Mau tempo: Seguimento (Sistema Depressionário «Andrea» - Abril 2008)

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
ddfkjnj5.gif
 


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
A precipitação que falta nas regiões do Norte e Centro ...

Precipitação acumulada em 72 horas: Entre as 06h00 de Segunda-feira e as 06h00 de Quinta-feira
* * *
Funchal/Madeira (49 m) – 193,9 mm
Viseu (644 m) – 154,0 mm
Castelo Branco (384 m) – 94,0 mm
Penhas Douradas (1388 m) – 90,0 mm
Vila Real (562 m) – 90,0 mm
Ovar / Maceda (22 m) – 73,0 mm
Faro (8 m) – 72,2 mm
Coimbra (179 m) – 64 mm
Bragança (692 m) – 62,0 mm
Porto / Pedras Rubras (77 m) – 56,0 mm
Portalegre (590 m) – 50,0 mm
Cabo Carvoeiro (34 m ) – 48,3 mm
Sintra / Granja (130 m) – 47,9 mm
Évora (246 m) – 46,6 mm
Lisboa (105 m) – 40,0 mm
Lisboa Geof. (95 m) – 36,6 mm
Santa Maria (100 m) – 36,6 mm
Sagres (26 m) – 36,0 mm
Porto Santo (82 m) – 35,1 mm
Montijo (11 m) – 32,6 mm
Montijo / Montes Chaos (103 m) – 28,7 mm
Beja / B. Aérea (203 m) – 25,0 mm
Horta (62 m) – 15,3 mm
Lajes / Terceira (54 m) – 12,7 mm
Flores (29 m) – 8,7 mm
===============================
Fonte: WeatherOnline
 

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
Ora bom dia a todos que eu sinto-me um zombie electrificado ... :lmao:

Alguém filmou a trovoada desta madrugada em Lisboa? :huh:

Pois só agora acordei da longa noite eléctrica por Benfica e.... consegui filmar a maior parte da trovoada entre prédios mas tive um bónus interessante às 4:30 AM. O último trovão que mais parecia um canhão foi captado pela minha câmara mesmo à minha frente: um raio vertical ao mesmo tempo que 2 raios horizontais rasgaram com dor o céu.

Ainda tenho de editar os 15 clips que fiz .... :sono::sono::malandro::nicephoto:
 

diogo

Cumulus
Registo
3 Mar 2008
Mensagens
249
Local
Sintra (170m)
13.2ºC , 89% HR , 996 hPa , céu encoberto p/ nuvens baixas e vento fraco.
Esta noite só deu pra ouvir 2 ou 3 trovões entre as 2:30 e as 3:00 quando acordei depois foi só dormir-pedra.:lmao:
Também choveu bastante nessa altura (agora estão 26 mm/m2 no copinho).:D
Parece que vem um pouco de frio para os próximos dias, depois é outra depressão. Já pensaram no nome dela?;)
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Para resumir o dia de ontem em Castelo Branco, posso dizer que ficou
um pouco além do esperado.. Ocorreram aguaceiros moderados, sendo que
entre as 19h15 e as 19h45 ocorreu um aguaceiro bem forte por 15min
daqueles que fazem fumo ao cair, havia 1m de neblina por onde caia!
As trovoadas ocorreram um pouco pela tarde e pela noite fora, podem verificar no mapa de trovoadas do INM, a região mais afectada foi certamente todo o vale do Tejo desde Lisboa ao Tejo Internacional.

O vento não se fez sentir, ainda pensei que fosse possível ver algum tornado,
a lembrar o sucedido aqui em 1954, ver wikipédia[Tornado]: "Verificou-se que o tornado mais intenso em Portugal (um F3) ocorreu em Castelo Branco, em 6 de Novembro de 1954, causando 5 mortos e 220 feridos e destruindo a estação meteorológica local." Hei-de reunir fotos para mostrar aqui no forum, mas só para terem uma ideia, em metade da cidade foram poucos os telhados
que conseguiram resistir (e não eram telhados de chapa), carros arrastados e o coreto da cidade (estrutura pesadíssima) voou literalmente 1km entre o parque da cidade e o centro.

Imagino que um F3 na escala de Zaffir (F1-F6), seja algo como 300km/h!
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,210
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Ora bom dia a todos que eu sinto-me um zombie electrificado ... :lmao:

Alguém filmou a trovoada desta madrugada em Lisboa? :huh:

Pois só agora acordei da longa noite eléctrica por Benfica e.... consegui filmar a maior parte da trovoada entre prédios mas tive um bónus interessante às 4:30 AM. O último trovão que mais parecia um canhão foi captado pela minha câmara mesmo à minha frente: um raio vertical ao mesmo tempo que 2 raios horizontais rasgaram com dor o céu.

Ainda tenho de editar os 15 clips que fiz .... :sono::sono::malandro::nicephoto:

Eu tentei, mas as nuvens baixas fizeram com que nos videos apenas se vejam clarões. De qualquer maneira logo vou passa-los para o computador e edita-los a ver se estão alguma coisa de jeito.

Da Andrea, acumulei 39,5mm.:disgust:
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
A precipitação que falta nas regiões do Norte e Centro ...

Precipitação acumulada em 72 horas: Entre as 06h00 de Segunda-feira e as 06h00 de Quinta-feira
* * *
Funchal/Madeira (49 m) – 193,9 mm
Viseu (644 m) – 154,0 mm
Castelo Branco (384 m) – 94,0 mm
Penhas Douradas (1388 m) – 90,0 mm
Vila Real (562 m) – 90,0 mm
Ovar / Maceda (22 m) – 73,0 mm
Faro (8 m) – 72,2 mm
Coimbra (179 m) – 64 mm
Bragança (692 m) – 62,0 mm
Porto / Pedras Rubras (77 m) – 56,0 mm
Portalegre (590 m) – 50,0 mm
Cabo Carvoeiro (34 m ) – 48,3 mm
Sintra / Granja (130 m) – 47,9 mm
Évora (246 m) – 46,6 mm
Lisboa (105 m) – 40,0 mm
Lisboa Geof. (95 m) – 36,6 mm
Santa Maria (100 m) – 36,6 mm
Sagres (26 m) – 36,0 mm
Porto Santo (82 m) – 35,1 mm
Montijo (11 m) – 32,6 mm
Montijo / Montes Chaos (103 m) – 28,7 mm
Beja / B. Aérea (203 m) – 25,0 mm
Horta (62 m) – 15,3 mm
Lajes / Terceira (54 m) – 12,7 mm
Flores (29 m) – 8,7 mm
===============================
Fonte: WeatherOnline

Se nos fixarmos nos valores médios de precipitação para Abril no Porto, Lisboa e Faro constatámos que a Andrea que hoje está a dar as despedidas foi generosa,muito generosa:
Assim o Porto que registou 56mm nestes 3 dias o seu valor médio deste mês é de 84 mm.Está a apenas 28 mm da média do mês.
Lisboa registou 40mm e o valor médio é de 70 e Faro que registou 72,2 ultrapassou (duplicou)já o seu valor mensal que é de 31mm.Isto para falar só nos dados que disponho de médias mensais por que se formos falar do Funchal 194mm aí os valores de cada um dos 3 dias ultrapassou a média total do mês que eu desconheço mas que andará numa média próxima da de Faro e se assim for sextuplicou-a .
No mês de Abril é crucial que chova, dizem-nos imensos adágios de agricultura e sentem os agricultores.
Pois bem, a rega via Andrea,foi monumental e mais ou menos bem distribuida por todo o Portugal.
Ainda bem que assim ocorreu...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Hei-de reunir fotos para mostrar aqui no forum, mas só para terem uma ideia, em metade da cidade foram poucos os telhados
que conseguiram resistir (e não eram telhados de chapa), carros arrastados e o coreto da cidade (estrutura pesadíssima) voou literalmente 1km entre o parque da cidade e o centro.

Imagino que um F3 na escala de Zaffir (F1-F6), seja algo como 300km/h!

Já há bastante material desse evento no forum:
http://www.meteopt.com/forum/eventos-historicos-efemerides/tornados-em-portugal-780-9.html#post52550
http://www.meteopt.com/forum/eventos-historicos-efemerides/tornados-em-portugal-780-8.html#post52529

Mas se tiveres mais acrescenta a esse tópico que agora indiquei.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
No mês de Abril é crucial que chova, dizem-nos imensos adágios de agricultura e sentem os agricultores.
Pois bem, a rega via Andrea,foi monumental e mais ou menos bem distribuida por todo o Portugal.
Ainda bem que assim ocorreu...


Olhe que não, olhe que não.. :)

Vai aparecer sempre alguém a queixar-se dos prejuízos, e alguns com razão!
A chuva é bem vinda, em Abril também, claro! Mas o óptimo seria que chovesse o mesmo mas por todo o mês e não em 3 ou 4 dias! Os aguaceiros mais fortes quebram a flor que estava ainda em fase de polinização. Certamente as cerejeiras vão ter uma quebra de produção, e as minhas laranjeiras deixaram cair quase 1cm de flor no chão, parecia neve!

Não é o caso deste ano, mas quanto aos incendios também há quem diga que um ano demasiado chuvoso propicia o crescimento dos matos e restante matéria vegetal que se tornará combustível na época de Verão com a seca.

Também é errado dizer que sempre que chove muito as albufeiras recuperam os níveis proporcionalmente. Quando existe seca nos solos (níveis freáticos baixos), a água das chuvas nunca faz subir o nível como se esperava, mas se os solos estiverem saturados, aí sim! Faço exploração e tratamento em ETAs e mantenho vigilância no nível das albufeiras, e realmente não é com muita chuva que as coisas se resolvem, é preferível menos chuva, mas contínua.

Ups.. Já me estiquei! Por aqui céu com muitas nuvens e alguns aguaceiros fracos. A pressão mínima ficou nos 992hPa.

Alguém sabem qual a pressão atmosférica mínima em Portugal nestes dias?



Mas pronto..
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Tb registei 989.7 hPa, por volta dessa hora.

Quanto registaste hoje ao meio dia ?

A estação amadora do WU de Coimbra/S.Silvestre baixou até aos 986 hPa às 6 da manhã, o que não é possível, a depressão seria mais cavada e teriamos tido muito mais vento por aqui por exemplo. Os modelos podiam estar errados mas a pressão deles bate bem com as observações que vejo do IM esta manhã

Por exemplo, comparando a estação do IM de Coimbra a esta amadora à mesma hora, a diferença é significativam, de 4hPa:

11:02 988.7hPa Coimbra S.Silvestre
11:00 993.3hPa IM Coimbra

É muito importante as estações amadoras terem tudo bem calibrado pois como não temos acesso aos dados das oficiais em tempo real e quando fazemos seguimentos é a nossa única forma de perceber se as coisas estão como nos modelos ou haverá supresas. Um ou dois hPa de erro é normal , mas mais do que isso já é chato pelo que convem estar tudo o melhor calibrado possível.
 

iceworld

Nimbostratus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
1,052
Local
coimbra ( 85m )
Olhe que não, olhe que não.. :)

Vai aparecer sempre alguém a queixar-se dos prejuízos, e alguns com razão!
A chuva é bem vinda, em Abril também, claro! Mas o óptimo seria que chovesse o mesmo mas por todo o mês e não em 3 ou 4 dias! Os aguaceiros mais fortes quebram a flor que estava ainda em fase de polinização. Certamente as cerejeiras vão ter uma quebra de produção, e as minhas laranjeiras deixaram cair quase 1cm de flor no chão, parecia neve!

Não é o caso deste ano, mas quanto aos incendios também há quem diga que um ano demasiado chuvoso propicia o crescimento dos matos e restante matéria vegetal que se tornará combustível na época de Verão com a seca.

Também é errado dizer que sempre que chove muito as albufeiras recuperam os níveis proporcionalmente. Quando existe seca nos solos (níveis freáticos baixos), a água das chuvas nunca faz subir o nível como se esperava, mas se os solos estiverem saturados, aí sim! Faço exploração e tratamento em ETAs e mantenho vigilância no nível das albufeiras, e realmente não é com muita chuva que as coisas se resolvem, é preferível menos chuva, mas contínua.

Ups.. Já me estiquei! Por aqui céu com muitas nuvens e alguns aguaceiros fracos. A pressão mínima ficou nos 992hPa.

Alguém sabem qual a pressão atmosférica mínima em Portugal nestes dias?



Mas pronto..

Segundo estudos feitos, até um certo nível de precipitação durante a época de chuvas (entre Jan. e Abril +-500mm) à um aumento da área ardida o que está relacionado com o aumento da carga combustível. Contudo para valores de precipitação acima dos 500mm regista-se uma diminuição da área ardida porque as reservas de água no solo se mantêm elevadas por períodos de tempo mais longo.
Até ao momento em Coimbra registamos (Jan/Abril) cerca de 216mm. Este ano já não chegaremos aos desejados 500mm para a época o que indica que teremos uma difícil época de fogos. Sempre condicionado com o que pode chover durante a época estival! :thumbsup:
 

profgeo

Cumulus
Registo
8 Abr 2008
Mensagens
140
Local
Caniço- Funchal!!!
boa dia pessoal. hoje acordei com umas valentes :trovao: e :rain: por lisboa....

estou espantado com a capa com o Diario de Noticias da Madeira:surprise::surprise: NUNCA vi ondas daquele tamanho na costa sul.... bem disse DARKANGEL ondas de 10 metros.. aqui esta uma fotos



(DOCA DOS CAVACAS)



(PRAIA DA CALHETA--- quase sem areia:surprise:)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Olhe que não, olhe que não.. :)

Vai aparecer sempre alguém a queixar-se dos prejuízos, e alguns com razão!
A chuva é bem vinda, em Abril também, claro! Mas o óptimo seria que chovesse o mesmo mas por todo o mês e não em 3 ou 4 dias! Os aguaceiros mais fortes quebram a flor que estava ainda em fase de polinização. Certamente as cerejeiras vão ter uma quebra de produção, e as minhas laranjeiras deixaram cair quase 1cm de flor no chão, parecia neve!

Não é o caso deste ano, mas quanto aos incendios também há quem diga que um ano demasiado chuvoso propicia o crescimento dos matos e restante matéria vegetal que se tornará combustível na época de Verão com a seca.

Também é errado dizer que sempre que chove muito as albufeiras recuperam os níveis proporcionalmente. Quando existe seca nos solos (níveis freáticos baixos), a água das chuvas nunca faz subir o nível como se esperava, mas se os solos estiverem saturados, aí sim! Faço exploração e tratamento em ETAs e mantenho vigilância no nível das albufeiras, e realmente não é com muita chuva que as coisas se resolvem, é preferível menos chuva, mas contínua.

Ups.. Já me estiquei! Por aqui céu com muitas nuvens e alguns aguaceiros fracos. A pressão mínima ficou nos 992hPa.

Alguém sabem qual a pressão atmosférica mínima em Portugal nestes dias?



Mas pronto..


Eu compreendo que seja verdade que disseste, mas penso que é sempre dificil saber o que é melhor ou pior sem saber o que se seguirá depois. Claro que podia ser de melhor forma, mas também podia ser de muitas piores, como por exemplo não haver precipitação de todo.