valeu a pena, lembrei-me logo do fórum lol

Sim foi um verdadeiro caos. Eu também quase não tirei fotos, estava mais preocupado em sair dali a bem! :hehe:

Boa reportagem, também a lembrar-nos os perigos da Serra e do que é que pode acontecer se surge de repente vindo do quase nada uma célula convectiva num local e dia frio destes.

Sem dúvida!!!
A célula convectiva apanhou-me de surpresa! :surprise:

Todo o cuidado é pouco numa situação destas.
Mas felizmente (para mim) correu tudo bem! :D

Obrigado! ;)