Meteo Gafanha da Nazaré (PCE-FWS 20)

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Boas pessoal


Em relaçao ao RS e ao anemometro parece-me que está tudo bem a medir os valores o mais parcido com a realidade.

Só que o pulvimetro é que nao me está a satisfazer muito em relaçao aos dados que tem dado...

Ontem só registei 12mm e a estação aqui ao lado foi até aos 16mm e o pulvimetro da auriol que tenho tambem rondou esses valores. Tambem tenho de confirmar se está devidamente bem nivelado, mas entao do que será?

O que quer mesmo dizer o pulvimetro ter 1mm de resoluçao?

Obrigado!
 


filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Boas pessoal


Em relaçao ao RS e ao anemometro parece-me que está tudo bem a medir os valores o mais parcido com a realidade.

Só que o pulvimetro é que nao me está a satisfazer muito em relaçao aos dados que tem dado...

Ontem só registei 12mm e a estação aqui ao lado foi até aos 16mm e o pulvimetro da auriol que tenho tambem rondou esses valores. Tambem tenho de confirmar se está devidamente bem nivelado, mas entao do que será?

O que quer mesmo dizer o pulvimetro ter 1mm de resoluçao?

Obrigado!

Qual o mais correcto?:huh:
Testei o meu há umas semanas e aos 0,3mm exactos vira a balança;)
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Qual o mais correcto?:huh:
Testei o meu há umas semanas e aos 0,3mm exactos vira a balança;)

O mais correto é 16mm a do instituto de meteorologia registou 16,6mm poir isso...

Entao e quantos ml devo por para me dar 0,3mm?

Mas já agora o que quer memso dizer o pulvimetro ter uma resoluçao de 1 mm?

Obrigado
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
O mais correto é 16mm a do instituto de meteorologia registou 16,6mm poir isso...

Entao e quantos ml devo por para me dar 0,3mm?

Mas já agora o que quer memso dizer o pulvimetro ter uma resoluçao de 1 mm?

Obrigado

Não te fies na do IM que tinha vespas lá dentro :lmao: Estou a brincar (tinha mesmo vespas lá dentro, na base debaixo dos basculantes). Mas não podes considerar aquele valor como referência pois existe uma boa distância entre aquela estação (Universidade) e a tua na Gafanha da Nazaré e não choveu de maneira igual nos dois lados.

Quanto à resolução, significa que a tua estação só conta de 1mm em 1mm. Pelo contrário as estações com resolução 0,25mm medem de 0,25mm em 0,25mm e conseguem medir com mais exactidão a quantidade de "água" precipitada. Corrijam-me se estiver enganado, sff. É que não percebo como, tendo resolução de 1mm, aparecem valores de precipitação com parte decimal ≠0.

Fui investigar e parece que tens resolução de 0,1mm na tua estação. Passo a citar o que está no website da PCE

Resolution Rainfall: 0.1mm (volume <1,000mm) / 1mm (volume >1,000mm)
 
Última edição:

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Não te fies na do IM que tinha vespas lá dentro :lmao: Estou a brincar (tinha mesmo vespas lá dentro, na base debaixo dos basculantes). Mas não podes considerar aquele valor como referência pois existe uma boa distância entre aquela estação (Universidade) e a tua na Gafanha da Nazaré e não choveu de maneira igual nos dois lados.

Quanto à resolução, significa que a tua estação só conta de 1mm em 1mm. Pelo contrário as estações com resolução 0,25mm medem de 0,25mm em 0,25mm e conseguem medir com mais exactidão a quantidade de "água" precipitada. Corrijam-me se estiver enganado, sff. É que não percebo como, tendo resolução de 1mm, aparecem valores de precipitação com parte decimal ≠0.

Fui investigar e parece que tens resolução de 0,1mm na tua estação. Passo a citar o que está no website da PCE

Resolution Rainfall: 0.1mm (volume <1,000mm) / 1mm (volume >1,000mm)

A negrito é a realidade;)

Fora isso o mito urbano por cá é: no IM os valores estão todos errados, os users que realmente teem EM e mostram-na e zelam e afins teem os dados errados, os outros users (sem EM visivel!!!) teem valores a triplicar e estão certos:lol:
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Pois quando tava a medir media de 0,3mm em 0,3 mm, por isso a resoluçao é de 0,3mm.

O mais provávil é que a outra estaçao da Gafanha da Nazaré (Lacrosse) nunca tenha levado uma limpoesa no pulvimetro. E caso seja verdade é por isso que ela regista mais percepitaçao do que eu.

Mas neste fim de semna ainda vou confiarmar se o pulvimetro está devidamente nivelado.

Mas para testar o pulvimetro quantos ml de agua é que tenho de por para me dar 0,3mm?

Obrigado!
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Pois quando tava a medir media de 0,3mm em 0,3 mm, por isso a resoluçao é de 0,3mm.

O mais provávil é que a outra estaçao da Gafanha da Nazaré (Lacrosse) nunca tenha levado uma limpoesa no pulvimetro. E caso seja verdade é por isso que ela regista mais percepitaçao do que eu.

Mas neste fim de semna ainda vou confiarmar se o pulvimetro está devidamente nivelado.

Mas para testar o pulvimetro quantos ml de agua é que tenho de por para me dar 0,3mm?

Obrigado!

A quantidade de água depende sempre do diâmetro do pluviómetro caso este seja circular, ou da área exposta caso este seja de um outro formato. Existe um tópico sobre calibração de pluviómetros aqui:
http://www.meteopt.com/forum/instrumentos-meteorologicos/manutencao-do-pluviometro-2730.html
Quem tiver uma estação igual á tua poderá dar uma luz sobre a dimensão da boca do pluviómetro.
Já agora, e como tem sido recorrente, o instrumento referido é um PLUVIÓMETRO (pulvimetro não existe).
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Boas.
Obrigado por me ter corrigido.

Pois mas de facto o pluviometro nao dá para calibrar...
Hoje registei 5,4mm e as estaçoes por perto registaram 8 mm e o pluviometro da minha Auriol tambem registou 8mm.

O que será? Será que tem a ver com a resolução?


Mas alguem me diga quantos ml de agua tenho de por para me dar 0,3mm?

Obrigado!
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Já fiz o teste e tive a ver como estava o pluviometro e está bem nivelado e nao tem teias de aranhas nenhumas. E cheguei a experimentar e está a medir bem a precipitação :thumbsup:

Só que eu quanto andei a tratar disso nao cheguei a desligar a estaçao do wunderground por isso os valores de precipitação de hoje nao existem peço desculpa...

Para a próxima já desligo a estação.;)
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Já fiz o teste e tive a ver como estava o pluviometro e está bem nivelado e nao tem teias de aranhas nenhumas. E cheguei a experimentar e está a medir bem a precipitação :thumbsup:

Só que eu quanto andei a tratar disso nao cheguei a desligar a estaçao do wunderground por isso os valores de precipitação de hoje nao existem peço desculpa...

Para a próxima já desligo a estação.;)

Já te tinha dito isso uns posts atrás;)
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Sim :D Obrigado a Todos.

Então o problema mesmo ade de ser na estaçao meteorológica Lacrosse.

Mas parecia a estar um pouquinho torto o pluviometro mas agora com o nivel ele ficou direito.