Mapa Portugal

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,975
Local
Alcobaca (160 m)
Boa noite,

Vou abrir este posto para evitar confusão nas outras secções.

https://www.meteopt.com/forum/topico/monitorizacao-clima-de-portugal-2019.9917/pagina-16#post-757730
https://www.meteopt.com/forum/topico/monitorizacao-clima-de-portugal-2019.9917/pagina-16#post-758088

16 estações METAR (com link)
3 estações REMAC (com link)
22 estações "meteopt" /WU/Observar IMPA, estou procurando informações sobre minhas escolhas (difícil de fazer sem saber)
Há grandes lacunas neste mapa, por isso estou aberto a sugestões qualitativas.

map100.jpg


Estou trabalhando com Adobe Muse (por hábito), mas terei que mudar para Dreamweaver para uma melhor compatibilidade evolutiva.
Estou pensando em trabalhar em uma versão mais completa com história, mapa dinâmico, ... mas isso requer uma colaboração.

2019-12-30_21-33-09.jpg


Feliz Ano Novo, espero ter algumas sugestões.
 


Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,975
Local
Alcobaca (160 m)
Mudei os links (http://www.qualidadedoar.pt/meteomapa.html) para chegar aos detalhes (https://app.weathercloud.net/d0882997243#evolution), mas não sei se está em português ou em francês.

2020-01-06_21-01-38.jpg

A conta Barosa é em português, a minha é em francês.
Como todos os meus computadores estão em francês, não sei se um usuário português vê português ou francês.
Um voluntário para testar?
Estou um pouco perplexo com a falta de reacção em Portugal, tenho mais reacções de outros países! Estranho...! :confused:
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,050
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Estou um pouco perplexo com a falta de reacção em Portugal, tenho mais reacções de outros países! Estranho...! :confused:
Há uma questão em relação a esses outros países. Os portugueses (e, de certa maneira, os galegos e asturianos) desconfiam muito de toda a gente. Aposto que quando tu falas de juntarem ao teu grupo, não tens qualquer reação porque os membros não te conhecem bem e não querem meter-se em sarilhos. :D

Estou a dizer isto, mas é só para informar-te disto, porque eu também não estou com interesse. :)
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,975
Local
Alcobaca (160 m)
Há uma questão em relação a esses outros países. Os portugueses (e, de certa maneira, os galegos e asturianos) desconfiam muito de toda a gente. Aposto que quando tu falas de juntarem ao teu grupo, não tens qualquer reação porque os membros não te conhecem bem e não querem meter-se em sarilhos. :D

Estou a dizer isto, mas é só para informar-te disto, porque eu também não estou com interesse. :)


Isso é um argumento retorcido! Se bem te entendi, não te interessa porque não me conheces, mas não mais do que os outros oradores aqui....! Coisa estranha...
Em resumo, tem o mérito de ser muito claro!!!!
O interesse termina na nacionalidade, num bilhete de identidade ?
Espero que os belgas, franceses, ingleses, alemães, luxemburgueses não falem assim com os expatriados portugueses.
Meu Deus!
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Mudei os links (http://www.qualidadedoar.pt/meteomapa.html) para chegar aos detalhes (https://app.weathercloud.net/d0882997243#evolution), mas não sei se está em português ou em francês.
A conta Barosa é em português, a minha é em francês.
Como todos os meus computadores estão em francês, não sei se um usuário português vê português ou francês.
Um voluntário para testar?
Como referiu o colega illicitus, está tanto em português como em francês.

Em relação ao mapa, a navegação apenas se faz deslizando as abas laterais e não, por exemplo, movimentando o rato como é hábito noutros mapas. E não permite fazer zoom.
Se o fosse seria mais intuitiva a navegação.
Em relação à qualidade do ar, melhor seria se colocasses umas notas de explicação, sobre o objectivo, sobre o que representam os dados.

É um bom projecto mas, como é natural em Portugal, demora a ter adesão. ;)
Somos assim, por vezes basta um "click" e a adesão passa a ser muito maior.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos e Toby

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,975
Local
Alcobaca (160 m)
Eu posso testar sem problema. No mapa alguma informação surge em português e outra em inglês , dependendo das estações.

Como referiu o colega illicitus, está tanto em português como em francês.

Em relação ao mapa, a navegação apenas se faz deslizando as abas laterais e não, por exemplo, movimentando o rato como é hábito noutros mapas. E não permite fazer zoom.
Se o fosse seria mais intuitiva a navegação.
Em relação à qualidade do ar, melhor seria se colocasses umas notas de explicação, sobre o objectivo, sobre o que representam os dados.

É um bom projecto mas, como é natural em Portugal, demora a ter adesão. ;)
Somos assim, por vezes basta um "click" e a adesão passa a ser muito maior.

Bom dia,

Obrigado por veres.
Só vou falar sobre o mapa meteorológico aqui.
A escolha de um mapa estático é bastante fácil de entender.
1/ Eu (ainda) não domino corretamente esta técnica de programação. Técnica totalmente diferente de uma simples geolocalização "google maps".
2/ Eu tenho que comprar uma licença "openstreet", não é muito caro, mas primeiro tenho que saber se há algum interesse.
3/ O maior problema: em um mapa estático, os pedidos são feitos apenas pelo meu servidor (se 20 pessoas consultarem o mapa, é apenas um pedido).
Por outro lado, em um mapa dinâmico cada visualização de um pedido (se 20 pessoas consultam o mapa que tem 15 estações faz 20x15: 300 pedidos)
e lá é necessário pagar e que pode subir bastante alto. (a WU arrisca-se a bloquear o endereço IP).
Há outras soluções, mas apenas...

Em relação ao cartão:
Os METAR estão em francês e infelizmente não sei como modificá-los, os dados vêm da InfoClimat (associação francófona).

map_2110.jpg


As estações WU estão em português, mas sem ligação porque é uma solução secundária.

map_2210.jpg


O foco principal são as estações WeatherCloud, onde eu gosto das possibilidades e há muitas delas.

map_2010.jpg


Mas tenho uma dúvida sobre o idioma que você vê no mapa e o detalhe quando você clica nele.
As 4 estações WeatherCloud em português estão em sua casa?

PS:
Conheço a mentalidade portuguesa (terei alguns dos meus netos que serão belgo-portugueses), mas não aceito um nacionalismo cego e absurdo, seja ele francês, português ou outro.
Obrigado e tenha um óptimo dia. :)
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Excelente iniciativa @Toby . É algo extremamente útil mas que nunca se passou da teoria, a realização de um mapa de Portugal com Estações amadoras. Considero essencial, a validação do cumprimento ou "Quase" cumprimento das normas da OMM, talvez a partir de uma futura certificação mas este projecto já é um ponto de partida.
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata e Toby

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,975
Local
Alcobaca (160 m)
Excelente iniciativa @Toby . É algo extremamente útil mas que nunca se passou da teoria, a realização de um mapa de Portugal com Estações amadoras. Considero essencial, a validação do cumprimento ou "Quase" cumprimento das normas da OMM, talvez a partir de uma futura certificação mas este projecto já é um ponto de partida.

Sim, o meu objectivo para 31/12/2020, mas nem tudo depende de mim... voluntários para abanar o coqueiro? :amigos:
Roma não é construída em um dia, mas...
As redes francesa (Infoclimat), italiana (MeteoNetwork.it), grega são bons exemplos:
uma rede primária rigorosa e controlada e uma rede secundária que permite a participação de mais pessoas (apenas o t° está incluído) com a única condição de que o t° seja tomado o mais corretamente possível (um Netatmo com um abrigo não tem muita deriva).
 
  • Gosto
Reactions: criz0r

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,975
Local
Alcobaca (160 m)

Obrigado,
Eu sei que "METEOCLIMATIC" é uma opinião pessoal: não é muito clara, nenhum ponto de referência.

barosa%2001.jpg
barosa%2002.jpg


Noromet, Eu sei, mas vais pensar que estou sempre a criticar, mas uma rede meteorológica que usa L/M2 :shocking: como unidades de chuva... não é muito normal.

Metecat, Não sei, mas parece que é apenas instantâneo (talvez eu tenha lido mal).

Obrigado.
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Boas,

Excelente iniciativa, posso tentar ajudar, mas o tempo é escasso só ao fim de semana.

Não tenho a certeza, mas acho que é possível fazer algo mais amigável com WordPress.

Com o antigo projecto que tive dedicado à Póvoa de Santa Iria, penso que era possível fazer um mapa tipo wu com info nas estações... Vou averiguar isso.

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Toby

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,975
Local
Alcobaca (160 m)
Boas,

Excelente iniciativa, posso tentar ajudar, mas o tempo é escasso só ao fim de semana.

Não tenho a certeza, mas acho que é possível fazer algo mais amigável com WordPress.

Com o antigo projecto que tive dedicado à Póvoa de Santa Iria, penso que era possível fazer um mapa tipo wu com info nas estações... Vou averiguar isso.

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk

:thumbsup:
Sim, como eles dizem, duas cabeças são melhores do que uma.
Estou ocupado com a WP/UNCODE (para outra coisa), mas cuidado com os pedidos da WU (desde a aquisição pela IBM: $$$) um conhecido belga foi cortado pela WU.
Neste projecto, parece-me importante fazer a diferença entre as estações REMAC (a única rede portuguesa que precisa de ser melhorada) e os amadores participantes.
Isto não deve ser tomado como "pretensiosismo, arrogância", mas uma rede controlada com o apoio de uma rede de amadores entusiastas.
Este é o meu objectivo.
Estou aberto a todas as propostas, estou pronto para comprar (às minhas custas) um nome de domínio mais significativo.
Para hospedar, com o meu trabalho tenho um grande espaço web que não custa nada (sem publicidade).
Muito obrigado pela sua intervenção.
Pelas boas vontades: mensagem privada.

Obrigado e tenha uma boa noite.
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Seria possível adicionar estações do tipo:

Netatmo
Weatherflow
Bloomsky
Pioupiou
Davis
Ambient weather
Realtime.txt (cumulus)
Clientraw.txt (weatherdisplay, weewx etc)
Stickertags file (weatherlink,wswin32,meteobridge etc)


Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Toby